Criar e Inovar são usados como sinônimos mas têm significados muitos diferentes.
A razão está em virtude dos dois conceitos estarem fortemente conectados.
Criar é inventar algo novo.
Inovar é criar novos usos da criação.
Embora um leve ao outro pela aplicação da teoria e prática, em termos de estratégias de valor e gestão são coisas muito diferentes.
Neste sentido a inovação e muito mais importante e abrangente do que criação, já que busca aprimorar e reinventar novos usos para a criação, que em outras palavras significa mais oportunidades de negócios, quando se pensa expandir em termos de mercado, produtos e consumidores.
A estratégia da inovação permite trabalhar diferencial competitivo para estar à frente dos concorrentes.
Está relacionada com análises de tradeoff, gaps e meios e fins.
Isso não significa inventar ou criar coisas novas e sim criar novas utilidades das coisas já criadas;
A principal diferença entre criação e inovação é que a criação significa conceber novas ideias, muitas vezes subjetivas e de difícil mensuração, mas incendeia
Por sua vez, a inovação é totalmente mensurável, já que está voltada para o trabalho necessário para viabilizar uma ideia.
A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente.
Um dos grandes pensadores da inovação, o economista e cientista político austríaco Joseph Schumpeter, tinha claro que a inovação é o motor do crescimento econômico.
A inovação, por sua vez, atualiza, aprimora e traz um aspecto de novidade para algo já existente. Inovar é conseguir evoluir o conceito original (invenção), introduzindo novas funcionalidades e metodologias que façam mais sentido para os usuários.
Quebrar paradigmas de mercado
Definir e declarar peoposições de valor para o mercado.
Desenvolver ofertas
Fazer propostas comerciais.
Chamar a atenção e atrair tráfego e interesse.
Ganhar vantagem competitiva
Aumentar a percepção de valor
Como criar novos mercados para a empresa e gerar propostas de valor inusitadas?
Surpreendentemente, segundo pesquisas, as empresas inovadoras não recorreram aos concorrentes como paradigmas.
Adotam inovação de valor ou salto qualitativo de valor.
Em vez de se esforçarem para superar os concorrentes, concentraram o foco em tornar a concorrência irrelevante, oferecendo saltos no valor para os compradores e as próprias empresas.
Alinhamento de Valor
A Inovação de Valor atribui a mesma ênfase ao valor e à inovação.
Ela cocorre apenas quando a empresa alinha os seguintes componentes:
- Inovação
- Utilidade
- Preço
- Ganhos de Custo.
Equações da Inovação de Valor
Inovação = função (utilidade, preço, custo)
- Valorcliente = função (utilidade, preço) (1)
- Valorempresa = função (preço, custos) (2)
- Valor = Valorcliente x Valorempresa
- Valor = utilidade / custos
Como o valor para os compradores decorre (1) da utilidade e do preço dos produtos e serviços e (2) do valor para a empresa resulta do preço em comparação com os custos, só se alcança a inovação de valor quando todo o sistema de atividades da empresa, envolvendo utilidade, preço e custo, se alinha de maneira adequada.
A inovação de valor é uma nova maneira de raciocinar sobre a execução da estratégia.
Diferença da Estratégia de Inovação de Valor
Como distinguir a estratégia de inovação de valor dos demais tipos de estratégias?
Pelo seu propósitot, a estratégia de valor, diferente de outras inovações, ocorre no nível mais estratégico da empresa e abrange a todos na empresa.
Por exemplo a inovação de produção, ocorre no nível de subsistema, e não impacta a estratégia geral da empresa, pode reduzir a estrutura de custos da emrpesa para reforçar a estratégia de liderança de custo vigente, mas não se propõe a alterar a proposta de utilidade ou de valor das ofertas; porque também, esse não é seu papel.
Inovar é criar algo novo, é introduzir novidades, renovar, recriar.
A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente.
A principal diferença entre criação e inovação é que a criação significa conceber novas ideias.
Ideias criativas, frequentemente são subjetivas e de difícil mensuração.
Por sua vez, a inovação é totalmente mensurável, já que está voltada para o trabalho necessário para viabilizar uma ideia.
Ferramentas e Modelos de Análise
A estratégia de inovação de valor eficaz consiste em minimizar os riscos, não em assumir riscos às cegas.
A Matriz da avaliação de Valor
A matriz de avaliação de valor é tanto um isntrumento de diagnóstico como um modelo para o desenvolvimento de uma estratégia consistente. Dois são os seus propósitos. Primeiro, captar a situação atual no espaço de mercado conhecido. Isso permite que a emrpesa compreenda em que os concorrentes estão investindo, os atributos nos quais se baseia a competição em termos de produtos, serviços e entrega, e o que os compradores recebem como clientes de qualquer das ofertas competitivas existentes no mercado. A figura 2.1 retrata de forma gráfica essas informações. O eixo horizontal representa a variedade de atributos nos quais o setor investe e compete. GEEDDSMC
FIGURA 2.1
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Tais atributos são considerados fundamentais para a promoção do vinho como a melhor escolha para ocasiões especiais, aos olhos do apreciador bem informado.
O eixo vertical da matriz, o qual retrata o nível de oferta de cada atributo segundo a percepção os compradores. Pontuação mais alta significa que a empresa oferece mais aos compradores e, portanto, investe mais no atributo.
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O Modelo das Quatro Ações
A fim de reconstruir os elementos de valor para o comprador, na elaboração de uma nova curva de valor, desenvolvemos o modelo das quatro ações. Como mostra a figura 2.2, apra romper o trade-off diferenciação-baixo custo e criar
FIGURA 2.2
Uma nova curva de valor, dispõe-se de quatro perguntas-chave, que questionam a lógica estratégica e o modelo de negócios do setor.
- Que atributos considerados indispensáveis devem ser eliminados?
- Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais?
- Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais?
- Que atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?
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Três Características da Boa Estratégia e Imagem Solução e Imagem Solução
Foco: A emrpesa não dispersa seus esforços entre todos os atributos de valor. A forma da curva de valor diverge da dos outros concorrentes, resultado da não-comparação com estes, mas sim da observação cudiadosa das alternativas. A mensagem por trás da curva de valor do [yellow tail] é nítida.
Quando expressa na forma de uma curva de valor, uma estratégia eficaz apresenta três qualidades complementares: foco, singularidade e mensagem consistente. Sem essas qualidades, a estratégia da empresa provavelmente será confusa, indistinta e difícil de comunicar, com uma estrutura de custos alta.
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Foco
Toda estratégia notável tem foco, e o perfil estratégico da emrpesa, ou sua curva de valor, deve msotrar isto com nitidez. Ao adotar esse foco, a emrpesa tornou-se capaz de competir no preço. Não investe. Em contraste, seus concorrentes tradicionais investem em todos os atributos de valor do setor, o que torna muito mais difícil replicar os preços. Ao investirem em todo o espectro de atributos, essas empresas permitem que os concorrentes definam seus próprios movimentos, resultando em modelos de negócios custosos.
Singularidade
Quando a estratégia é formulada de forma reativa, como tentativa da empresa acompanhar a concorrência, ela perde sua singularidade. Na matriz de avaliação de valor, os estrategistas reativos tendem a apresentar o mesmo perfil estratégico.
Em contraste, as curvas de valor dos estrategistas do oceano azul sempre se destacam das demais. Ao aplicar as quatro ações de eliminar, reduzir, elevar e criar, diferenciam suas curvas de valor daquela que se caracteriza como a média do setor.
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Mensagem Consistente
A boa estratégia tem uma mensagem consistente e convincente. Uma boa mensagem não só deve ser clara, mas também anunciar uma oferta verdadeira, para que os clientes não percam a confiança e o interesse. Com efeito, uma boa maneira de testar a eficácia e a força de uma estratégia é verificar se ela possibilita a criação de um slogan vigoroso e autêntico. Uma imagem de solução.
Esses três critérios orientam as emrpesas em seu processo de reconstrução, a fim de revolucionar a criação de valor, tanto para os compradores qanto para si próprias.
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Leitura das Curvas de Valor
A matriz de avaliação de valor cria condições para que as emrpesas vejam o futuro no presente. Para tanto, as emrpesas devem aprender a ler as curvas de valor. Como característica intrínseca das curvas de valor de um setor percebe-se uma riqueza de conhecimentos estratégicos sobre a situação presente e futura de um negócio.
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Estratégia do Oceano Azul
A primeira pergunta respondida pelas curvas de valor é se o negócio realmente tem condições de ser vencedor. Quando a curva de valor da empresa, ou a de ses concorrentes, atende às três qualidades que definem uma boa estratégia do oceano azul – foco, singularidade e mensagem consistente ao mercado – a empresa está na trajetória certa. Esses três critérios servem como primeiro teste básico da viabilidade comercial das idéias de oceano azul.
Empresa à Deriva no Oceano Vermelho
Quando a curva de valor de uma emrpesa se confunde com as dos concorrentes, isso significa que ela se perdeu na competição sangrenta. A estratégia implícita ou explícita da empresa tende a tentar superar a concorrência na base do custo ou da qualidade. Essa situação sinaliza crescimento lento, a não ser que, por sorte, a emrpesa atue num setor dinâmico e se deixe levar pelo próprio crescimento setorial. No entanto, esse cresciemtno não é produto da estratégia, mas da condição natural da indústria como um todo.
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Excesso de Atributos Sem Retorno
A fim de promover a inovação de valor, a empresa deve dcidir quais atributos deve eliminar e reduzir – em vez de apenas se preocupar em elevar e criar atributos – para que possa construir uma curva de valor singular.
Estratégia incoerente
A curva de valor que aprece um prato de espaguete – um ziguezague sem rima e ritmo, no qual as ofertas traçam um emaranhado de ältas e baixas, altas e baixas, altas e baixas”.
É até possível que cada uma delas isoladamente faça sentido, mantenha a empresa em atividade e ocupe todo o pessoal; mas, em conjunto, pouco contribuem para diferenciar o negócio em relação ao melhor concorrente para proporcionar uma visão estrsatégica clara. Essa situação geralmente revela uma organização com silos divisionais ou funcionais.
Contradições Estratégicas
Será que existem contradições estratégicas? Esses são os casos em que a empresa oferece altos níveis de atributo de valor, ao memso tempo em que ignora outros que atuam como fontes de apoio e sustentação. Um exemplo é efetuar altos investimentos na facilidade de uso do site da empresa, mas não corrigir sua baixa velocidade de operação. Também se encontram inconsistências estratégicas entre os níveis de oferta e preços.
Empresa com Foco Interno
Os atributos de valor estão expressos em termos que os compradores possam compreeender e valorizar ou estão articulados na forma de jargão operacional? O tipo de linguagem usada na matriz de avaliação de valor reflete se a visão estratégica da emrpesa resulta de uma perspectiva “de fora para dentro”, orientada ao mercado, ou de uma perspectiva “de dentro para fora”, movida pelas operações internas. A análise da linguagem da matriz ajuda a emrpesa a compreender a que distância ela se encontra da criação de demanda setorial.
As ferramentas e modelos apresentados neste capítulo são instrumentos analíticos fundamentais utilizados neste programa. É a interseção entre essas técnicas analíticas e os seis princípios da formulação e execução das estratégias de venda.