A análise, está no centro do processo cognitivo de “resolução de problemas”, coisas a “serem resolvidas”.
Issi inclui não só obstáculos, mas …necessidades, desejos, insatisfações, objetivo … ou qualquer coisa que vale a pena ser pensado, criado, inovado, e asimpor diante.
Pensar o problema como obtáculo é muito limitado e anti filosófico ou seja , bloqyuia o saber,
- Análise de Necessidades – ou analise gaps ou análise lacunas para avaliar o desempenho de uma unidade de negócios para determinar se os requisitos ou objetivos de negócios estão sendo atendidos e, caso contrário, quais etapas devem ser tomadas para alcançá-los; muito usado em resolução de problemas e técnicas de investigação de necessidades nos processos e abordagens de venda.
- Análise de Meios e fins – é um um tipo de análise de gaps para analisar o contexto e o objetivo e à partir daí, os meios disponíveis (recursos) e melhores caminhos, à partir da situação corrente.
- Analise de Competitividade – SWOT – analisar e avaliar forças, fraquezas, oportunidade, ameaças, propor estratégias; validar objetivo; desafio; probabilidade de sucesso
- Analise de Dados … coletar, avaliar qualidade, normalizar, resumir estatisticamente a amostra de dados, comparar com outra amostras do histórico de dados, identificar padrões, fazer previsões, integrar os dados de diferentes origens para uma visualização unificada e mais prática, para que sua empresa possa tomar decisões melhores e mais rápidas.
- Análise de Problema … descrever detalhadamente o contexto do problema – situação, hierarquia de problemas, implicação e imagem de solução ; dividir o problema em partes menores, mapear a hierarquia de causas e efeitos dos problemas e identificar a causa raiz de todos os problemas para basear as alternativas de soluções viáveis.
- Analise Qualitativa … usar ferramentas cognitivas para aplicar técnicas de pensamento, raciocínio, lógica, sentidos, subjetividade, percepção, observação de forma direta e pessoal, para descrever, compreender, resolver problemas de negócios, comunicar. argumentar, justificar valor de forma não numérica e sim explicativa; complementar a análise quantitativa.
- Analise Quantitativa … saber usar a ciência de dados e computação para coletar grandes volumes de dados, usar estatística, modelos, métricas … para entender, descrever e fazer previsões de comportamentos e resultados à partir dos dados; complementar a análise qualitativa.
- Analise de Tradeoffs – análise compreender relações de causa e efeito e compromissos entre as variáveis de desempenho de um sistema, usando modelos matemáticos ou histórico de dados; fazer simulações, previsões de desempenho e tomar decisões de curto prazo; é uma ferramenta muita usada em de análise gráfica de gaps e de meios e fins para descrever as principais relações de causa e efeito em indicadores de desempenho e resultados específicos.