Hoje em dia a comunicação digital ampliou as fronteiras e componentes da comunicação e formas de persuasão.
Neste contexto a retórica é cada vez mais importante para conectar mentes, pessoas e construir redes sociais.
Os 5 Princípios ou Dimensões da Retórica, são conceitos antigos que servem como um “guia prático” para estudar a retórica e a criação de discursos, conteúdos digitais , mensagens, argumentos persuasivos na comunicação e marketing nas empresas.
Descrevem cinco habilidades que os indivíduos precisam ter para se comunicarem bem., são elas: 1) Invenção, 2) Arranjo, 3) Elocução, 4) Memória e 5) Apreentação.
A retórica é uma contraparte da dialética.

Check List.
Princípios da Retórica.
Primeiro Princípio … Método de Invenção ou Descoberta.
Invenção é o processo que leva ao desenvolvimento e refinamento de argumentoe e principais mensagens do seu discurso.
Veja um check list de atributos que podem ser usados como brainstorm e guia para essa etapa.
- Analogia … descobrir semelhanças, comparações, contrastes.
- Categorização … identificar categorias, conjuntos e relações entre arumentos, organizar o pensamento e conhecimento … facilitar fazer analogias, análise, comparaçõs, comunicar, explicar. fazer inferência, memorizar.
- Causa e efeito … responder à pergunta “O que causou/causa/irá causar isso?”.
- Conhecimento do Assunto … praticar a leitura ativa, notícias, eventos, fontes de informação, discussões, fóruns, redes sociais, conversas com especialistas.
- Definição … usar a definição como uma ferramenta da retórica para criar uma tese tomando um fato ou uma ideia e explicando-a identificando precisamente sua natureza … “O que é/era?” …
- Duração …
- Estilo …
- Meio de Comunicação …
- Argumento … gerar proposições para dar razões para a conclusão por meio de justificação, mostrar o grau de verdade ou aceitabilidade da conclusão.
- Emoções … para influenciar o público.usar a retórica para investigar e explicitar a verdade e a clareza para concluir por meio de justificação, explicação e/ou persuasão,
- mas atentar que ela também pode ser usada para manipular ou enganar.
- Evidências … 1,2, 3]… e os possíveis meios de descobertas.
- Flashback ... intercalar cenas que levam a narrativa de volta no tempo a partir do ponto atual para e preencher uma “história de fundo” crucial .
- Heurística” … aplicar estratégias sistemáticas”, métodos e ferramentas para descobrir e gerar ideias, caminhos, argumentos retirados do contexto próximo, focar nas circunstâncias dos fatos, situações e condições do sujeito relacionadas a um tema e objetivo específico.
- Instruções … criar conjunto de ideias, esquemas, check lists, algoritmos, mapas conceituais, diagramas, para ajudar a encontrar e compor argumentos apropriados para uma determinada “situação retórica”.
- Linguagem … estudar signos, sinais e símbolos, melhores formas de linguagem para a informação, comunicação e compreensão, ou seja, optar por descrever, expor, narrar ou argumentar … chamar a atenção … influenciar o público alvo sobre o objeto de conhecimento ou proposta de valor.
- Memorizar … a retórica envolve ajudar a selecionar, armazenar e recuperar informações mais importantes para o discurso, orientar a observação de detalhes que adicionarão profundidade aos ensaios, testes experimentos para a comunicação e significação (conectar conhecimento novo/poposto ao conhecimento corrente)
- Propósito … informar a intenção, o que se busca alcançar.
- Público Alvo … selecionar criteriosamente o público ideal ou cliente ideal para a “situação retórica”.
- Razão … usar a razão e dialética como base para argumentos.
- Retórica e Dialética … encarar a retórica como ferramenta complementar e dual à dialética … enquanto o raciocínio dialético é o mecanismo para descobrir verdades universais, a retórica é o método para esclarecer e comunicar esses princípios aos outros.
- Situação Retórica … analisar o contexto, circunstâncias ( o que, por quê, quem, onde, quando, como e quanto) e situação específica que determinam a criação e a interpretação do texto, discurso ou comunicação,
- Testemunhos … investigar e selecionar declarações ou relatos sobre o “objeto da retórica” ( evento, experiência ou estado de coisas), para fortalecer argumentos, evidênciar a credibilidade da testemunha, autoridade, especialização, estatística ou lei.
- “Voz do Discurso … definir o tom do discurso, o seu estilo distintivo, a forma de escolher e expressar ideias e emoções através da linguagem.
- Exemplos ... e bons exemplos devem ser obtidos aplicando cada tópico a um assunto definido e chegando a várias declarações de tese”.
- Lógica … identificar e explicitar argumentos dedutivos, indutivos e abdutivos.
- Enredo … sequência de eventos em que cada evento afeta o próximo através do princípio de
causa e efeito.
A Invenção ou Descoberta deve ser:
(1) Aplicável a uma ampla variedade de situações de escrita, de modo que transcendam um tópico específico e possam ser internalizadas pelo sujeito ou platéia.
(2) Flexível na direção, permitindo que um pensador retorne a uma etapa anterior ou pule para uma convidativa, conforme a ideia em evolução sugere.
(3) Altamente generativa, envolvendo o escritor em várias operações – como visualizar, classificar, definir, reorganizar e dividir – que são conhecidas por estimular insights (compreensões).
- E para se comunicar efetivamente, um orador deve ser capaz de reunir argumentos adequados que sustentem uma tese.
- Os outros quatro métodos – arranjo, estilo, memória e entrega – são dependentes e articulados.
- A primeira parte de qualquer exercício retórico era descobrir os argumentos adequados a serem usados, o que era feito pelos métodos formalizados da invenção.
- Os outros quatro métodos ou princípios – arranjo, estilo, memória e entrega – são dependentes e articulados a essa primeira etapa.
- O próximo problema era selecionar vários argumentos e organizá-los em um discurso eficaz.
Segundo Princípio da Retórica … Disposição ou Arranjo.
O arranjo é o sistema usado para organizar e estruturar o conteúdo do discurso, ordenar os argumentos e geralmente tem três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução …
Introdução é a parte do discurso em que o orador preparava a audiência para ouvir seus argumentos com uma mentalidade favorável, onde alguns dos principais temas do discurso são anunciados com antecedência.
- Expor o argumento principal do discurso e informações relevantes, no seu entorno.
- Apresentar o tipo de causa.
- Descrever a razão ou motivo que leva ao acontecimento ou situação.
- Usar conectivos do tipo: “porque”, “por que”, “visto que” “já que” “uma vez que”, dado que”. e “por causa de” são exemplos de conectivos usados.
- Apresentar as credenciais do escritor e autor.
- Avaliar o estilo se mais direto ou mais sutil e indireto.
- Apresentar as credenciais do oponente, se necesário ou possível.
- Garantir estilo moderado de introdução do tema.
- Usar palavras de uso corrente.
- Não usar uma introdução banal, que pode ser utilizada em várias causas ou contra você mesmo.
Terceiro Princípio da Retórica … Elocução ou Narrativa
A narrativa é a forma de expor o caso.
Evidenciar a perspectiva e intenção da exposição do caso, defesa, acusação, explicação, sobre comportamentos e coisas semelhantes”.
Listar principais princípios do argumento.
Nomear as questões em disputa e listar os argumentos a serem usados na ordem em que aparecerão.
a prova do caso, ou confirmatio.
A narrativa confirma ou valida o material fornecido na narratio e na partitio.
a refutação de possíveis argumentos opostos, ou confutatio .
Se o orador antecipa que certas discordâncias de seu discurso, ele deve estar preparado para refutar o argumento que poderia ser apresentado em oposição ao seu discurso original.
a conclusão, ou peroratio . Cícero ensinou que um orador pode fazer três coisas nesta parte: resumir seus argumentos, tentar desacreditar qualquer um que discorde dele e despertar simpatia por si mesmo, seus clientes ou seu caso. [ citação necessária ]
Memória.
- Arranjo (organizar os argumentos para efeito extremo);
- Estilo (determinar como apresentar os argumentos);
- Memória (o processo de aprender e memorizar a fala e mensagens persuasivas)
- Entrega (os gestos, pronúncia, tom e ritmo usados ao apresentar os argumentos persuasivos).
- Retórica … tipologia e principais métodos: 1) descrição, 2) exposição, 3) narração e 4) argumentação.
- Retórica e Persuasão … arte de persuadir, aumentar a eficiência e eficácia para comunicar e persuadir.
- Quadrilema do Conhecimento na Empresa … senso comum, filosofia prática, ciência aplicada e sabedoria (ou competência).
- Ferramentas de Mediação Semiótica … como aplicar a semiótica para aprender, comunicar, persuadir e comercializar produtos e serviços.
- Ciência Cognitiva … e o papel da retórica no estudo da cognição.
- Análise Circunstancial 5W2H … uma ferramenta para resolução de problemas, comunicação e retórica.
- Glossário de Gestão Cognitiva … principais conceitos para da ciência cognitiva.
- Relação Conceito x Pergunta … perguntas são ferramentas para criar e inovar conceitos e conceitos são esquemas mentais para resolver perguntas.
- Princípios da Estratégia … polo e contrapolo, retórica e dialética, vontade e incerteza, princípio e imaginação, liderança, conflito e oportunidade, quebrar as regras como regras, dialética do cliente, fases inicial, intermediária e final.
- 100 aplicações das Perguntas
- Evidência … Distinguir Conhecimento de Crença e Persuadir.
- Pensamento Crítico … Evidências e Bom Senso.
- Evidências Científicas na Empresa
- Lógica de Argumentos
- Argumentos Analógicos
- Lógica e Argumentos
- Dialética … Propósito, Características e Aplicações