Os mapas descrevem visões simplificadas e sequencial da aplicação do método científico.
O método científico, é baseado em princípios e regras.
Primeiro, observa um fenômeno de interesse.
Depois, gera perguntas.
Com base no conhecimento prévio (conhecimento à priori) e pesquisa de informações, desenvolve uma hipótese.
Como foco na hipótese, projeta um experimento científico que lhe permite testar a hipótese no mundo real.
Na sequência, apresenta resultados dos testes, com base na hipótese fundamental (hipótese raiz) e outras derivadas do método.
O sujeito que aplica a ciência deve dominar o conhecimento do método como garantia de efetividade nos resultados.
Uma habilidade fundamental é perceber e identificar situações de uso da ciência e seus conceitos, reproduzir ou simular experimentos, comparar resultados de diferentes observações e experimentos, fazer previsões e predições.
Sobre o método …
Se não houver falhas na aplicação do método científico, no experimento e se previsões corresponderem, isso é considerado uma evidência a favor da hipótese.
Se hipótese e resultados não corresponderem, então a hipótese é refutada.
Depois, vem a avaliação de especialistas (comunidade científica) da aplicação do processo, resultados.
Uma hipótese demonstrada, suficientemente revisada e testada e comunicada pode se tornar uma teoria científica.
As teorias científicas são consideradas conhecimento científico … estão sempre sujeitas a novas revisões, caso novos dados venham à luz.
Ceticismo e Ciência
O ceticismo é um estado mental característico do pensamento científico … pensar ajuizado e metódico.
É uma “atitude de questionamento” em relação a afirmações de conhecimento que são vistas como mera crença ou dogma, sem justificativas apropriadas ou superficiais.
O método científico recomenda uma atitude cética de “bom senso” “… não a descrença e suspensão da crença.
Uma pessoa cética duvida da precisão desses tipos de afirmações sem justificativas claras.
A atitude cética é neutra … não afirma nem nega a afirmação.
Essa atitude vem da consciência de que as evidências disponíveis são insuficientes para sustentar a afirmação da verdade.
O ceticismo é uma habilidade de interesse da epistemologia (estudo do conhecimento) para justificar uma crença.
O ceticismo “bom” ou moderado, busca evidências fortes antes de aceitar uma posição e o ceticismo “ruim” ou radical, busca suspender o julgamento indefinidamente.
Método Indutivo
As teorias científicas são aplicadas via métodos científicos que orientam as pessoas a usar a ciência, aplicadas à uma “situação específica” na qual a teoria se aplica.
O método científico é a aplicação da abordagem indutiva à investigação, que a partir de observações particulares, identifica um padrão e generaliza para um escopo maior.
Não é exato e sim provável, é revisado, melhorado e ampliado ao longo do tempo.
É inteiramente apropriado para a exploração do mundo causal da natureza (física, química, etc..
Não é válido para as ciências sociais, que incluem a história.
Por exemplo … um engenheiro pode aplicar a “teoria da estática” (física), para construir uma ponte e à partir daí, um novo conhecimento é gerado, especializando-o para um novo caso … a cada hipótese, um novo salto ou nova camada de teoria pode ser acrescentada (induzida). No entanto, as teorias que suportam as novas hipóteses, são submetidas ao “rigor científico e cético”; de questionamento de verdades, observações, hipóteses, teorias, experimentos … por que tudo muda e a ciência depende dessas mudanças.
“Falhas em processos de trabalho são resolvidas cientificamente, por meio de métodos de gerenciamento aprimorados pela otimização continuada de processos”.
Em 1911, Taylor publicou sua teoria …
Tipos de Ciência
No mundo empresarial ciência está em tudo.
Cada tipo de ciência aplica métodos científicos ou não para responder as perguntas fundamentais de um domínio de conhecimento específico.
A sociologia estuda a comunicação entre grupos de indivíduos, como formam redes sociais e se aculturam, educam e aprendem.
O marketing , usa outras ciências – social, educação, psicologia, literatura, ciência cognitiva para atrair atrair pessoas para sua marca, seu propósito é atrair clientes para a compra de ofertas desenvolvidas para atender necessidades e mudanças.
A economia estuda a riqueza, estratégias de custo,
A matemática estuda quantidades, espaço, relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos, e desenvolve nas pessoas a capacidade lógica do pensamento.
Bom Senso para aplicar Ciência
Acima da ciência e da arte está o Bom Senso, qualidade que reúne razão e sabedoria, para a tomadas de decisão e ações alinhadas com regras, costumes e expectativas de um determinado contexto e domínio de conhecimento.
- Quando se diz que um indivíduo age com bom senso, significa que ele utiliza argumentações e atitudes racionais para poder fazer julgamentos e escolhas assertivas, de acordo com os padrões morais de uma sociedade.
- Para Aristóteles, o bom senso é “elemento central da conduta ética, uma capacidade virtuosa de achar o meio-termo e distinguir a ação correta, o que é em termos simples, nada mais do que bom senso”.
- “Não existe verdade absoluta para a raça humana, mas existe bom senso”.
- O bom senso se adquire com teoria e prática.
Bom senso se adquire com o tempo, com ganho de inteligência emocional, uso de teorias, técnicas, ferramentas e metodologias qualitativas, para a tomada de decisão … são camadas de inteligência supridas pela ciência e arte, atuando de forma articulada e continuada.