Quais são os conhecimentos que o profissional deve ter para Fundamentar a Teoria e Prática de Atividades e Tarefas da Gestão?
Check List. Fatores para a fundamentaço Teórica
Modelo de Negócio … explicar o funcionamento os componentes “essenciais da empresa e do negócio específico” (proposta de valor, ofertas, recursos, parcerias, segmentos, canais, clientes, receitas e custos); como funciona simplificadamente e se difencia no mercado; qual o papel do time e do indivíduo nesse contexto; conhecer situações de negócio chave e estratégicas da empresa; valorizar a importância de sincronismo e alinhamento empresarial; entender o todo para entender o papel de cada parte e principais relacionamento, atividades e tarefas.
Modelo de Gestão PDCA … explicar como os recursos da empresa são gerenciados e previstos – planejados, desempenhados, controlados e ajustados; articular planos estratégico tático e operacional, em várias perspectivas – mudança, recurso, processo, tempo, pessoa, ferramenta, dados, informação eonhecimento.
Proposta de Valor … Capacitar os times da empresa a compreender e explicar as intensões da empresa e posto de trabalho, se conscientizar e refinar os “atributos de valor chave”, com foco, singularidade e mensagem de valor; se conscientizar do que deve declarar e prometer, para se posicionar, atrair o publico alvo ideal no mercado, de forma alinhada e síncrona e articulada no nível técnico, tático e estratégico.
Código de Ética ... inserir e explicitar regras de conduta, intensões e comportamentos apropriados e não apropriados, nos planos, conteúdos empresariais, de forma implícita e explícita; orientalções empresariais, tal como uma “bula”comum para a execução das tarefas e atividades; compreender como os “desvios comportamentais” podem ser evitados; identificar indicadores qualitativos chave para as várias atividades e tarefas.
Objetivos – “enumerar”e relacionar o conjunto de objetivos: financeiro, logística, produção, marketing, venda, conhecimento e justificar a sinergia e tradeffs (relações de compromisso entre eles); ajudar a compreender os tradeoffs envolvidos; qual o efeito de um indicador no outro, de uma pessoa no trabalho da outra, a sinergia do trabalho em time, identificar desvios, fazer previsões e fazer melhorias contínuas.
Análise de Situação – explicar a razão e viabilidade dos objetivos, como “dividir os objetivos em conquistar (resolvê-los)”, transformar problemas maiores em problemas menores, de mais fácil solução, e conhecidos pela empresa; analisar sistematicamente, 4 tipos de informação: forças, fraquezas, oportunidade, ameaças, e poder, em virtude dessa sistematização, tomar decisões de maior qualidade, em tempo real e comparar visões dos ambientes externo e interno.
Formulação de metas SMART … aprender e se especializar em desdobrar objetivos em metas – eSpecíficas, Mensuráveis, Acessíveis, Relevantes e Temporais; criar, grupar e hierarquizar, objetivos e metas, para direcionar e equacionar o trabalho em time; facilitar o sincronismo (ritmo, simultaneidade, sintonia) e alinhamento (posicionamento, direção, caminho, formação).
Formulação de Estratégias … baseado nos objetivos, pesquisas, análise de situação e desafios previstos, definir metas SMART, é possível formular estratégias para garantir o atingimento do objetivos, resolver como os recursos disponíveis serão organizados, compartilhados, distribuídos, para possibilitar que os times atinjam os objetivos quatitativos e quantitativos da empresa; observar que a boa estratégia se preocupa também com a facilidade e qualidade da geração dos planosde ação, controle, ajustes e avaliação de desempenho.
Planos de Ação … enumerar e explicar sinbteticamente propósito, objetivo, situação, previsões, metas, recursos e estratégias do plano; ferramentas e instrumentações; pontos de atenção para validar insumos, atividades, tarefas, técnicas, resultados esperados; responsabilidades., sincronismo e alinhamento “on the job”
Desempenho de Atividades e Tarefas… compreender o plano, entender claramente os paeis de cada membro do time
Monitoramento e controle … qualquer plano deve ser monitorado; e qualquer monitoramento deve ser fundamentado, tal como explicitado aqui; para que todos todos os “movimentos em campo” possam ser observados “por todos”, mesmo que haja funções e pessoas específicamente designadas para tal; todos devem momitorar suas vizinhanças; por isso, os planos precisam ser simples, mmnemônicos … SMART, tal como objetivos e metas; desvios ou imprevistos mais comuns devem ser enumerados para facilitar a identificação e investigação; planos alternativos, atrelados a estratégias alternativas, precisam estar engatilhados e são peças importantes para aumentar a resiliência e precisão para alcançar os objetivos prpostos.