Pensar em crenças é um exercício natural de reflexão e desenvolvimento da autoconsciência, um dos pilares da inteligência emocional e desenvolvimento pessoal.
- Crenças são “pilares mentais” de uma pessoa e direcionam a forma de pensar e valorizar as coisas.
- Se não tivermos uma forma sistematica de pensarmos nas crenças, esse reposítório de regras e princípios humanos, se não buscamos justificá-las sistematicamente, elas serão esquecidas e gerarão processos e ativiaddes mentais ambíguas, não claras, ineficazes e ineficientes.
- Precisamos sempre, criar conexões ou caminhos neurais que expliquem de forma clara, o que acreditamos, para que possamos acioná-los com autoeficácia
- Não podemos ficar a mercê de nossas crenças. precisamos justificá-las!
Autoeficácia … a Crença em você mesmo
Autoeficácia é um conceito da “Teoria Social Cognitiva”, que trata da capacidade da própria pessoa se organizar e executar ações para atingir metas.
- Afeta todas as áreas do empreendimento humano.
- Influencia o poder da pessoa para enfrentar desafios com competência.
- Influencia os objetivos, análise de situação, escolhas, comportamentos tomadas de decisão, tipos de investimento, compra, venda, resolução de problemas, e investimento, que uma pesoa fará
- O sentimento ou estado mental, proporcionado pela autoeficácia promove a realização humana e o bem-estar pessoal . Uma pessoa com alta autoeficácia vê os desafios como coisas que devem ser dominadas, em vez de ameaças a serem evitadas.
- Pessoas com autoeficácia, que acreditamem si mesmas, são capazes de se recuperar de uma falha mais rapidamente e são mais propensas a atribuir a falha à falta de esforço.
- A autoeficácia permite abordar situações ameaçadoras com a crença de que podem controlá-las.
- Essas coisas têm sido associadas a níveis mais baixos de estresse e menor vulnerabilidade à depressão.
- Em contraste, pessoas com baixa autoeficácia veem tarefas difíceis como ameaças pessoais e as evitam.
- Tarefas difíceis os levam a olhar para as habilidades que lhes faltam e não para as que possuem.
- É fácil para eles perderem a fé em suas próprias habilidades após um fracasso.
Pensar em Crenças para Justificar Mudanças
As crenças fucionam como regras fundamentais do pensamento da pessoas e afetam tanto o pensamento consciente quanto o inconciente, intensões, atitudes, valores, comportmamentos, códigos de conduta,sentimentos, emoções, consciência e por conseguinte, propostras de valor, objetivos e situações.
- Como tudo muda, precisamos manter as nossas crenças atualizadas e justificadas.
- Grandes mudanças evolutivas nas pessoas, saltos cgnitivos e emocionais, estão diretamente ligadas a capacidade da pessoa acessar, analisar e justificar, o seu sistema de crenças ( o seu âmago, a sua essência ).
- Uma crença fervorosa pode fazer uma pessoa imaginar, visualizar, “materializar” coisas e até fazer curas.
- Por toda a sua importância como núcleo da cognição humana, as crenças não devem “correr frouxas”.
- Somos seres subjetivos e nos alimentamos de crenças, que podem ser boas ou ruins à saúde física e mental.
Crenças são o nascedouro das necessidades, objetivos, problemas, desejos, imagens de solução, da compra e da venda!
O que é Crença?
É complexo definir “crenças”, já que é estudada por muitas áreas com objetivos, perspectivas e estudos diferentes ou parcialmente diferentes.
São muitos os termos, os conceitos, as definições, os sentidos atribuídos para referirem-se a elas.
Nos dicionários são apresentadas as seguintes definições:
- Ato ou efeito de crer.
- Fé religiosa.
- Convicção íntima.
- Opinião formada.
- Crendice, superstição.
- Estado ou processo mental.
- Atitude de quem acredita em uma pessoa ou coisa.
- Disposição subjetiva para considerar algo certo ou verdadeiro por força do hábito ou das impressões sensíveis.
Características das Crenças
Crenças são “socialmente construídas e situadas contextualmente”.
- À medida que as pessoas interagem e modificam suas experiências, as crenças são também modificadas.
- A filosofia, psicologia, marketing, propaganda, relacionamento, venda, são exemplos do uso, desenvolvimento e manipulação de crenças.
- Crenças “incorporam as perspectivas sociais, pois nascem no contexto da interação e na relação com os grupos sociais”.
- As crenças são paradoxais e contraditórias.
- Ao mesmo tempo em que são sociais, também são individuais e únicas, porque cada pessoa assimila uma experiência de modo particular.
Diferença entre “FATOS” e “CRENÇAS”
O que são FATOS …
- São declarações que fazem parte do consenso da realidade, havendo pouca dúvida sobre sua veracidade.
- São elementos para os quais existe um corpo enorme de apoio e sem evidências contraditórias, sendo raramente questionados.
- Entretanto, quanto mais complexa uma situação, quanto mais perspectivas possíveis se podem ter e quanto mais pessoas diferentes estão envolvidas, menos provavelmente se pode declarar tratar-se de um fato … a percepção falha e é diferente entre as pessoas.
- Entra-se, assim, no campo das crenças, “julgamentos e avaliações que fazemos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo que nos rodeia”
Isso explica várias estratégias ou abordagens nos campos da política, persuasão (retórica), marketing, vendas, lógica informal, etc. Ou seja, transformar fatos em crenças e crenças em fatos.
Como distinguir o Conhecimento Factual de Crenças?
Uma forma possível de distinguir entre o conhecimento factual e a crença é observar como uma pessoa responde a um DESAFIO.
- Se alguém diz que a você digitou uma palavra incorretamente, você simplesmente muda a atenção para resolver o problema.
- No entanto, se alguém questiona suas crenças, você responde como se fosse uma ameaça pessoal e defende emocionalmente sua posição.
- “Isso porque as crenças são pessoais e fazem parte de nós como nosso nome ou nossa perna” .
As crenças não apenas afetam a forma como as pessoas se comportam, mas também o que elas percebem em seu ambiente … por isso é tão importante para o marketing, psicologia, sociologia, filosofia, antopologia, educação, medicina, inteligência artificial.
Saiba mais.
- Comportamento de Compra do Consumidor.
- Comportamento Assertivo.
- Comportamento Passivo.
- Comportamento Manipulador.
- Comportamento Agressivo.
Ver para Crer e Crer para Ver.
Ao contrário do que diz o ditado “ver para crer”, o mais provável é “crer para ver”.
- Quando as pessoas acreditam que algo é verdadeiro, elas percebem a informação que confirma essa crença.
- Percebem o que elas esperam/querem perceber.
- Logo quando formulamos objetivos estamos declarando crenças que acreditamos sejam verdadeiras e devem ser precebidas e perseguidas, para obter o sucesso”
- “Se, por exemplo, Sebastião crê que Marília é uma encrenqueira, ele inconscientemente interpretará alguns dos comportamentos de Marília como perturbadores; já Pedro, que crê que Maria é cheia de energia, não observará o comportamento encrenquiro”.
- Em outras palavras ver “obstáculos como desafios”.
CRENÇA
É um conceito filosófico que significa o grau de CONVICÇÃO ou ACEITAÇÃO ou ATITUDE que uma pessoa tem de que algo EXISTE ou é VERDADEIRO, independente de provas.
A crença é condição necessária do conhecimento.
Acreditar é um estado mental ou psicológico de convicção ou de adesão a algo.
A crença ocorre na mente de alguém, tendo ou não um “objeto externo”.
A crença pressupõe um pensamento ou um princípio de pensamento.
É a sensação e a intuição inteligível – não pressupõem nenhuma crença, são involuntários, irracionais, ocorrem simplesmente.A crença implica pensamento, um certo distanciamento entre o sujeito e o objeto – daí o termo “ver para crer”
Já o conhecimento pleno é a pura adesão do sujeito ao objecto, acto no qual a crença se dissipa.
Para Platão, a crença faz parte da opinião.
Ao nível da episteme (raciocínio científico) não há crença, há certeza.
A certeza é inimiga da crença.
Crer em Deus é não ter a certeza absoluta da Sua existência ou dos Seus predicados.
Conhecer é estar com as coisas sem crença … é ter intimidade intelectual ou sensorial com essas coisas, materiais ou espirituais, sem duvidar, sem o biombo da crença.
Há conhecimento sem crenças … tal como o conhecimento sensorial … sentir calor, cheiro, …
Conhecimento são crenças verdadeiras justificadas.
- Crenças não justificadas e memorizadas … não geram conhecimento, não são verdadeiras.
- Crenças fracamente justificadas … geram “conhecimento superficial” ou meias verdades.
- Crenças fortemente justificadas … geram conhecimento crítico ou conhecimento profundo.
Crença é um conjunto de atributos de valor ou verdades de uma pessoa, que influencia em tudo que é cognitivo, no pensar e sentir.
- Crença é referência … que o cérebro usa para acionar ou controlar modos de pensamento, sentimentos e emoções.
- Crença são “conceitos especiais” que aprendemos … direcionam pensamentos, sentimentos, atenção, processo de tomada de decisão.
- Crenças são atributos de valor.
- Crenças têm hierarquias … verdades (ou axiomas) suportam crenças fundamentais, que suportam outras crenças e assim por diante.
- Existem várias fontes geradoras de crenças … evidências, tradição, autoridade, informação, associação, revelação, propaganda, etc.
A dúvida é uma “confusão sobre crenças” e ao ser solucionada, se torna crença ou descrença … é diferente do problema (filosófico) que ao ser selecionado não deixa de ocorrer.
- A crenças pode ser habilitadoras (eu sou inteligente!) ou limitante (eu sou fraco!).
- A epistemologia é o ramo da filosofia que estuda sistema de crenças, verdades, justificativas e conhecimento.
- A justificativa da crença é o ponto de grande relevância.
- O sucesso cognitivo, por exemplo “conhecimento específico” de uma pessoa, depende da construção de crenças habilitadoras, e verdadeiras justificadas.
- Muitas vezes somos enganados pelo nosso “sistema de crenças” e levados a pensar e sentir errôneo, subjetivo e distante que sabemos quando na realidade não sabemos ou sabemos pouco … ou podemos cair em bloqueios emocionais e cognitivos … ver maiêutica socrática.
Crenças podem ser verdadeiras ou não … e nem sempre é fácil identificar quais são as crenças essenciais para alguém, mas podem ser influenciadas … é por esse motivo que as crenças são estudadas em vários domínios do conhecimento, principalmente em marketing.
O “sistema de crenças e valores” está no núcleo do nosso sistema emocional e cognitivo.
Os PROFISSIONAIS de MARKETING buscam influenciar a PERCEPÇÃO e ATITUDE do CONSUMIDOR em relação aos seus PRODUTOS e MARCAS … procuram desenvolver “CRENÇAS HABILITADORAS” pela criação e uso de NOVOS CONCEITOS que destacam e aumentam o VALOR PERCEBIDO de determinados “ATRIBUTOS de VALOR”.
Conhecimento é a crença verdadeira justificada (Platão)
Conceitos até hoje aceitos!
… logo o nível de justificação (explicação do por que a crença é verdadeira, qualidade e quantidade de associações com outras crenças verdadeiras, ditará o nível de conhecimento …
… conhecimento é mais do que uma crença verdadeira …
Verdade é a realidade
Crenças é como você vê o mundo.
Conhecimento é uma crença verdadeira fortemente justificadas.
O conceito de crença verdadeira justificada afirma que, para saber que uma dada proposição é verdadeira, deve-se não apenas acreditar na proposição verdadeira relevante, mas também ter uma justificativa para fazê-lo.
Ou seja …
Um agente S sabe que uma proposição P é verdadeira se e somente s: •P é verdade •S acredita que P é verdade •S é justificado em acreditar que P é verdade •
Sistema de Crenças é um conjunto de crenças que se apoiam mutuamente.
Nenhuma crença existe isolada na mente do crente … Sempre implica e se relaciona com outras crenças. … Devem ser considerada holisticamente.
Você acha que algumas proposições estão em algum lugar entre verdadeiras e falsas? Se sim, pense em alguns exemplos e explique por que você não quer dizer que eles são absolutamente verdadeiros ou absolutamente falsos.
2. Você acha que algumas proposições são verdadeiras para algumas pessoas, mas não para outras? Em caso afirmativo, pense em alguns exemplos e explique por que você quer dizer que “o que é verdade para uma pessoa pode não ser verdade para outra”.
3. Dada a descrição acima da verdade e da justificação, pode haver crenças verdadeiras injustificadas ? Se sim, pense em exemplos e explique. Se não, porque não?
4. Dado o relato acima da verdade e justificação, pode haver falsas crenças justificadas ? Se sim, pense em exemplos e explique. Se não, porque não?