Marketing está centrado na gestão de mudanças de mercados e ofertas
São várias mudanças em curso:
- O comportamento do mercado evolui rápido, resultado de várias forças.
- Exigência de maior qualidade, serviços superiores e customizações.
- Menor percepção da diferença entre produtos e serviços.
- Menos fidelidade à marca.
- Acesso a informações via Internet, para tomar decisões de compra.
- Compram mais racionalmente – conscientização, informação, escolha de alternativas, decisão de compra e avaliação da decisão.
- Sensibilidade ao preço.
- Concorrência acirrada de ofertas.
- Custos e promoções mais elevados para diferenciação e atenção.
- Redução da margem de lucro.
(esses são alguns destaques de mudanças que se renovam a cada dia).
As empresas, diante do cenário de mudança de mercado, reagem e fazem ajustes nas estratégias de negócios … criam e aprimoram novos modelos de negócio … Startups, Marketplaces, Direct-to-Consumer (D2C), As a Service; Peer-to-Peer (P2P), etc.
Combinam vários processos e recursos …
- Gestão de Processos de Negócios (BPM) e Reengenharia de Processos.
- Terceirização … transferir bens e serviços para terceiros.
- Virtualização … digitalizar e terceirizar tudo, se concentrar em pouquíssimos ativos e maximizar taxa de retorno.
- Marketing digital …. usar da tecnologia de informação para digitalizar os processos de negócios, promover, educar, atrair o mercado.
- Canais digitais … se relacionar com o mercado de múltiplas formas, tais como redes sociais, interação pessoal, em grupo, portais, chat, videoconferência, inteligência artificial. mobilidade, etc.
- Benchmarking … estudar o desempenho das empresas globais e adotar melhores práticas.
- Parcerias … não mais tentar ganhar sozinho e passar a formar parcerias.
- Organizar o negócio em mercados e clientes.
- …