A gestão sistemática é um método de compreensão.
De uma forma geral um processo produtivo pode ser resumido nos seguinte estágios:
- Formular propósitos e objetivos.
- Analisar a situação envolvida para atingir o objetivo.
- Fazer autodiagnóstico e identificar pontos fortes e fracos, frente oportunidades e ameaças.
- Desdobrar objetivos em metas específicas, mensuráveis, acessíveis, relevante e temporal.
- Definir para cada meta a estratégia para atingi-la.
- Gerar um plano para descrever e implantar a estratégia, indicar onde alocar recursos e pontos de atenção para colocá-la em prática.
- Executar o plano, tal como planejado, coletar informações sobre situação, problemas, implicações e imagens de solução, em tempo real.
- Controlar a execução e resultados da execução, identificar padrões, desvios, gravidade de desvios, fazer previsões e reavaliar metas.
- Fazer ajustes e aumentar a precisão de cada fase, planejar, desempenhar, controlar e ajustar.