De uma forma geral a gestão de mudança cuida de vários aspéctos de mudanças de um projeto específico, que pode incluir mais ou menos os seguintes aspéctos …
Estratégia.
- Definir a estratégia de gestão de mudanças
- Delinear abordagens para facilitar a aceitação e adoção de novos processos, sistemas, soluções.
- Focar nas mudanças nas ferramentas ou na forma de usá-las.
- de mudança para transformar de forma inteligente os recursos da empresa em produtos e serviços.
- Práticas para usar e resolver problemas do escopo do projeto
Engajamento
- Analisar as mudanças nas relações, relações, relaç, pessoa-pessoa e pessoa-recurso.
- relações das pessoas com os recursos e com … união, intersecção (semelhança), complementariedade,
- Entender interesses,
- Propósitos e objetivos comuns
- Resistências.
- Dificuldades
- Limitações
- Restrições
- Interesses
- Propostas
conexões de partes interessadas, sinergias, gaps e cplementações de habilidades e recursos, relações de influencias, a prontidão organizacional para as mudanças, prover fundamentação teórica para aumentar a capacidade de autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade (inteligência emocional).
- Treinamento … preparar as pessoas para compreender as mudanças nas relações de causa e efeito, forma de trabalhar e aprender, antever e adequar ferramentas para os novos processos, recursos e práticas no escopo do projeto,para o time e para o grupo de interesse; desenvolver autonomia para resolver as principais situações e problemas previstos; gerar interação, troca de experiências, coletar feedback. desenvolver rede de conhecimento.
- Comunicação … transparecer mudanças previstas e realizadas, aumentar a visibilidade e percepção das mudanças; prover um fluxo contínuo de informações ára facilitar a reflexão, compreensão e engajamento, para que as transformações sejam bem-sucedidas, planejar diferentes formas, fontes, canais e relatórios para diferentes grupos de interesse; reforçar valores do projeto e benefícios a serem alcançados, obter feedbacks dos grupos de interesse e opiniões com fins específicos, compreender novos conceitos e uso de novas ferramentas.