Consciência Empresarial é conhecer, perceber ou estar ciente dos eventos, informações do ambiente da empresa ou ambiente de tarefa.
- É “saber o que está acontecendo'”.
- Ocorre quando as pessoa são informadas e estimuladas por gatilhos mentais.
- É uma habilidade chave da gestão.
- Um tipo de conhecimento adquirido através da interação do profissional e ambiente de trabalho.
- Para tal, as atividades envolvidas para desenvolver a consciência empresarial são: informar, comunicar, compartilhar, engajar os funcionárips da empresa a desenvolverem as habilidades chave.
- Prover fundamentação teórica para o pleno exercício do trabalho.
Para visbilizar a gestão da consciência empresarial, uma abordagem é definir “tipos de gestão” acionáveis, que podem ser trabalhadas em camadas, ao longo do tempo, via ciclos de PDCA (negócio, atividade, tarefa, aprendizagem, etc).
Benefícios Potenciais da Conscientização Empresarial.
- Perceber o estado de constante mudança do ambiente.
- Avaliar o estado mental e circunstancial adequado para o ambiente de tarefa.
- Manter o estado de autoconsciência e autoregulação de forma contínua, perene e ininterrompível.
- Incentivar e fazer as pessoas interagirem com o ambiente, segundo código de ética ou conduta, para garantir o estado de autoconsciência.
- Atrelar o “estado de autoconsciência” como parte das “atividades chave”, tal como uma bula, tal como umobjetivo secundário ou subjacente para o objetivo principal da atividade.
Tipos de Conscientização e Modelos de Gestão na Empresa
Diferentes categorias de conscientizaçãosão sugeridas
Exemplos de categorias de conscientização empresarial comuns são:
- Autoconsciência … é o conhecimento de si mesmo; entender pontos fortes e fracos, valores, crenças e suas justificativas é um dos pilares da IE – inteligência competitiva, junto com autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Consciência Informal … saber “quem está por perto”e “o que está fazendo”; ponte para o conhecimento descritivo ( à priori) e tácito (á posteriori). Por exemplo, informações que você pode saber por estar numa equipe.
- Consciência de Contexto … saber sobre sobre o entorno do foco do problema (negócio, tarefa); desenvolver a sociabilidade, (networking); gerir informações, sinais não verbais, fazer contato visual, saber ouvir, cuidar da expressão facial e postura.
- Consciência Estrutural … conhecimento dos papéis, responsabilidades e status de si e dos outros membros da equipe; compreensão da dinâmica do grupo e do relacionamento de outros indivíduos têm com o grupo.
- Consciência do Ambiente de Tarefa… percepção da localização, atividade e mudanças de elementos dentro do espaço de trabalho; de particiular interesse para a comunidade de trabalho cooperativo apoiado por computador.
- Consciência Periférica … capacidade de identificar oportunidades e ameaças, processar informações na periferia da atenção; que não estão diretamente à nossa frente e estão relacionados a todos os cinco sentidos.
Essas categorias não são mutuamente exclusivas, já que pode haver uma sobreposição entre elas.
Nem são conjuntamente exaustivas, já que podem existir outras “consciências essenciais” a serem inseridas e modeladas, não inclusas na lista.
No entanto, esse check list a compreender, modelar, simular e gerir o conhecimento da empresa em camadas.
Consciência Periférica
A Consciência Periférica diz respeito a capacidade humana de processar informações no entorno do alvo da atenção.
A consciência periférica pode ser desenvolvida no plano individual e empresarial.
Estar preparado para responder a eventos inesperados, que acontecem de forma acidental e não planejada.
Alertar sobre oportunidades e ameaças potenciais.
Aumentar a percepção e cognição de uma forma geral.
Se antecipar e ser proativo.
Aumentar a produtividade na empresa.
A visão periférica na empresa é uma capacidade de detectar tendências de mercado e sinais fracos além de seus limites atuais.
Existem vários exemplos na história de empresas, sobre perda de visão periférica, tal como Kodak, nas máquinas fotográficas e Blackberry, na telefonia celular com teclado táctil, que comprovam isso, neste particular, ambas gigantes do setor, sucumbiram por falta de visão periférica do fenômeno da “transformação diigital”.
Observe …
A consciência empresarial se aplica no nível estratégico (ex. mercado), tático (ex. produto) e operacional (ex: consumidor), articuladamente.
Embora a atenção focada seja fator chave para a execução de atividades de negócios, ela tem a desvantagem de criar uma visão de túnel.
Tal como no ditado: “o hábito do cachimbo, deixa a boca torta”.
Se a atenção focada não for “inteligentemente” comutada e arejada com novas perspectivas, a certeza do sucesso vira a certeza do fracasso.
Faz a empresa não captar tendências importantes, perder oportunidades, não identificar ameaças, gerar interrupção de negócios e até crise de sobrevivência.
Consciência Perifèrica
A consciência periférica e obtida e aprimorada via “práticas de gestão” de planejar e exercer o controle consciente.
A gestão tem como uma de suas tarefas, desenvolver a vontade na equipe, sentimento e emoção da realização antecipada.
Busca não só ver para crer, mas também fazer crer para ver.
Uma boa prática para as empresas desenvolvem a consciência periférica é se conscientizar e trabalhar as várias perspectivas de gestão, e priorizar 20% daquelas que geram 80% dos resultados (ver Regra de Pareto).
Exemplos de tipos de gestão para desenvolver a consciência e desempenho empresarial são:
- Mudança – alteração ou substituição de uma pessoa ou coisa por outra.
- Tempo – tempo gasto em atividades específicas, especialmente para aumentar a eficácia , eficiência e produtividade
- Recurso – desenvolvimento eficiente e eficaz dos recursos de uma organização quando eles são necessários; recursos financeiros, estoque, habilidades humanas, recursos de produção ou tecnologia da informação (TI) e recursos naturais.
- Pessoas – maximizar o desempenho dos funcionários; contratação, remuneraçóes, benefícios, treinamento e desenvolvimento de carreira; avaliação de desempenho.
- Processo –
- Informação
- Conhecimento
E para cada uma desses tipos de gestão devem ser checados e sumarizado:
- Propósito … qual o objetivo, valores, ética, e visão da empresa e suas ofertas, que está subjacente atodos os fatores.
- Objetivos … para permiir especificar, mensurar, avaliar relevância e tempo do projeto e escopo.
- Situação … análise e avaliação de contexto, situações, condição e caminhos viáveis, no entorno do objetivo.
- Metas … quantificar os objetivos e dividí-los em objetivos menores e associar a cada meta uma estratégia.
- Estratégia … tendo o propósito, objetivo, sutuação corrnte e metas; fotmular a melhor forma de otimizar os recursos e atingir os objetivos.
- Planos de Implantação … adequar a estratégia em planos táticos e operacionais, de acordo com a análise da situação e formulação de metas.
- Execução do Plano … afastar o improviso; ser objetivo, focar em corretismo, consistência e capacidade para a execução das tarefas e atividades descritas no plano de implantação; coletar de informação a execução, andamento, resultados.
- Controle de execução … avaliar resultados e desvios; faixas de tolerância; sobrecarga e ociosidade; precisão das previsões do planejamento e da execução do plano; analisar gaps (situação planejada x realizada); fazer relatórios; apontar melhorias.
- Ajustes … reverter desvios; balancear atividades, implementar melhorias, evitar e reduzir gargalos; resolver problemas.
Em ciclos de PDCA, sempre buscando novas melhorias, novos paradigmas.
A consciência empresarial “sempre” deve mudar para melhor de um ciclo para outro.
No entanto, sabemos que atingir a especialização, não é uma coisa simples, exige evolução intelectual e emocional, da pessoa e da empresa.
Além disso, não se trata de “apenas” conscientizar em termos de familiarizar, descrever e fazer, é mais do que isso.
É necessário fazer melhor que os concorrentes, de forma consistente e continuada.
Exige suor inteligente, ganho com exercício e uso de métodos, ferramentas e técnicas, para “chegar na frente”.
Perfil de Gestão
O gerente ou a pessoa que quer ser gerente deve alimentar um “caráter Intelectual” e normativo.
Gestão e Intelectualidade
Pensamento crítico … analisar fatos e dados, evidências, observações e argumentos para formar um julgamento.
Pesquisa … trabalhar de forma criativa e sistemática, para aumentar o “estoque de conhecimento”, coleta, organização e análise de evidências, para aumentar a compreensão de um tópico e atenção particular ao controle de fontes de viés e erro.
Gestão e Consciência Normativa
Soluções para os problemas normativos da sociedade; participa da política, seja para defender uma proposição concreta, seja para denunciar uma injustiça, geralmente rejeitando, produzindo ou ampliando uma ideologia , e pela defesa de um sistema de valores .
- Usar padrões de avaliação.
- Designar ações ou resultados como bons, desejáveis ou permissíveis e outros como ruins, indesejáveis ou inadmissíveis.
- Fazer julgamentos sobre comportamento ou resultados.
- O conceito “normativo”, está relacionado com uma avaliação ou julgamento de valor’.
- As proposições normativas tendem a avaliar algum objeto ou algum curso de ação.
- Desta forma, o conteúdo normativo (foco no como) difere do conteúdo descritivo (foco no o que)
- Tornou-se cada vez mais comum entender as afirmações normativas como afirmações sobre razões .
Podemos ter razões para acreditar em algo, fazer algo, ter algum desejo ou objetivo e ter muitas outras atitudes e emoções, como medo, arrependimento e esperança. As razões são dadas por fatos, como o fato de que as impressões digitais de alguém estão em alguma arma, ou que chamar uma ambulância salvaria a vida de alguém. É difícil explicar o conceito de razão, ou o que significa a expressão “uma razão”. Os fatos nos dão razões, podemos dizer, quando contam a favor de termos alguma atitude ou de agirmos de alguma forma. Mas ‘conta a favor de’ significa aproximadamente ‘dá uma razão para’. O conceito de razão é melhor explicado pelo exemplo. Um exemplo é o pensamento de que sempre temos um motivo para querer evitar a agonia.
Derek Partif