A filosofia empresarial deve focar no “o que e porque” colaboradores, à partir de um “propósito entusiasmante”, podem ser levados a realizar o trabalho, de forma distinta e singular na empresa.
Lida com o conhecimento e pensamento de maneira abstrata, crítica e conceiutual.
Por exemplo, um “propósito entusiasmante” pode ser um “objetivo maior” que motive e inspire as pessoas a trabalharem e comprarem uma marca, que se caracteriza por uma forte sensação de interesse e compromisso com uma atividade.
Uma pessoa entusiasmada acredita em si mesma e nas outras, e acredita na capacidade de transformar as coisas.
Busca formular problemas e perguntas filosóficas “projetadas” para NÃO terem uma resposta única e definitiva e sim rcapacitar o sujeito a resolver classes de problemas de forma racional e científica.
A filosofia empresarial busca fazer eu e você sujeitos epistêmicos, que buscam o conhecimento verdadeiro.
A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual.
Filosofia … uma ferramenta da gestão
Produtos e Serviços da Filosofia Empresarial
- Perguntas e Problemas Filosóficos … usar perguntas e problemas como duas ferramentas básicas e metacognitivas (refletir o fazer) para criar outras ferramentas; formular/analisar problemas abertos, que não têm uma unica resposta e endereçados para resolver categorias de problemas; facilitar a analise (desamarração) de “perspectivas dialéticas” que gerem novas perguntas, respostas, soluções evolutivas, que aumentem a compreensçao do objeto do conhecimento; gerar respostas qualitativas (baseadas em características e não em quantidades), mutáveis e ajustadas ao contexto de mudanças; projetar o futuro e afastar viéses subjetivos; focar na forma, reprodução e registro de pensamentos e tomadas de decisão na empresa; entrar no estado mental filosófico, que perlite saltos do operacional para o tático/estratégico.
- Crenças … usar perguntas e problemas como ferramentas para construir e descrever as crenças – verdades que a empresa acredita; servir de base para justificar princípios, conceitos, conhecimentos, teorias, práticas e comportamentos; usar as perguntas/respostas/problemas como “ferramentas mentais” para assimilar, adequar, equilibrar crenças, em função das interações e mudanças nas experiências.
- Princípios e Conceitos … usar as perguntas e problemas para selecionar princípios (normas e padrões de conduta geral), à luz de crenças, contextos e conceitos, estes, ideias notórias que são a base para a compreensão e aplicação de técnicas
- Técnicas … entender procedimentos e relações de causa e efeito para manipular e controlar a matéria ou pensamento e obter um resultado específico; guiar/ferramentar a relação do homem com a natureza, usar ferramentas, transmitir cultura pelo uso/prática.
- Valores … saber selecionar e sintetizar os atributos de valor, características, qualidades, necessidades mais relevantes, para formar o perfil da empresa/marca, descrever e atrair seus clientes ideais, aqueles que darão maior valor à marca, retorno financeiro, econômico, social e humano.
- Diferenciação … apontar direções organizacionais, recursos, comportamentais, caminhos investigativos, meios e fins, para oferecer produtos e serviços, com características únicas e valorizadas pelos clientes e mercados; chamar a atenção.
- Sustentabilidade …fazer perguntas para problematizar/analisar o crescimento da empresa de forma equilibrada e responsável, respeitando o meio ambiente e a sociedade; analisar oimpacto da cultura organizacional em todos os segmentos do negócio.
- Aprendizagem … orientar a gestão do conhecimento, aumentar a inteligência e capacidade de aprender sobre si, outras pessoas, ofertas, serviços e relações; usar ferramentas filosóficas e científicas.
- Pensamento Crítico … perguntas e respostas filosóficas modelam o pensamento crítico e investigativo; facilitam a criação e registro de caminhos e imagens, esquemas e modelos mentais; facilita exercítar várias perspectivas entre o sujeito e objeto de acordo com as mudanças de contextos; fundamentam a razão (conjunto de regras), racionalidade (processo que gera a razão e dela se alimenta), lógica, pensar metódico, analítico, avaliativo e ajuizado; pensar crítico está na base da aprendizagem rápida, continuada, autônoma, filosófica, científica.
- Comunicação … as perguntas e problemas filosóficos ajudam a construir a cultura empresarial positiva , a forma de se comunicar com público interno e externo, promover perguntas e respostas citadas neste check list, orientar e discutir sobre cultura, valores, identidade, engajamento, motivação, evitação de conflitos, otimização de processos, aumento da produtividade, melhorar relacionamentos, fortalecer a imagem da marca, ajudar a integração do indivíduo na sociedade, empresa, times e projetos (socialização).
Dessa forma, a filosofia empresarial é propositadamente de carater amplo e aberto,.
Busca abrir problemas fechados.
Ir além ou ampliar paradigmas.
Pode focar num ou vários princípios ou valor, ou singularmente voltada para a questão da diferenciação.
A filosofia empresarial é essencialmente flexível para organizar as mudanças, ajudar a desenvolver o espírito humano e a sua capacidade de aprender, para transformar o senso comum em trabalho científico, tecnológico e empresarial.
Outros exemplos de perguntas …
- Como buscar esses fatores fundamentais expressos na proposta ou equação de valor da empresa?
- Quais as crenças consideradas fundamentais e de caráter duradouro da organização?
- Em quais conhecimento teórico e prático concentremos as energias?
- Quais as técnicas, métodos e ferramentas mentais (cognitiva + emocional + comportamental) para orientar o pensamento competitivo da empresa, para sustentar e diferenciar a sua proposta de valor no mercado?
A filosofia empresarial, a formulação de perguntas e problemas, de forma continuada, é moduladora da gestão.
É um componente estratégico e nuclear da gestão de grupos de pessoas. times, atividades e tarefas padronizadas entre esses grupos de pesoas.
A sua efetividade e sucesso está na compreensão de todos os funcionários (foco) e também da cadeia de valor (periferia) da importância da gestão – planejamento, desempenho, controle e ajustes da proposta de valor da empresa, como sincronismo primário no ambiente de tarefa da empresa.
A gestão e a filosofia empresarial representa aquilo em que os colaboradores acreditam hoje, o que foi mais importante no passado e o que continuará a ser importante no futuro.
O pensamento filosófico é sempre abrangente, aberto e toca nos paradigmas das empresas e pessoas.
Ou seja, as perguntas e problemas formuladas pela minha empresa conseguem fazer isso?
Por sua característica flexível e longeva, a filosofia empresarial é a força da organização que geralmente precisa ser enfatizada em vez de substituída.
A filosofia
Não foca em aspectos técnicos dos ambientes de tarefa da empresa e sim nos aspectos da fundamentação teórica da psicológia cognitiva, ciência cognitiva,
Pode ser entendida e acionada como uma ferramenta mental (cognitiva + emocional) da gestão da empresa, para orientar para orientar a forma de pensar sobre o modelo de negócio da empresa.
Quem usa
Todos. Não é apenas para líderes, e sim para líderes e liderados, cada qual nas suas perspectivas.
Como usar
Necessita ser aplicada e acionada em todos os níveis e controles da empresa.
Estar inserida em todos os planos
Funcionar como mais um dos “fios conbdutores da gestão” que podem ser vários.
O pensamento filosófico na empresa, por sua natureza, perpassa todas as atividaes e níveis na empresa..
Todos devem respirá-lo.
O pensamento filosófico na empresa está na base de outros pensamentos: 1) pensamento crítico, 2) pensamento estratégico, 5) pensamento
Deve fluir não só na estrutura da empresa, quanto nas suas relações internas e externas.
O propósito é que todos usem as ferramentas, agregadas ao conjunto de outras ferramentas de gestão e que isso póssa ser feito com a emprea em movimento, nos seus vários estágios do ciclo de vida da gestão empresarial, independentemente do tamanho da empresa.
Uma forma de fazer isso é criar mas cada qual de forma diferente ou perspectivas diferentes.
(investigar … pesquisar, coletar dados, analisar
- Problemas filosóficos são classes de problemas gerais para resolver um grande número de problemas específicos da gestão da empresa.
- Visa ganho de escala cognitiva criar soluções, mercados, produtos e criação de “oceanos azuis” ou vantagens competitivas fundamentais.
- Tais problemas são abertos, não tem uma única soluçãoe sim várias.
- Tem como propósito, integrar os vários domínios de conhecimento, culturas, pessoas na empresa, num plano estratégico, articulado com planos táticos e operacionais.
- Gera ferramentas para prever e projetar os caminhos futuros da empresa.
- Tem como característica fundamental evitar e afastar o subjetivismo.
É base para a gestão … de mudança, recursos, processo, tempo, conhecimento da empresa.
Na sequência, são apresentados principais ramos da filosofia, aplicações e benefícios nos negócios.
Filosofia Empresarial e seus fundadores
A filosofia da empresa, como carater se espelha no seu fundador, na sua persona.
“Está no DNA da Apple que a tecnologia por si só não é suficiente – é a tecnologia casada com as artes liberais, que nos produz os resultados que fazem nosso coração cantar.”
Steve Jobs
Jobs acreditava que quando os cientistas da computação trabalham em conjunto com artistas e designers, então surgem as melhores ideias. Essa perspectiva distinta foi central para a Filosofia da Apple.
Numa entrevista com Tim Cook em janeiro de 2021, Cook foi questionado do que ele mais se orgulhava na última década desde a morte de Job.
A resposta de Cook foi: “Estou muito orgulhoso por termos mantido seu DNA como o núcleo da empresa”.
Se o proósito é o coração da empresa, a filosofia é a alma
Metafísica
A Metafísica estuda problemas além da física; que a ciência não consegue modelar
Estuda “problemas filosóficos sobre a realidade”.
Algumas das perguntas comumente associadas à filosofia como “o que somos?”, “de onde viemos?”, “para aonde vamos?
Na física e outras ciências da natureza, investiga-se vários aspectos da realidade, alguns muito gerais e outros bastante específicos; e o mesmo acontece na metafísica.
Embora os problemas da metafísica sejam geralmente bastante mais gerais do que qualquer problema da física, a diferença principal está é que na física só se aborda aqueles aspectos da realidade suscetíveis de estudar apropriadamente usando métodos empíricos ou matemáticos; o resto é excluído.
E é aqui que entra a metafísica. seu propósito é abordar precisamente os aspetos da realidade que não são apropriadamente estudados usando esses métodos científicos.
Caso se queira investigar a natureza do universo, o melhor é usar os métodos da física: observação, experimentação e raciocínio matemático e não os métodos da metafísica porque não são empíricos nem matemáticos; são conceituais. Em contrapartida, com os métodos da física não se investiga adequadamente os problemas da metafísica.
Metafísica e Ciência
Vários problemas que numa época pertenciam à metafísica, passaram mais tarde para esta área de estudos da física, porque se descobriu maneiras empíricas e matemáticas de fazê-lo … a recíproca também é verdadeira.
- O que interessa aqui, contudo, é este aspecto metodológico:
- Em muitoscasos, nãio têm como testar empírica nem matematicamente uma hipótese.
- Tudo o que esta ao seu alcance é raciocinar conceitualmente … e isto é a “especulação metafísica”.
Um dos resultados da metafísica, se as racionalizações forem corretas, é o desenvolvimento científico, empírico e matemáticos para tentar descobrir especulações metafísicas são verdadeiras.
- A metafísica é uma técnica filosófica de reflexão, inspiração e criação.
- Os telescópios e os microscópios, produtos da ciência, permitiram e permitem testar especulações metafísicas sobre a criação do universo.
- É então, que hipóteses originalmente metafísicas, apenas conceituais, se tornam científicas.
- Em contrapartida, muitas especulações metafísicas extraem consequências metafísicas de resultados científicos, ou se harmonizam melhor com os resultados científicos, ou que explicitam o seu significado, além da ciência.
Metafísica e Ontologia
O estudo da metafísica na atualidade é coberta pelo estudo da ontologia, que estuda os sistemas de categorias, ou classificação, de princípios ou conceitos fundamentais e estruturais, que conceituam o todo e suas partes, hierarquias e dependências.
- Exemplos de categorias ontológicas são: substâncias, propriedades, relações, estados de coisas, eventos.
- Essas categorias são caracterizadas por conceitos ontológicos fundamentais, incluindo: particularidade x universalidade, abstração x concretude, possibilidade x necessidade.
- De especial interesse é o conceito de dependência ontológica, que determina se as entidades de uma categoria existem no nível mais fundamental.
- As divergências dentro da ontologia são frequentemente sobre se entidades pertencentes a uma determinada categoria existem e, em caso afirmativo, como elas estão relacionadas a outras entidades.
Metafísica na Empresa
A metafísica na empresa ajuda a orientar, questionar e dedicir os vários aspéctos fundamentais e teóricos da empresa, tais como
- Existência … habilidade fazer parte e interagir com a realidade.
- Propósito … intenção, objetivo maior.
- Identidade e Marca … individualização de um ser ou alguma coisa.
- Diferenciação … destaque, vantagem, qualidade.
- Valores … coisas importantes a serem consideradas para atingir objetivos.
- Crenças …
- Ética … regras de comportamento e intenções.
- Lógica … como deduzir (geral > específico), induzir (específico > geral) ou abduzir (específico > específico)?
- Estética … senso e capacidade de julgar o que é belo e atraente.
Epistemologia na Empresa
Significa a gestão de Conhecimento, Informaçãoes e Dados
Gestão de dados … busca a otimizaçãode recursos em rede histórico de fatos e dados de recursos e processos.
Gestão de informação … linguagem, regras gramaticais, semântica; fluxos, formatos, gráficos, mapas, métodos de pesquisa.
Gestão do conhecimento … redes (grafos, nós, conexões, linguagem), pessoas (cognição) , tarefas (domínios, atividades), ferramentas (modelos, técnicas, métodos) aprenderam e irão aprender.
Objetivos cognitivos … O que deve ser aprendid, (qualidade, quais) e Quanto quantidade (quanto) de conhecimento.
Conhecimento por familiaridade … regras de convivência, visão periférica.
Conhecimento descritivo … saber explicar para que o outro compreenda e possa transmitir o conhecimento.
Conhecimento por habilidade … saber uma técnica ou tecnologia; saber com experiência; saber fazer; saber usar um método ferramenta na práticacom maestria; lições aprendidas; saber tácito das pessoas
LÓGICA … usar ferramentas para pensar corretamente, racionalmente, argumentar, deduzir, induzir, abduzir. justificar, concluir, fazer analogias,
ÉTICA … regras de comportamento.
Conceito de Filosofia Empresarial
Pensamento
Check List – Principais Ferramentas Filosóficas
As ferramentas filosóficas desenvolvem questões fundamentais da empresa e NÃO buscam uma resposta certa ou errada e sim a melhor resposta., que resolva uma “classe de problemas empresariais”.
- Problemas Filosóficos … identificar a classe de problemas mais importantes a missão, valores e visão da empresa.
- Perguntas Filosóficas … fazer perguntas “conceituais”, “avaliativas”, “epistêmicas”, “metafísicas”, “fenomenológicas”.
- Perguntas Circunstanciais …fazer perguntas 5W2H para explicar de forma completa “coisas empresariais e filosóficas”.
- Perguntas Socráticas … fazer o outro refletir, conversar de forma aberta, controlada ou conclusiva e prazerosa.
- Justificação de Crenças … usar método racional, explicação, argumentação, inferências, deduções e induções, par justificar conhecimento.
- Mapeamento de Atributos de Valor … “selecionar e categorizar” os fatores mais importantes do negócio e ofertas, para ganhar “vantagem competitiva”:
- informações.
- necessidades.
- problemas.
- desejos,
- imagens de solução.
- preço.
- economia.
- desempenho.
- segurança
- …
- Ética … sistematizar regras de conduta social, empresarial e de negócios.
- Pensamento Lógico … usar ferramentas para ser racional, baseado na razão, em conformidade com crenças e valores da empresa, antes de agir.
- Argumentar … apresentar fatos, ideias, razões lógicas, provas, evidências, que comprovem afirmações.
- Justificar … explicar as razões das crenças, valores, soluções, propostas de negócio e da empresa..
- Deduzir … concluir com certeza algo específico à partir de informações mais gerais ou teorias.
- Induzir … concluir com racionalidade algo mais geral e não conhecido, mas sem a certeza.
- Abduzir … concluir
- Explicar … tornar claro ou fácil de entender e compreender e ganhar autonomia para resolver problemas da mesma problemática (classe de problemas).
- Pensamento Analítico … decompor um todo em partes para melhor compreendê-lo, tanto do ponto de vista qualitativo, quanto quantitativo.
- Pensamento Teórico … pensar de forma genérica e padrão para ganhar eficácia, eficiência e ganho de escala na execução e prática.
- Pensamento Estratégico … pensar no longo prazo, na sustentabilidade, visão “top down” do negócio e ambiente de tarefa.
- Pensamento Crítico … pensar investigativo, cauteloso, metódico e ajuizado para tomar decisões.
- Modelagem e Simulações … estudar modelos para desenvolver “categorias” de métodos e ferramentas para solucionar os “problemas de negócio”.
- Modelagem de Negócio … estudar padrões, estruturas para construir, representar e simular atividades chave dos processos de negócio.
- Métodos Qualitativos … aumentar o desempenho de processos de negócios com o conhecimento e “habilidades pessoais”.
Todas essas ferramentas filosóficas se preocupam com existir, conhecer, explicar/argumentar/justificar e se comportar.
Estão no núcleo do pensamento pessoal e empresarial.
Conectam o pensamento pessoal (subjetivo) com o empresarial (objetivo).
Use esse check list para compreender e ir mais além na filosofia empresarial
Saiba mais.
Perguntas Filosóficas
São as “principais” ferramentas da filosofia e buscam:
- resolver problemas “novos”.
- investigar as razões de um problema filosófico
- dar sentido a questões que parecem não dar sentido, mesmo quando temos todas as informações.
- desenvolver novas perspectivas.
- ir além de “respostas estabelecidas”.
- abordar questões de crenças fundamentais.
- pensar complexo, não empírico … pensar crítico e criativo.
Desenvolver o pensamento crítico … visão ajuizada, lógica, analítica, objetiva, prática da principais áreas e atividades da empresa.
Construir os “conceitos da marca” … ou atributos de valor, que irão “modelar” as diversas áreas do conhecimento na empresa.
Inovar
- trabalhar com várias fontes de informação … internas e externas à a empresa.
- gerar inovações baseadas na ciência “e” experiência cotidiana da empresa (produção, projeto, gestão, venda, marketing dos produtos).
- desenvolvimento de produtos ou processos tecnologicamente novos ou substancialmente aprimorados.
- pesquisar
- investigar a raízes do conhecimento e estado da arte para antecipar as próximas questões a serem desenvolvidas.
Construir a estrutura metodológica e científica empresarial da empresa.
Criar uma Linguagem de Alto Nível.
- Fácil de informar – fazer saber, compreender sem esforço.
- Clara … ser livre de ambiguidades, exata, simples.
- Estruturada – facilitar construir modelos, métodos e ferramentas para informar, comunicar, gerenciar e distribuir informação.
- Escrever e ler … com alta “velocidade de compreensão”.
- Blocos de Informação … construir grupos de informações contextualizadas e corretamente formatadas, para ajudar as pessoas e empresas a processar, memorizar, perceber, transferir, imaginar e visualizar informações de forma padronizada e eficiente.
Unificar pessoas e equipes
- buscar modelos, estruturas, blocos de informação … criar fios condutores ou “princípios reguladores”
Melhorar o Relacionamento com Clientes
Avaliar as Dimensões ou Perspectivas Circunstanciais (5W2H).
- mensagem (o que).
- pessoa (quem).
- razões (porque).
- momento (quando).
- lugar (onde).
- procedimento (como).
- quantidade (quanto).
Disseminar a Ética na Empresa
- missão.
- valores.
- visão.
- propósitos.
- regras de conduta.
- etiqueta.
- postura.
- marca.
Implantar uma filosofia de negócios … um kit de ferramentas para “pensar e trabalhar” que todos usem.
Orientar as operações.
Gerar boas Experiências e Histórias de Sucesso.
- Situações estratégicas.
- Problemas de referência
- Implicações.
- Imagem de solução.
- Principais cenários.
Provocar Emoções e Sentimentos Duradouros …
Registrar e promover “boas práticas”… para valorização
Gerenciar o conhecimento … Dados, Informação, Blocos de Informação,
Características do Pensamento Filosófico nas Empresas
- ESTRUTURA COGNITIVA – filosofia construtivista e objetivista.
- FERRAMENTAS COGNITIVAS … para EXPLICAR fenômenos e atividades empresariais chave e construir a estrutura cognitiva.
- BLOCOS de INFORMAÇÃO PADRONIZADOS para informar, comunicar, planejar, executar, controlar e ajustar
- APRENDIZAGEM ON THE JOB … aprender a aprender no local de trabalho com foco em ferramentas e blocos de informação
- CAPACIDADE de ACIONAR PENSAMENTOS
- ETIQUETA COMPORTAMENTAL … aplicar regras de comportamento para fortalecer a marca, proposta de valor e ética.
- CONCEITUAR … estabelecer conceitos e princípios filosóficos empresariais.
- Foca o SIGNIFICADO do CONCEITO com base na COERÊNCIA DO CONCEITO com o CONTEXTO.
- BUSCAR MODELAR CONCEITOS, ARGUMENTOS e JUSTIFICATIVAS.
- ESTABELECE PADRÕES de EVIDÊNCIAS para não dar margem à dúvidas.
Filosofia busca a Sabedoria … mais do que conhecer e racionalizar … contemplar, compreender e agir com bom senso, pensamento crítico e imparcialidade.
Filosofia e Ciência
“A ciência é a aplicação da filosofia na prática”
Ciência é um empreendimento sistemático … que constrói e organiza o conhecimento na forma de explicações e previsões testáveis sobre o universo.
Filosofar é um modo recursivo de pensar … pode ser repetido várias vezes, tal como na matemática que é uma ciência … nesta perspectiva parece ciência.
A Filosofia é uma Ciência?
- As questões filosóficas focam no “o que é X”, que pode ser substituída por praticamente qualquer coisa.
- Então, é difícil argumentar que uma disciplina que pode tratar de qualquer coisa tem um caráter científico.
- Nesta perspectiva a filosofia não é uma ciência.
- Em contrapartida, a filosofia é metodológica, rigorosa e controlável que satisfazem os critérios científicos.
- Adicionalmente, a filosofia tem concepção genitivista, sempre deve vir acompanha de um genitivo, ou seja, modifica outra “coisa cultural humana” (ex. filosofia da ciência, filosofia jurídica, filosofia de negócios e empresarial, etc e portanto é uma ciência em si.
O que é Ciência?
R: Ciência é algo assim como a matemática, a física, a biologia, provavelmente também a psicologia ou a linguística, e outras disciplinas”.
P: Filosofia é algo assim como a matemática, a física etc?
R: Não! … mas a matemática não é igual a física, nem como linguística, etc.
Então, qual o traço comum das ciências?
R: todas têm um fundamentos filosóficos que a sustentam … opa! caímos na filosofia!
Filosofia é a única atividade intelectual que se esforça para questionar a si mesmo e isso tem um papel central! … já as ciências (matemática, física, etc) não questionam o seu propósito … esse é o papel da filosofia.
- Podemos dizer então, que a filosofia é uma “disciplina científica distinta”, já que contém a si mesma como objeto de investigação.
- Em outras palavras, o pensamento filosófico é metafilosófico.
- A filosofia pode caracterizar-se como aquela atividade intelectual que consiste em uma forma de pensamento generalizada e ilimitadamente recursivo, pode ser repetida inúmeras vezes, de modo infinito.
A tentativa de dar uma resposta bem fundada à pergunta “O que é a ciência?” levou ao surgimento e desenvolvimento de uma disciplina filosófica muito ramificada – a filosofia da ciência.
Filosofia da Ciência
Filosofia da ciência estuda todas as ciências … fundamentos, pressupostos e implicações filosóficas da ciência, para compreender e investigar suas origens … busca transferir o conhecimentos entre domínios.
Mais especificamente falando, a filosofia da ciência deve investigar:
- Natureza das afirmações e conceitos científicos.
- Formas de produção de informações e conceitos.
- Meios para determinar a validade da informação.
- Como explicar, fazer previsões e usar a tecnologia.
- Formular o uso do método científico e outros métodos.
- Estabelecer as regras e tipos de argumentos usados para chegar a conclusões.
- Explicar as implicações dos métodos e modelos científicos.
Ramos da Filosofia
A filosofia pode ser melhor entendida quando analisamos 4 DE SEUS PRINCIPAIS RAMOS
Epistemologia … Estudo do Conhecimento
A Epistemologia e o ramos da filosofia que investiga o que é conhecimento, teorias do conhecimento e crenças e relações entre o sujeito (ser pensante) e o objeto (ser inerte).
É a teoria do conhecimento e da sua validade.
É também chamada de filosofia da ciência, já que examina os problemas, significado, estrutura e papel da ciência.
É o estudo crítico das ciências, com o objetivo de determinar a sua origem lógica e o valor do conhecimento.
Preocupa-se principalmente com o saber descritivo, o “saber o que”.
Teoria do Conhecimento
Entender o conhecimento, tipos, objetivos e origens vêm de longa data.
A abordagem tradicional da teoria do conhecimento e bastante aceita nesses 2500 anos foi formulada pelo filósofo grego Platão que usou três condições necessárias e suficientes, para que o conhecimento possa ser definido como: “crença verdadeira justificada“.
Onde:
- Crença … não se pode conhecer algo em que não se acredita … “Eu sei x, mas não acredito que x seja verdadeiro” é contraditório.
- Verdade e Falso … Aristóteles, definiu um pouco depois, o que era na sua visão o conceito de verdade e formulou os princípios da lógica formal.
“Dizer de algo que é que não é, ou de algo que não é que é falso.
No entanto, dizer de algo que é que é, ou de algo que não é que não é, é verdade. “
Definição de Aristóteles sobre Verdade e Falso.
Justificativa … o ser humano não acredita em algo puramente como uma questão de sorte … existem vários pensamentos para justificar as suas crenças …
A Epistemologia ou o estudo do conhecimento nos dias de hoje se concentram em justificar crenças para gerar conhecimento.
Como Justificar Crenças e gerar Conhecimento?
O conhecimento, é um processo sistemático de justificar crenças como verdadeiras.
Os principais fatores ou qualidade de que justifica uma crença como conhecimento são:
Evidencialismo … a crença possuir evidências … se ajustar a evidências de uma persona.
Confiabilismo … ser uma crença produzida de forma confiável e racional.
Infabilismo ... a justificação (ou teoria) que justifica a crença deve ser infalível, não apresentar erros.
Externalismo … fatores externos ou externos, foras de controle e relevantes, podem interferir no conhecimento seres fatores de conhecimento.
Internalismo … as condições de produção de conhecimento são gerados por vários tipos de pensamentos ou estado mentais gerados por eles.
Contra exemplos da Teoria do Conhecimento de Platão.
O filósofo americano Edmund Gettier questionou a teoria tradicional do conhecimento, alegando que há certas circunstâncias nas quais não se tem conhecimento , mesmo quando todas as condições acima são satisfeitas (seus casos de Gettier ).
Por exemplo: suponha que o relógio do campus (que mantém a hora precisa e está bem conservado) parou de funcionar às 23h56 da noite anterior e ainda precisa ser consertado.
A caminho da aula do meio-dia, exatamente doze horas depois, olho para o relógio e acredito que são 11h56.
Minha crença é verdadeira , é claro, já que o tempo é de fato 11h56.
E minha crença é justificada, já que não tenho nenhuma razão para duvidar que o relógio está funcionando, e não posso ser culpado por basear crenças sobre a hora que o relógio diz.
No entanto, parece evidente que não sei se a hora é 11h56.
Afinal, se eu tivesse passado pelo relógio um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde, teria acabado com uma crença falsa, em vez de verdadeira.
Quais são as principais questões epistêmicas?
Existem várias categorias de questões epistêmicas
O que é conhecimento?
- O que é verdade, crença e justificativa?
- O que significa saber algo?
- Quais são os tipos de saber ou conhecimento?
Quem
- Quem participa da aprendizagem na empresa?
Porque as pessoas buscam conhecimento?
- Porque conhecimento por familiaridade?
- Porque conhecimento descritivo?
- Porque conhecimento de saber fazer (habilidades)?
Quando as pessoas buscam conhecimento.
- Quais as situações mais importantes envolvidas para cada tipo de conhecimento?
- Quais as ferramentas utilizadas para prospectar e identificar oportunidades de conhecimento?
Como ganhar Conhecimento?
- Quais os métodos são usados para justificar crenças, criar, acumular e transferir conhecimento e suportar as afirmações.
- Quais as pesquisas a serem feitas?
- Quais os blocos de informação a serem criados e compartilhados para informar e comunicar?
O quanto sabemos?
A melhor forma de avaliar o quanto sabemos é formular objetivos cognitivos e planejar o processo do conhecimento na empresa.
- Sabemos aquilo que julgamos saber?
- Como criar objetivos e metas epistêmicos?
- Como avaliar o quanto sabemos?
- Quais as estruturas e limites do conhecimento?
A visão epistêmica é “trabalhosa” e exige tempo e “pensamento investigativo”, um dos pilares da filosofia.
A epistemologia foca no conhecimento proposicional ou “conhecimento do o que”, baseado em perguntas “o que”, em contraposição as perguntas “como”, formadoras do conhecimento procedural.
Ética
O que é Ética
Ética – ou estudo da moral, que busca sistematizar conceitos de comportamento, como se deve viver e com que base tomar decisões.
É “muito” importante no mundo dos negócios para atrair clientes, aumentar a produtividade e manter talentos
Segundo pesquisa da Unilever, 33% dos consumidores optam por empresas que causam impacto social ou ambiental positivo.
A principal desvantagem da ética nos negócios … é que pode aumentar os custos e reduzir a capacidade da empresa de maximizar o lucro.
Desenvolver, implementar e manter a ética nos negócios pode ser demorado.
Precisam ser atualizadas continuamente de acordo com as mudanças nas leis e regulamentos, especialmente à medida que a empresa cresce.
O comportamento ético, invariavelmente, aumenta a reputação da marca e existem várias teorias e práticas para fazer isso.
Como desenvolver o pensamento ético na empresa
Uma forma efetiva é via publicidade e desenvolvimento de conteúdos digitais que reforcem o comportamento ético.
Lógica …
A lógica é um campo interdisciplinar que analisa a verdade e o raciocínio que leva a verdade
A lógica informal busca caracterizar “argumentos válidos informalmente” –
Argumentos Na lógica , especificamente no raciocínio dedutivo , um argumento é válido se, e somente se, assumir uma forma que torne impossível que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão, não obstante, falsa. [1] Não é necessário que um argumento válido tenha premissas que sejam realmente verdadeiras, [2], mas que tenha premissas que, se fossem verdadeiras, garantiriam a verdade da conclusão do argumento.
vá que analisa a verdade e o raciocínio que leva a verdade. e avalia argumentos (premissas ou proposições), destinadas a determinar o grau de verdade de outra afirmação, a conclusão) … estuda regras válidas de raciocínio, ou regras de inferência (dedução e indução) que levam à aceitação de uma conclusão … a lógica formal ( com regras bem determinadas) para expressar as verdades e só existe verdade sob alguma interpretação dentro de algum sistema lógico … uma verdade lógica é uma afirmação que é verdadeira em todos os mundos possíveis ou sob todas as interpretações possíveis …
Fatos
- Fatos … o raciocínio lógico está em contraste com o fato que é uma ocorrência no mundo real que pode ser verificada por experiência ou envolvimento dos 5 sentidos … não é obtido pela inferência (dedução e indução) e sim pela percepção … no método científico, os fatos científicos são fatos que podem ser verificados por observação cuidadosa e repetível ou medição por experimentos ou outros meios … e fundamental para a construção de teorias científicas … os fatos são independentes de crença e de conhecimento … são imunes à viéses … são verdades … fatos podem indicar alegações ou argumentos … ou descobertas à partir de um processo de avaliação, testemunho, observação direta, raciocínio, experimento, experiência pessoal, investigação, argumentação … em epistemologia um fato é definido como algo verdadeiro … em matemática, um fato é uma afirmação (chamada de teorema ) que pode ser provada por argumentos lógicos à partir de certos axiomas e definições … a definição de um fato científico é diferente da definição de fato, pois implica conhecimento … , é uma observação ou medição cuidadosa repetível e fundamental para a construção de teorias científicas
- Axioma lógicos … são afirmações consideradas verdadeiras dentro de um sistema lógico e frequentemente são descritos na forma simbólica “Se A e B então implica A“, enquanto axiomas não lógicos (por exemplo, a + b = b + a ) são afirmações fundamentais sobre os elementos de um domínio de conhecimento específico (como a aritmética).
Metafísica
Metafísica estuda a existência e a relação entre as coisas, incluindo mente e matéria … porque algo existe ou está sendo proposto, a relação entre as coisas, política e estética.
“Existe uma ciência que considera o ser enquanto ser e as competências que lhe competem enquanto tal. Ela não se identifica com nenhuma das ciências particulares: de fato, nenhuma das outras ciências considera universalmente o ser enquanto ser, mas delimitando uma parte dele, cada uma estuda as características dessa parte.”
Aristóteles … UMA FILOSOFIA PRIMEIRA … UM conjunto de conhecimentos independentes de qualquer atividade empírica e de qualquer experiência sensorial.
O estudo metafísico é realizado a partir da dedução daquilo que é conhecido a priori .
relato coerente da estrutura do mundo
explicar nossa percepção cotidiana e científica do mundo
Check List – Boas Práticas do Pensamento Filosófico
Existem várias técnicas utilizadas pelo pensamento filosófico … duvidar, formular questão, enunciar solução, justificar solução, criticar e motivar.
- Duvidar … fazer perguntas para guiar a curiosidade e o pensamento crítico … suspeitar do pleno entendimento das crenças mais básicas sobre o mundo.
- Formular Problemas … formular “claramente” questões ou problemas, como princípio fundamental da resolução de problemas, aprendizagem e criação.
- Enunciar Solução … oferecer uma definição ou análise, na tentativa de resolver um problema filosófico.
- Justificar Solução … apresentar argumentos – declarações de razões claras, organizadas e convincentes – para persuadir as pessoas.
- Críticar … praticar a “dialética” – a pratica da “conversa filosófica” entre pessoas que não concordam umas com as outras sobre tudo, mas questionam suposições para compreender mais profundamente.
- Motivar … entender por que as pessoas iniciam, continuam ou terminam um determinado comportamento em um determinado momento.
Saiba mais. Pensamento Socrático
Pensamento Reflexivo … Quais são suas características?
PENSAMENTO REFLEXIVO é um tipo de pensamento FILOSÓFICO e fundamental para o pensamento CRÍTICO.
É um pensamento ativo, persistente e cuidadoso sobre uma crença ou “suposto conhecimento”.
Desenvolve a autoconsciência e inteligência emocional … promove mudanças de crenças, valores e comportamentos.
O que é Pensamento Reflexivo?
Características de uma Pessoa Reflexiva
Uma característica marcante da PESSOA REFLEXIVA é a capacidade de avaliar o que sabe, o que precisa saber e como preencher essa lacuna, durante as situações de negócios, aprendizagem, resolução de problemas e criação.
Quais as características mais frequentes das pessoas reflexivas?
Veja uma lista de características de uma pessoa reflexiva.
- Autoconsciência … examinar os próprios pensamentos, sentimentos, emoções, comportamentos, crenças e valores.
- Autocontrole … controlar o pensamento, ação e o stress frente a estrutura social, cultural, política e diversidade de situações.
- Automotivação … explorar emoções, sentimentos, reações e conhecimentos para sustentar a vontade e alcance dos objetivos.
- Assertividade … planejar e se comportar de maneira ordenada e consciente, sem ser passivo, agressivo ou manipulador.
- Empatia … valorizar a perspectiva dos outros e perceber como os outros lhe percebem.
- Comunicação … identificar diferentes maneiras para representar as ideias ou situações, sociabilizar e persuadir.
- Atenção e Concentração … focar o pensamento numa coisa específica para compreensão e juízo.
- Descobertas – descobrir o que você sabe, mas não sabe que sabe, e o que você não sabe e quer saber.
- Escrita … ajudar a entender melhor algo ou a si mesmo e provocar auto iluminação e exploração da consciência.
- Leitura …obter informações e conhecimentos.
- Metacognição – pensar sobre o pensamento, métodos e ferramentas para aumentar o desempenho cognitivo.
- Mudança – avaliar necessidades e o que você pode mudar em seu contexto.
- Perguntas – questionar e fazer perguntas investigativas nunca feitas antes.
- Sistematização – usar métodos e ferramentas para ações corretas e resultados consistentes.
- …
Pensamento Lógico ou Pensamento Racional
Pensamento Lógico ou pensamento racional é um dos ramos do pensamento filosófico para estudar premissas e conclusões, analisar uma situação e chegar a uma solução consistente.
- Seguir uma ordem lógica e precisa.
- Adotar regras estabelecidas por um sistema lógico.
- Avaliar e comunicar se conclusões são verdadeiras ou falsas.
- Fazer associações para gerar ideias a partir daquelas já possuídas.
- Fazer inferências, previsões e definir metas.
- Conceituar, persuadir e solucionar problemas.
- Ajudar a raciocinar em decisões importantes.
As melhores práticas para desenvolver o pensamento lógico são: fazer perguntas exploratórias para estimular a criatividade, fazer descobertas ou resolver problemas … fazer previsões e analisar o impacto das decisões tanto no curto quanto no longo prazo … observar e analisar fenômenos, reações e feedback para tirar conclusões com base nessas informações …
Em lógica, “Se A = B e B = C, então A = C …não importa como você se sente em relação a A, B ou C, é assim que as coisas são … não tem emoção … no pensamento crítico, o questionamento vai além da lógica … e a conclusão lógica pode não ser a melhor escolha ou expressar a realidade … 1 + 1 pode não ser dois, conforme o contexto.
A lógica é a arte do raciocínio … vem dos escritos de Heráclito (535 a 475 AC ) e Aristóteles em
O estudo matemático de linguagens formais artificiais , o estudo de inferências formalmente válidas e consequência lógica, o estudo de verdades lógicas, o estudo das características gerais, ou forma, de julgamento
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