A Matriz Emocional é uma ferramenta cognitivo emocional, que lista 100 habilidades emocionais grupadas em 5 categorias fundamentais:
Autoconsciência … conhecer a si prório.
Autocontrole … controlar a si prório.
Automotivação … criar objetivos e necessidades.
Empatia … perceber, sentir e interpretar.
Sociabilidade … comunicar e se relacionar.
O grupamento de 5 categorias de 20 habilidades é uma “referência inicial e flexível”.
Habilidades emocionais são indicadores qualitativos.
A matriz é um mapa a ser ajustado conforme aplicações e necessidades da gestão de tarefas.
Permite você ter uma visão top down de 100 conceitos ou habilidades emocionais que são fundamentais em várias tarefas, muitas vezes de alta relevãncia ou não.
São 100 indicadores que têm alta aleatoriedade, mas podem ser medidos, avaliados, compreendidos e previstos se monitorados adequadamente.
O formarto tabular, é sintético e mnemônico, facilita significar cada conceito, através de outros conceitos mais próximos grupados na tabela.
Resultados esperado:
A manipulação do mapa, a seleção de indTer uma visão estruturada do que é Inteligência Emocional.
Usar o mapa como uma ferramenta regular da gestão e monitotramento do comportamento individual e empresarial.
Saber descrever inteligência emocional como um conjunto de 100 conceitos. distribuídos em 5 categorias.
Aumentar a qualidade perceptiva percepção para interpretar estados mentais seus e de outras pessoas.
Facilitar a autodiagnose.
Modelagem e simulação de estratégias de aprendizagem, treinamento de habilidades interpessoais
Desenvolver habilidades emocionais.
Modlar e Simular Comportamentos.
Check List – Auntoconciência, Autocontrole, Automotivação, Empatia e Soliabilidade
Praticar atitudes positivas significa ser assertivo … ter disposição para experimentar, agir e fazer coisas, investir esforço e tempo para alcançar seus objetivos … é um estado de espírito a ser adotado no seu dia a dia … é um processo gradual e agradável.
Autoconsciência
Refletir e identificar a razão por trás de atitudes e comportamentos.
Sentir e reconhecer emoções para mudar o que não está bom ou em desequilíbrio.
Avaliar o desafio, obstáculos, dificuldades, distância para realizar o objetivo.
Formular estratégias para atingir objetivos.
Autocontrole
Evitar reclamar para não gerar emoções negativas para si e para os outros.
Balancear coragem e planejamento.
Escolher as “palavras certas” … para direcionar os pensamentos, sentimentos e emoções.
Sentir a respiração … que está conectada com as suas emoções … mudar a respiração para mudar sentimentos.
Balancear o esforço entre identificar problemas e desenvolver soluções.
Automotivação
Conectar propósito, objetivos e metas.
Alimentar sonhos, desejar, pensar e prever.
Transformar sonhos em propósito, objetivos e metas
Imaginar o alcance dos objetivos.
Começar pelas coisas mais fáceis..
Empatia
Olhar na perspectiva dos outros.
Dar para depois receber.
Buscar críticas positivas.
Perceber o impacto das nossas atitudes sobre as pessoas ao nosso redor.
Estar aberto ao feedback para ouvir (escutar) e refletir.
Sociabilidade
Interagir com as pessoas.
Comunicar com alta compreensão.
Liderar grupos de pessoas.
Falar em público.
Escrever e cativar corações.