O que é uma Matriz …
É uma estrutura de dados organizada de forma tabular.
A figura ilustra 1) uma matriz de “m” linhas e “n” colunas, 2) uma matriz de probabilidade usada em processos estocásticos ou aleatórios, 3) uma curva matricial representada no plano cartesiano.
Existem muitas aplicações de matrizes em ciências cognitivas, computação, inteligência artificial, gestão, comunicação, resolçução de problemas e tomada de decisão.
- É uma forma de padrão reticulado (facilita a formação de rede e relacionamento) e articulado (facilita a comunicação clara, fluida e organizada,).
- É uma formato sintético e não serial de escrever e ler de forma ativa, falada, escrita e gráfica.
- Pode representar formalmente conjuntos, normas, regras ou procedimentos.
- Permite conectar ideias de forma eficiente, se expressar com precisão e coerência.
- É uma forma de modelar matematicamente e computacionalmente um grafo, com “m” nós (vértices), como um subconjunto de uma matriz quadrada de m linhas e m colunas.
- Qualquer sistema em rede (física, social, informacional) pode ser representado por uma matriz de adjacências de vértices e arestas.
- A matriz (ou array), é muito usada como estrutura para aquisição, armazenamento e apresentação de dados, informação, conhecimento.
- É um padrão de estrutura para modelar algoritmos de rede e solução de problemas baseados em operações matriciais intra e inter matrizes, que representam diferentes sistemas de coisas e valores,
- É também utilizada para representar e analisar dados de forma espacial, temporal, tabular e gráfica, pelo seleção dos elementos (células ou nós) da matriz.
- É uma ferramenta cognitiva para modelar, planejar, medir e controlar contextos envolvendo multiplicidade de variáveis e parâmetros.
- Permite parametrizar uma visão top down de um sistema ou projeto, como um quadro de indicadores interdependentes e integrados numa matriz “m vezes n”
- Ajuda a desenvolver a criatividade e inovação, já que permite pesquisar, visualizar e conectar ideias matricialmente, revelar novos padrões e tradeoffs mais complexos envolvendo um conjunto de multivariáveis.
A matriz está no núcleo de qualquer painel de controle (dashboard), reúne indicadores, métricas e dados importantes, categoriza, classifica e simplifica a compreensão de grandes volumes de informação, facilitar o monitoramento em tempo real, a análise, tomada de decisões estratégicas e rápidas, avalindo contexto e situação … provê visão integrada, holística, não sequencial e significativa de um processo mental ou de negócio.

Check List.
Matrizes.
Propósito, Características e Aplicações.
- Matriz Cartesiana … expressar o raciocínio, processos e tarefas de forma racional, metódica e geométrica em planos cartesianos (x,y), representar relacionamento, funções, curvas, no espaço e tempo,
- Matriz de Dados … estrutura para organizar conjuntos de dados de forma matricial ou tabular (linhas e colunas) e sistemática, facilitar o processamento mental e computacional, aplicação de métodos estatísticos, algoritmos de análise de dados qualitativos ou quantitativos, facilitar identificar e comunicar visualmente ou graficamente ocorrências e padrões.
- Aplicação … é uma estrutura formal, especialmente apropriada para gerenciar escopos, ambientes e contextos complexos de multivariáveis aleatórias, de forma não sequencial.Uma matriz é uma estrutura formal, que organiza dados em uma tabela retangular com linhas e colunas.
- Matriz de Adjacências … uma forma de representar um grafo como uma matriz quadrada, onde cada célula (A[i][j]) indica se existe uma conexão (aresta) entre o vértice (i) e o vértice (j). O valor (1) significa que a aresta existe, e (0) significa que não existe. … em grafos não direcionados, a matriz é simétrica ((A[i][j]=A[j][i])), enquanto em grafos direcionados, a simetria não é garantida.
- Matriz de Descisão … ferramenta visual para avaliar e priorizar opções, comparando-as com base em critérios pré-definidos, ajudar a tomar decisões objetivas, atribuir pontuações para cada opção em relação aos critérios, que podem ser ponderados por sua importância, aplicar uma pontuação geral para cada opção, facilitar a seleção da melhor alternativa, especialmente em situações complexas com múltiplas variáveis.
- Matriz Estocática … usadas para descrever os conjuntos de probabilidades de eventos, representar um conjunto de variáveis aleatórias, com a propriedade de que a distribuição de probabilidade do próximo estado depende apenas do estado atual e não da sequência de eventos.
- Matriz de Contexto … organizar informações de forma matricial para analisar contextos, integrar, sintetizar, múltiplas fontes e variávceis para ganhar visão holística, formular estratégias e compreender significados, tal como na mastriz FOFA.
- Matriz FOFA … (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças): analisar qualitativamente, matricialmente e sistematicamente, o ambiente interno e externo da empresa para formular o planejamento estratégico de longo prazo e prover um panorama geral do negócio para suportar planos táticos e operacionais.
- Matriz RACI – gerenciar responsabilidades de cada pessoa em um projeto ou tarefa através de quatro papéis: Responsável, Autoridade, Consultado e Informado, organizar visualmente, as atribuições de tarefas para reduzir confusão, evitar conflitos, aumentar a eficiência e clareza nas expectativas da equipe.
- Matriz de Modelagem … estrutura multidimensional para representar sistemas complexos, dados de entrada, pesos de conexão, parâmetros e metainformações.
- Matriz de Memoria … criar modelo de imagem mental tabular com “m linhas e n colunas”, para facilitar adquirir, armazenar e recuperar dados, informações e conhecimentos.
- Matriz de Processos … representar escopos de processos com linhas para repreentar estágios do processo – planejar, executar, controlar e ajustar, e colunas para representar atividades – modelagem, propósito, objetivo, situação, meta, estratégia, plano, oferta , produto, serviço, soluçao, recurso, tarefa, etc).
- Matriz de Projetos ... representar escopo de projeto, com linhas para representar componentes e colunas para representar áreas de gestão (mudança, orçamento, equipe, governança, modelo de gestão, KPIs, Planos,
- Matriz de Monitoramento … acompanhar e avaliar o progresso de projetos, processos ou sistemas, organizando informações sobre o que está sendo monitorado, indicadores, metas e resultados.
- Matriz de Rastreabilidade … conectar diferentes elementos do projeto, como requisitos, testes e entregas, para monitorar acordos de serviços ao longo do tempo, garantir que todos os requisitos estejam atendidos, facilitar o controle de mudanças e responsabilidades, verificar e assegurar o resultado final alinhado com os objetivos iniciais..
- Matriz de Requisitos … organizar requisitos ou atributos de valor para garantir alinhamento aos objetivos de um projeto, para rastrear e conectar requisitos com outros elementos do projeto, como objetivos de negócio, testes e funcionalidades, garantir que todos os requisitos, avaliar impactos de mudanças, funciona como um mapa que visualiza as relações entre os requisitos e componentes do projeto.
- Matriz de Gestão … combinar a gestão funcional (linhas) com a gestão de projeto (coluna), fazer com que um funcionário responda a multiplos gerentes (funcional e de projetos).
- Matriz de Controle e Desempenho … grupar e relacionar indicadores qualitativos ou de controle (linhas) e quantitativos ou de desempenho (colunas) num mesmo esquema mental ou matriz.
- Matriz de Mudança … gerenciar mudanças e competências, organizar informações, visualizar cenários atuais e futuros, planejar situações, ações e transições.
- Sintetização … apresentar um todo em m x n partes ou possibilidades de pensar, perceber, representar conceitos e realidades.
- Matriz de Valor … um tipo de matriz de decisão e requisitos, para comparar matricialmente e graficamente ofertas de marketing e empresas via curvas de valor, num plano cartesiano, com atributos de valor (qualitativa) no eixo das abcissas (x) e as percepções de valor (quantitativa) no eixo das ordenadas (y), as curvas possibilitam identificar foco, singukaridade e mensagens de valor embutidas na estratégia de cada competidor e oferta, avaliar o desempenho e estratégia de valor, marketing e vendas … é aplicada no plano estratégioco, tático e operacional.

Conclusão.
- Todas as aplicações de matrizes listadas são frequentes no dia a dia da empresa,,
- São usadas nos planos estratégico, tático e operacional.
- As matrizes ajudam na gestão de escopo ao definir claramente papéis e responsabilidades (Matriz RACI).
- Organizar requisitos e garantir que eles se alinham aos objetivos do projeto (Matriz de Requisitos),.
- Rastrear a origem dos requisitos para identificar inconsistências (Matriz de Rastreabilidade)
- Proporcionam visibilidade, facilitam a comunicação e o controle.
- Auxiliam na priorização e no gerenciamento de mudanças.
- São ferramentas para assegurar que o trabalho se mantenha alinhado ao que foi planejado.
- De uma forma geral, matrizes é uma forma de fazer pensar, fazer abstrações de forma racional, lógica e dedutiva no contexto representado pela matriz de linhas e colunas.




