Objetivo:
Descrever uma ferramenta prática, simples, ajustável, e construtivista, para “enumerar, analisar, sintetizar, modelar, as “habilidades emocionais chave” para as “atividades chave” do seu “modelo de negócio”.
Tratar a Inteligência Emocional (IE) de forma científica, reunir saberes racionais, obtidos pela observação, pesquisa, estudo e demonstração de acontecimentos, fatos, fenômenos.
Ganhar uma visão rápida e holística (ou visão de helicóptero), dos principais conceitos e habilidades emocionais “exigíveis e acessáveis” no ambiente de trabalho, e suas relações de causa e efeito.
Ajudar a estudar, aprender, diagnosticar e desenvolver a “inteligência emocional na empresa”, de forma sistemática, continuada e autônoma e principalmente repetitível no ambiente de trabalho, que seja fácil a memorização ou construção dos “estados mentais” pretendidos.
Aumentar a compreensão do que é realmente inteligência emocional e suas “partes” – as habilidades emociuonais … ou seja, dividir para conquistar.
Facilitar avaliar as características emocionais para cada tipo de habilidade específica das atividades chave do model de negócio da empresa.
Facilitar o diagnóstico de ” várias qualidades” e “desvios” emocionais envolvidos no planejamento, desempenho, controle e ajustes de atividades chave”, realizado por você, indivíduos, times e empresa.
Ajudar a perceber, conscientizar , conversar, sobre esses diagnósticos, as possíveis “fórmulas emocionais” envolvendo as habilidades chave e estratégias para aumentar a eficácia e eficiência da gestão de mudanças, processos, tempo, pessoas.
Criar o hábito de
Ajudar a refletir e formular o perfil ético, moral e comportamental, para suportar o modelo e processos de negócio da empresa.
Facilitar a desenvolvimento emocional na empresa de forma alinhada ao modelo de perfil ético e proposta de valor da empresa.
O que é
Aferramenta Diagnóstico de IE – Inteligência Emocional usa duas outras ferramentas de forma articulada: Matriz de Valor e Mapa de Valor.
Essa variável circunstancial “o que” é fundamental para modelar e usar qualquer ferramenta: definir claramente o que ela faz.
O objetivo é informar a que categoria, tipo, condições, feitios, aptidões, atributos, capacidades, habilidades, poder, propriedade da feramenta.
(princípio aplicado a qualquer tipo de coisa material ou abstrata).
Porque, para que serve?
Uma ferramenta cognitiva que seleciona, categoriza, enumera habilidades cognitivas e emocioais e ajuda a fazer diagnósticos emocionais cognitivos.
No exemplo são relacionadas 70 habilidades (5 x 14), como referência, mas outras habilidades podem ser acrescentadas ou retiradas.
Todos os componentes circuntanciais devem ser analisados quando do uso da ferramenta e isso deve provêr informações necessárias e suficientes para que o sujeito, o controlador da ferramenta (eu, você, equipe e empresa) possa acioná-la no momento certo.
Componentes da Ferramenta
Tem 3 componentes: (1) Nível de Habilidade Percebido (2) Habilidades de Referência e (3) Habilidades Sinônimas ou Atreladas.
Nível de Habilidade Percebido
O nível de Habilidade Percebido é a avaliação que a pessos tem para realizar várias ações.
Inclui habilidades específicas do ambiente de trabalho, por exemplo:
- Modelar processo de negócio … descrever principais componentes, relações e comportamentos.
- Conscientizar Pessoas … mapear necessidades, problemas, insatisfações, desejos. preferências e soluções.
- Formular Proposição de Valor… seleção, foco (qualificar) , quantificar (avaliar), singularizar (diferenciar) e mensagem (comunicar foco e sinfularidade).
- Analisar Situação … fanálise de (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças), competitividade (interno x externo) , desafios (objetivo – situação) , alternativas e caminhos estratégicos (comparação, ponderação e enumeração) e metas (sub-objetivos específicos, mensuráveis, acessíveis, relevantes e temporais).
- Analisar a cadeia de valor … compra, seleção, contratação, uso,
- Elaborar Estratégias
conscientizar necessidades, prospectar oportunidades, investigar necessidades (3)
Pode ser uma imagem, que pode ser histograma ou curvas que representa o perfil emocional de um indivíduo, time, área, ou empresa, pode também ser um número por exemplo, 11111 representa o pior nível de inteligência emocional considerando 5 atributos ou 5555 o maior … cada pessoa tem um número, ou uma curva de referência que depende de vários fatores … habilidades de referência, situação, objetivo
mais importantes para fazer uma dada tarefa, atividade, processo, tomada de decisão.
Em qualquer processo de tomada de decisão, para selecionar as habilidades e comportamentos
Facilitar a mentalização, imaginação e visualização.
Acionar pensamentos, emoções, sentimentos.
Ser usada de forma coletiva e individual, técnica, tática e estratégica.
Acessível no planejamento, desempenho, controle e ajustes, por ser uma ferramenta mental.
Enumerar as habilidades emocionais importantes no contexto de trabalho.
Observar a dinâmicas, estados mentais, traços de personalidades … fazer anotações … aprender a colocar emoções (representá-las no papel), modelar e simular, conceretizar as emoções para podê-las sentir melhor e se conscientizar das suas relações.
Compreender os “significados e sinônimos das principais habilidades emocionais (que conhecemos pouco e precisamos conhecer mais)
Discutir a aplicação da inteligência emocionale forma de acioná-la na empresa.
Ajudar a entender as conexões entre ética, moral, intenção, bom senso, regras de conduta, estados mentais, crenças, valores, atitudesde que suportam a empresa, seus produtos, a forma de conduzir os negócios.
Olhar a “inteligência emocional da empresa”de uma “forma hlística” como um sistema e suas partes.
Construir o perfil emocional da empresa, que irar sustentar a proposta de valor, ética (moral e intenção), estados mentais, comportamentos.
Ajudar a desenvolver a psicologia empresarial, prever e influenbciar comportamentos.
Contextualizar o que é importante, prioritário ou urgente.
Discutir o perfil da empresa
Identificar Oportunidades de Melhorias qualitativas e emocionais na empresa e seus resultados quantitativos, ou KPIS da empresa.
Criar KPIs qualitativos e emocionais.
Ajudar a mapear, modelar, construir as habilidades empresariais, de forma estruturada, científica.
Trabalhar os fundamentos éticos, morais, intencionais e comportamentais da empresa.