Quais as funcionalidades de Monitoramento de Rede?
Um produto abrangente de monitoramento de rede deve ser capaz de detectar, monitorar e analisar seus dispositivos em tempo real, com base em alertas e avisos.
A ferramenta deve ser moderadamente fácil de implementar, configurar e suportar dispositivos de múltiplos fornecedores.
Deve incluir autodiscovery, inventário de dispositivos, alertas automáticos e configuráveis de problemas e uma interface de gerenciamento centralizado baseado na Web, incluir um painel com gráficos de fácil leitura e tabelas que forneçam visões diferentes do status da rede.
Deve ter um mapa de topologia de rede (ou a capacidade de gerar um), assim como comandos para modificar as configurações de rede e solucionar problemas. Deve também ser capaz de detectar e analisar o tráfego do protocolo de Internet nas várias versões.
Uma ferramenta de monitoramento de rede normalmente usa agentes ou sensores para coletar e transmitir dados para um console de gerenciamento para análise.
Agentes necessitam de alguns recursos para executar, que podem afetar o desempenho.
Um produto sem agente, por outro lado, é projetado para não ter pouco ou nenhum impacto sobre processos atuais.
Muitas abordagens de monitoramento de rede é baseada no reconhecimento de aplicativos (application aware), o que significa que esses sistemas podem detectar e monitorar todos os aplicativos e serviços que operam através de uma rede.
Este é um benefício importante, pois permite que os administradores possam distinguir se um problema de desempenho decorre da rede ou do aplicativo em si. Neste particular, permite que a equipe de TI monitore um aplicativo em detalhes, tempo de resposta, processamento do servidor, rede, ou seja, todo os recursos que suportam a aplicação.
A capacidade de avaliar tendências, históricos e o que se espera, é um recurso útil para identificar padrões de desempenho de rede e à partir daí, vislumbrar o futuro mais provável do desempenho da rede.
O planejamento automático de capacidade é outro recurso que facilita a gestão de infraestrutura de rede e otimização, através do envio de avisos para o administrador de rede, sempre que limites de capacidade de memória, largura de banda ou rede estejam prestes a serem ultrapassados.