Modelagem é o estudo e uso de modelos ou formas, representações físicas ou mentais, de sistemas, objetos, fenômenos e permite fazer simulações para gerar dados e informações e tomar decisão técnica ou gerencial.
A modelagem é cada vez mais importante devido:
- Uso da computação.
- Produção de bens e serviços em larga escala.
- Uso redes de tecnologias de informação e mídias sociais.
- Inteligência artificial.
- Prever comportamento do consumido.
- Tomada de decisão.
Conceito de Modelo de Negócio
O Modelo de Negócio é uma ferramenta de gestão, representa simplificadamente o sistema que a empresa usa para criar valor para o mercado.
O modelo CANVAS da figura é um exemplo de metaferramenta de gestão para modelar modelos de negócio.
É bastante difundida no mercado, apresenta de forma textual e gráfica 9 partes funcionais chave de um modelo de negócio … uma referência.
Explica, visualmente, como um mapa, os pontos essenciais do negócio da empresa e facilita o foco e monitoramento das relações de causas e efeitos dos componentes chave e gestão do modelo.
Servir como uma ferramenta estratégica e tática para gerenciar escopo e alinhamento empresarial.
Visualizar os componentes chave da empresa, principais relacionamentos com os demais componentes do modelo, identificar as relações de compromisso entre os componentes, monitorar mudanças em componente, causas e efeitos no modelo e resultados.
A gestão do modelo de negocio cuida do arcabouço – estrutura e funcionamento geral da empresa.
Como Modelar Negócios
De uma forma geral, um bom “modelo de negócio” deve:
Prover um formato mnemônico para facilitar a explicação, memorização, abstrações, simulações, aprendizado, análise, compreensão, comunicação e especialização do modelo.
Explicar a estrutura e componentes chave do negócio: proposta e equação de valor, cliente ideal, ofertas de marketing, mercados e segmentos, parcerias, atividades, canais de relacionamento e vendas, equações de desempenho de demanda e oferta e equações financeiras.
Modelar e simular o funcionamento do negócio graficamente.
Mapear as relações entre os componentes do modelo.
Identificar “pontos de atenção” mais relevantes para o “momentum, contexto e situação do negócios”.
Inserir a análise e modelagem de negócio nos ciclos de PDCA – Planejamento, Desempenho, Controle e Ajustes.
Modelar a equação do desempenho de negócio: Resultados = Velocidade x Ciclo de Produção = Carga de Trabalho x Valor x Taxa de Conversão.
Usar o modelo de negócio como “plano de referência” respeitando os seguintes preceitos e hierarquia funcional: 1) estratégico – foco capacidade de recursos, 2) tático – foco otimização de atividaddes e 3) técnico – foco corretismo de tarefas
Comparar modelos de negócio e sinergias na cadeia de valor, para diferentes situações de competitividade.
Funcionar como um “mapa estratégico” para facilitar o sincronismo e alinhamento de indivíduos, times e empresas,
Reforçar a “proposta de valores da empresa”, no centro do modelo de negócio, para sistematicamente relembrar e orientar o comportamento de todos.
Modelo de Negócio e Proposição de Valor
A proposição de valor é componente central do modelo de negócio.
É outra ferramenta e produto da gestão de processos de negócios, marketing e vendas.
É o farol para orientar, sincronizar e alinhar a empresa e mercado sobre as intensões e comportamento ético da empresa.
Expressa o “DNA” da empresa – valores, necessidades, produtos, serviços, soluções e ofertas que a empresa investe e dá importância.
Vem antes da marca, que a representa e simboliza a empresa e suas ofertas.
A proposição de valor dita e justifica as crenças, pensamentos, hábitos, atitudes, comportamentos, conhecimentos, habilidades, teorias, práticas, estratégias, objetivos da empresa.
Deve estar em tudo que é feito no escopo da empresa.
A proposta de valor, como componente central da ciência, arte e empresa, precisa ser repetida, atualizada, educada e fixada na mente de todos os empregados e clientes, reforçada em todos os ciclos de PDCA, nos níveis estratégico, tático e operacional.
Atividades e Tarefas
Atividade e Tarefas é outro pilar de qualquer modelo.
Colocando em “forma de perguntas” a gestão de atividades e tarefas deve cuidar:
- Projeto, execução, controle e ajustes de atividades e tarefas.
- A gestão de atividades … foco no projeto e processo, garantir capacidades, faixas de tolerânia, gargalos do sistema de negócio, insumos, recursos e ativos, tarefas, resultados esperados, pontos de atenção, consultividade, teorias e métodos,
- A gestão de tarefas … foco na execução, balanceamento de atividades e pessoas, aderência e execução de planos, fundamentação teórica, fundamentação prática, ferramentas e instrumentação, comportamentos adequados, inteligência emocional e competitiva, cumprimento de metas, concentração da atenção, disciplina, autoeficácia, confiança, simulação, repetição, fluência, proatividade, assertividade.
- Atividades e tarefas têm características duais e precisam ser tratadas de forma dual: a atividade tem como espelho um conjunto de tarefas e vice versa.
- Quais são os 20% de atividades que geram 80% da receita (regra de Pareto)?
- Para cada tarefa
- Quais as atividades devem ser reforçadas, reduzidas ou eliminadas?
Como é feita a gestão de:
mudança
processo
Cliente Ideais ou Clientes Referência
A modelagem de negócio exercita várias perspectivas e relações de causa e efeito das “estratégias de negócios.
- O objetivo é que gestores e equipes tenham um “mapa do negócio”, uma “referencia” para que possam mirar e trabalhar em sinergia.
- Olhar “todo integrado e articulado”, flexível, síncrono e alinhado.
- Representar, descrever e simular “vantagens competitivas”.
- Deve expressar o que há de mais estratégico e essencial para a gestão da empresa..
- O gestor usa o modelo de negócio para focar na questão estratégico tático e a equipe para focar no tático e operacional.
- De tal foma que o modelo de negócio funcione também como uma ferramenta de “alinhamento estratégico”.
- A habilidade de modelagem e o uso da ferramenta modelo de negócio fica cada vez mais importante com o crescimento da empresa.
- É função do gestor fazer com que sua equipe compreenda os principais componentes e alavancas diferenciais do modelo de negócio da empresa, fazer com que as “pessoas se enxerguem no modelo” e se identifiquem com ele e o refinem na sua perspectiva.
- Por outro lado, é função da equipe e indivíduo, aplicar o modelo, métodos e ferramentas atrelados, coletar informações das interações de negócios, executar tarefas, controlar e ajustar desvios para atingir metas e dar feedbacks para controle e ajustes do modelo.
- Cada indivíduo deve ter pelo menos uma “faceta” a ser polida no modelo.
- E evolução do modelo de negócio será fruto do trabalho em equipe nas suas várias perspectivas,
O modelo de negócio é uma ferramenta de “filosofia de trabalho em time e cooperação”, que “empodera o processo de tomada de decisão” em todos os níveis da empresa, com “controle de fronteiras”.
O modelo de negócio é um fio condutor entre estatrégico, tático e operacional … a sua função principal vai bem além de simplesmente descrever o negócio e sim gerar sincronismo e alinhamento empresarial.