O mapa mental da figura destaca conceitos e componentes relevantes do processo de planejamento.
É uma referência inicial ou um check list gráfico para ajudar consultas rápidas e resumir o escopo do planejamento.
É uma ferramenta para ensinar, aprender, refletir (pensar profundo), analisar e sintetizar o planejamento ao longo de repetições espaçadas e práticas de intervenção ao ao longo dos vários ciclos de gestão continuada.
Processo de Planejamento.
O processo de planejamento é composto de vários componentes ou atividades das quais as mais relevantes são: formulação de propósito, formulação de objetivos, análise de situação (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças), formulação de metas (específicas, mensuráveios, relevantes e teporais), estratégia, plano, execução, avaliação e controle.
Tipos de Planejamento (ramo branco).
Existem vários tipos de planejamento e todos geram planos de forma cíclica ao longo do tempo.
- Planejamento Estratégico … gerar plano para atingir objetivos estratégicos de longo prazo (acima de 1 ano) que garantam a sustentabilidade e orientação geral (diretrizes) para todos outros planos essenciais para a empresa, formula visão, missão, valores, indicadores de negócio.
- Planejamento de Negócio … gerar plano de negócio para detalhar como a empresa gera valor, avaliar a viabilidade do negócio ou projeto em várias perspectivas (mercado, finanças e operações), descrever detalhadamente objetivos, estratégias e recursos de um empreendimento, projeto ou empresa, projetar fluxos de receita, custos, investimentos e despesas, servir de guia para empresários, prover orientações e informações para reduzir riscos antes do lançamento do negócio, atrair investidores, agregar valor ao plano estratégico e operacional, detalhar o modelo de negócio e facilitar a comunicação entre sócios, investidoress e colaboradores … pode incluir, opcionalmente, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro …
- Planejamento Operacional … gerar plano operacional para “detalhar ” recursos, ações e tarefas necessárias, definir quem, onde, quando, decisões práticas e tangíveis para garantir metas no curto e médio prazos.
- Planejamento Financeiro … gerar plano financeiro para traduzir objetivos estratégicos em metas financeiras e orçamentos, viabilizar o planejamento e plano estratégico, monitorar o progresso e permitir ajustes em tempo real, garantir recursos financeiros, tomar decisões mais informadas, otimizar o retorno sobre investimento, ajustar estratégias e recursos financeiros, aumentar a resiliência.
- Planejamento de Marketing … gerar plano de marketing para atrair e qualificar clientes potenciais, definir de forma específica objetivos, estratégias, campanhas, ofertas e recursos de marketing, definir estratégias e táticas para criar, comunicar e entregar valor para clientes e consumidores, construir a sua marca e aumentar as vendas pela busca do atendimento de necessidades do mercado e fidelização de clientes, de forma alinhada com os objetivos definidos no plano estratégico, isso passa por orientar atividades de marketing, pesquisar e compreender entender o mercado, consumidores e produtos, definir público alvo, análisar a situação do ambiente interno e externo, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, benchmarking (comparação) e análise de seus produtos com concorrentes, para identificar áreas de melhorias e melhores práticas, formular metas SMART, definir mix de marketing (produto, preço, promoção, praça, processo, pessoa e evidências físicas), orientações sobre controle de indicadores.
- Planejamento de Vendas … gerar plano de vendas para conveter potenciais comparadores em clientes de forma integrada com plano de marketing, inclui definção de objetivos, estratégias, ações , métricas e previsões, para orientar vendas, otimizar o processo comercial, identificar gargalos, e oportunidades de melhorias no processo de vendas, alinhar, orientar o monitoramento e desempenho das equipes de venda, reduzir custos e aumentar a eficiência.
- Planejamento de Contatos … gerar planos de prospecção de vendas para detalhar estratégias e ações fazer contatos com potenciais clientes e torná-los clientes, definir metas, frequência de contatos, roteiros, scripts, histórias de sucesso, usar ferramentas como CRM (customer relantionship managemente) e funil de vendas, jornadas de compra, com definição de estágios desde o primeiro contato até o fechamento da venda
- Informação … o planejamento é essenciamente dependente de gestão de dados e informações (dados processados), fontes de informação internas e externas à empresa, isso inclui: sistema de coleta de dados, histórico de dados, durante os vários ciclos de gestão, relatórios de desempenho e controle, publicidade e propaganda de marketing, pesquisas qualitativas e quantitativas.
- Recursos … o planejamento avalia e dimensiona recursos para suprir os estágios da gestão (planejamento, execução, controle e ajustes) de pessoas, ativos, materiais, informações serviços, dinheiro e o que for necessário, para o processo e infraestrutura de qualquer negócio e empresa.
- Previsões … são dependentes de pesquisa para identificar o melhor modelo de previsão, avaliar cenários, tendências, sazonalidades, riscos e incertezas.
- Inteligência Emocional e Comportamento … o planejamento eficaz depende de um comportamento proativo e estruturado, desenvolver hábitos que promovam a organização, gestão do tempo, capacidade de identificar prioridades, analisar cenários, e executar planos de forma estruturada e sistemática., na subjacência do planejamento está a inteligência emocional – autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade (dimensões emocionais).
O uso de mapa mental mapa mental facilita a gestão de escopo
- Ganhar visão 360o do processo de planejamento.
- Facilitar ensinar, aprender e refletir sobre planejamento.
- Fazer repetições espaçadas.
- Conduzir pesquisas.
- Conectar conceitos relevantes sobre planejamento.
- É uma “ferramenta mental e gráfica”, que facilita a imaginação, visualização das atividades de planejamento.
- Permite criar “caminhos lógicos entre conceitos e fazer analogias, “acionar raciocínios” dedutivos ou indutivos.
- É uma ferramenta para a aprendizagem e ensino de equipes, compartilhamento de informação.
- Permite integrar informações de várias fontes distintas no mesmo mapa.
- É uma excelente ferramenta de leitura ativa e espaçadas e servir para práticas deliberadas sobre questões chave que compõem a gestão e o planejamento.
- O mapa mental por ser hierárquico e radial hierárquico, ajuda o raciocínio estruturado, em camadas (ramos, galhos, folhas) e contribui para a comunicação integrada (escrita, falada, gráfica).
- A “estrutura de árvore” (tronco, ramos, galhos, folhas) é uma forma de modelar pensamentos e processos cognitivamente muito efetiva, para guardar caminhos, raciocínios para a tomada de decisão.
- Este mapa mental grupa mais de 40 (quarenta) conceitos que compõem o significado do conceito de planejamento – 1 conceito principal central, 6 conceitos chave secundários e 35 conceitos terciários, construídos numa “estrutura de árvore”.
- Outros conceitos secundários, terciários e quaternários (não “visibilizados”) podem ser inseridos, ou retirados.
- Trata-se de um mapa de “referência” para imaginar e visualizar contextos, caminhos e componentes importantes a serem acionados e lembrados nas atividades e processos de negócio.
- O mapa é um check list estruturado, que usa uma “linguagem não linear”, gráfica, sintética e clara, mais eficiente para ser processado pelo nosso cérebro, do que a linguagem textual.
- Facilita desempenhar funções cognitivas com maior desempenho e “separar ou desamarrar” conhecimentos, ou funções cognitivas como atenção, percepção, linguagem, memória, pensamento e aprendizagem.
- É uma ferramenta cognitiva para desenvolver o pensamento crítico sobre planejamento e gestão.
Planejamento e Gestão
O planejamento é um dos componentes principais da gestão de negócios.
- O planejamento é o primeiro estágio do ciclo de gestão, seguido de desempenho, controle e ajustes.
- Em virtude disso, erros ou inabilidades no planejamento afetam todo o ciclo de gestão do negócio e são mais difíceis de tratar.
- A cada ciclo de gestão, o planejamento é refinado e gera novas versões de planos.
- Planos são gerados interativamente e de forma participativa, comunicativa, conversacional.
- O planejamento é um método de aprendizagem e de projetar o futuro.
A Gestão e o planejamento de negócio, desenvolve o pensamento estratégico e inteligência competitiva, ao longo do tempo.

Check List – Planejamento de Negócios.
8 componentes do Planejamento de Negócios.
- Propósito … definir a razão de existir e de ser de alguma coisa ( negócio, empresa, projeto, etc), declarar intenções e escopo, atrair pessoas e servir de insumo para a formulação de objetivos, atrair pessoas;
- Objetivo … informar o que se quer alcançar, para satisfazer o propósito.
- SWOT … a análise da “situação atual” do negócio e sua capacidade competitiva de alcançar o objetivo.
- Metas … os objetivos desdobramentos e quantificados, para avaliar os desafios e suportar as estratégias.
- Estratégia – ações para atingir as metas e os objetivos, com os recursos e desafios correntes., para atingir metas.
- Plano – é um documento vivoresumo do processo de planejamento, para descrever a estratégia (conjunto de ações), recursos, responsáveis e prazos, para atingir objetivo (s).
- Execução – é a preparação, simulação, treinamento, execução das ações corretamente e coleta informações para avaliação de desempenho.
- Avaliação de Desempenho – define indicadores de desempenho, monitora e analisa resultados, desvios, padrões, faz previsões e planos para atingir as metas.
Conceber o planejamento como um processo de negócio significa entender os seus componentes, etapas, atividades e resultados esperados … usar métodos e ferramentas para planejar, desempenhar, controlar e ajustar … coletar dados, analisar, gerar informação, conhecimento e inteligência, para facilitar a tomada de decisão, mitigar riscos e atingir os objetivos empresariais.
- FORMULAR OBJETIVOS – saber definir objetivos de forma específica, mensurável, acessível, relevante e temporal – SMART
- COLETAR INFORMAÇÕES – tratar a qualidade da informação, eliminar dados contraditórios, não confiáveis e usar várias fontes.
- ANALISAR SITUAÇÕES – separar a situação em partes e examinar as partes para entender melhor o que está ocorrendo; fazer análise de SWOT.
- INTERPRETAR – explicar e fornecer sua própria visão da situação.
- DIAGNOSTICAR – identificar os problemas e fatores causais relevantes; separar sintomas e causas.
- PREVER – usar modelos ou ferramentas para determinar o futuro cientificamente, com histórico de dados, situação corrente, tendências.
- AVALIAR RISCOS e INCERTEZAS – Avaliar a probabilidade de acontecer um evento e o impacto desse evento no ambiente.
- ESTABELECER METAS – quantificar os objetivos em termos de magnitude e prazo para facilitar a formulação de estratégia, implementação e controle.
- FORMULAR ESTRATÉGIAS – identificar os caminhos para atingir as metas e objetivos.
- AVALIAR E COMPARAR ESTRATÉGIAS – selecionar atributos de valor e comparar focos, singularidade e valor das estratégias.
- GERAR PLANOS sem consumir RECURSOS excessivos, violar restrições e prioridades.
- COMUNICAR – saber gerar planos e relatórios que sejam necessários, para as pessoas certas, no formato e momento adequado.
- IMPLEMENTAR – treinar, coordenar as ações e atores em campo; preparar planos de ação para possíveis contingências; gerenciar a quantidade e uso dos recursos;
- CONTROLAR e AJUSTAR – monitorar, identificar desvios e gravidade dos desvios; fazer previsões de curto e longo prazos.
Propósito do Planejamento
O planejamento é uma jornada bem estruturada para aumentar a probabilidade de sucesso para atingir objetivos.
- Gerar e Analisar DADOS, RELATÓRIOS, INFORMAÇÕES.
- Desenvolver CONHECIMENTO e INTELIGÊNCIA
- Desenvolver INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e habilidades chave para o modelo de negócio.
- Gerenciar RISCOS e INCERTEZAS e aumentar a probabilidade de sucesso.
- Suportar a TOMADA de DECISÃO
Habilidades de Planejamento

A representação do conceito do planejamento no mapa mental permite uma “leitura ativa em formato de árvore”.
O planejamento empresarial é o primeiro estágios do processo de gestão.
A gestão de negócio trabalha em ciclos continuados de PDCA para refinar processos, gerenciar informação, conhecimento e inteligência.
É frequente encontrar dúvidas sobre o planejamento, o seu caráter dinâmico, principais atividades e habilidades envolvidas.
O planejamento é fundamental e é uma área de habilidades potencial para obter vantagem competitiva.
O Planejamento Empresarial é uma parte do processo maior de gestão
Planejar significa buscar constante alinhamento entre as expectativas dos clientes e da empresa.
Mapa Mental e Planejamento
A representação do conceito do planejamento no mapa mental permite uma “leitura ativa em formato de árvore”.

Palavras chave – planejamento empresarial, processo, processo de negócio, gestão de negócios, PDCA, objetivo, meta, indicadores de controle, KPI, situação, estratégia, habilidade, risco, ameaça, vulnerabilidade, incerteza, informação, conhecimento, confiança, decisão.

Teste seu Conhecimento sobre Planejamento
- O que é planejamento?
- Qual a utilidade da ferramenta PDCA?
- Cite 3 atividades de cada etapa do PDCA.
- O que significa conceber o planejamento como um processo?
- Como o planejamento reduz o risco?
- Quais são os principais passos para reduzir riscos?
- Qual a relação entre risco, ameaça e vulnerabilidade?
- Quais são as estratégias mais frequentes para reduzir os riscos?
- Por que o planejamento reduz incertezas?
- Qual a diferença entre risco e incerteza?
- Qual a importância das informações no planejamento?
- Quais os cuidados que devemos tomar na emissão de relatórios para informar todos os envolvidos no planejamento e execução de processos de negócios?
- Por que o planejamento ajuda a estabelecer confiança?
- Quais as atitudes de confiança desenvolvidas pelo planejamento?
- Como o planejamento ajuda na tomada de decisão?
- Por que o planejamento aumenta a eficiência para atingir objetivos?
- Qual o efeito do planejamento no risco, incerteza, confiança, informação e tomada de decisão?
- O que é planejar no ambiente empresarial?
- Qual a relação entre planejamento e gerenciamento das empresas?
- Quais as habilidades técnicas e emocionais que são desenvolvidas quando planejamos?

Saiba mais. Processo de Planejamento, Planejamento e Inteligência Emocional, Planejamento e Confiança, Planejamento e Informações, Planejamento, Risco e Incerteza, Tipos de Risco, Recurso, Planejamento e Tomada de Decisão, Objetivos e Metas, Objetivos e Metas SMART, Metas e Alinhamento, Objetivos Empresariais, Estratégia, Planejamento e Recomendações. Planejamento e Boas Práticas, Planos Empresariais, Planos de Negócios, Planos Estratégicos, Planos Operacionais, Plano de Marketing, Planos de Venda.