O “mapa de gestão de informação” permite representar simplificadamente a estrutura de informação e conhecimento da empresa.
- Histórico de Necessidades dos Clientes
- Histórico de Previsões de Demandas
- Histórico de Cargas de Trabalho
- Objetivos de Negõcios
- Objetivos de Clientes
É uma ferramenta para a fundamentação teórica para a garantia da compreensão do ambiente, modelo de negócio, proposta de valor e ambiente de tarefa.
Ajuda a visibilizar as tomadsa de decisões “on the job” durante as atividadese e tarefas chave do modelo de negócio da empresa.
Todo modelo de Negócios deve ter um Mapa de Gestão da Informação e Conhecimento que espelha seus principais blocos de informação, formatos e fluxos na rede de informação e conhecimento.
O principal objetivo do mapa de gestão da informação é decrever píctoricamente a “estrutura de informações e conhecimento na empresa, componente conectados em rede e os fluxos de informação, responsabilidades, interdependências, níveis de serviço e tradeoffs de qualidade.
O mapa visa suportar consultas rápidas, servir de feramenta para a gestão deliberada e ativa da qualidade do fluxo de informação e conhecimento e “aumentar a velocidade de compreensão” na rede e cadeia de valor da empresa.
Além disso, facilita o posicionamento de cada um no “time empresarial”, e o seu papel nos níveis estratégico, tático e operacional da empresa,
É uma ferramenta de análise de contexto, que permite fazer autodiagnósticos, ampliar o significado da informação e o papel de cada um na qualidade da informação.
Mapa de Gestão e Fundamentação Teórica em Tempo Real
Qqualquer mapa é uma ferramenta que aciona pensamentos e comportamentos.
O mapa de informação e conhecimento deve ressaltar os aspectos chave do modelo de conhecimento e nformação da empresa.
É previsto que o mapa ajude a avaliar o posicionamento corrente, entender contexto, caminhos, meios e fins e facilite o trabalho de gestão de pessoas, tanto de forma éssoal, quanto digital.
O importante para o uso de usar mapas é estar ao alcance dos olhos
Facilitar consultas rápidas.
Ajudar a documentar visões compartilhadas do fluxo informacional da empresa, tanto do ponto de vista de conteúdo, quanto de formato.
Permite gerentes e líderes discutirem táticas (movimentação de recursos informacionais e de comunicaçãom no curto prazo) e técnicas para avaliar imputs e resultados, de forma colaborativa.
Mapas são excelentes para apontarem PONTOS de ATENÇÃO e ACIONAR PENSAMENTOS e HABILIDADES on the job.
Mapas viabilizam “paradas estratégicas”, olhar num horizonte maior, comutar o pensamento focado numa atividade e para o pensamento difuso, fazer controles e ajustes, respirar, perceber o entorno e voltar a focar no caminho para atingir metas.
Então …
Antes de iniciar e durante a execução de atividades chave, como previsões de carga de trabalho, definição de Níveis de Serviço NS, medidas, monitoramento, a boa prática é usar mapas de gestão do conhecimento.
Mapas permite o profissional rapidamente focar na visão perifèrica que envolve a ação focada.
Toda atividade em time, para ser eficaz (apontar para o lugar certo e ter capacidade) e ser eficiente (fazer correto, rápido e consistente), deve vseguir um padrão fundamental, ser validadas na entrada e na saída, tal como um protocolo, para a “passagem de bastão” e evitar trabalhar com premissas e informações incorretas.
Esse “comportamento sutil” mantém a fundamentação teórica viva e conectada com a prática.
Mapas e Pontos de Atenção da Gestão
Diante disso, o mapa de gestão de informação é uma ferramenta para checar pontos de atenção de atividades e tarefas.
- Forecast de longo prazo e o forecast de curto prazo (premissas, anomalias, padrões intradiário).
- Dimensionamento da força de trabalho (premissas, projeções e validação com a área de operações).
- planejamento das atividades off-line.
- geração da escala e a alocação dos recursos.
A topologia de atendimento
O passo seguinte é garantir uma boa fundamentação junto à equipe.
Todos precisam entender :
1) Relação entre qualidade e objetivos de serviço;
2) Importância de cada pessoa e seu impacto na operação do negócio.
3) compromisso de cada um com o corretismo e consistência dos procedimentos de atendimento e operação.