Mix de Promoção é um subconjunto de estratégias do mix de marketing … ambos componentes do plano de marketing
O marketing frequentemente é definido como a arte de vender produtos, mas vender é apenas a “ponta do iceberg”.
Promoção em marketing significa iniciar ou impulsar o processo de tomada de decisão do público alvo para comprar um produto ou serviço.
O uso do mix de promoção tem várias vantagens potenciais, como:
1) melhorar a eficácia das campanhas promocionais.
2) ajudar a segmentação de mercado.
3) melhorar a comunicação com os clientes e mercado.
4) informar sobre necessidades e alternativas de soluções e
Campanhas publicitárias ou promocionais são compostas de várias abordagens envolvendo propaganda, publicidade, venda pessoal, marketing direto e marketing digital.
A principal característica de uma campanha publicitária é que as peças que a constituem devem ter uma identidade entre si, textual e visual, para causar sinergia e melhores resultados.
O mix de marketing e o mix de promoção, subconjunto do primeiro, são ferramentas com o objetivo de alocar recursos e orçamentos e gerar as melhores campanhas e resultados de marketing.
Check List do Mix de Promoção
Check List – Mix de Promoção.
Este Check List reúne conceitos e boas práticas para refletir, criar, desenvolver, refinar o mix de promoção e campanhas de marketing.
- Revisões Trimestrais do mix de promoção … para acompanhar as “mudanças de mercado” e fazer ajustes de ofertas e campanhas.
- Cliente ideal … está no centro da atenção; desenvolver, formular, revisar e fazer ajustes para cada ação de comunicação e campanha de marketing, ter o cliente ideal como alvo, que desperte atenção, interesse, desejo e ação de compra.
- Anúncios … em meios de comunicação de massa (radio, televisão, outdoor, mala direta, brochuras,catálogos, “displays” em lojas, posteres, aplicativos móveis, filmes, páginas da web, anúncios em banners, e-mails, etc).
- Estratégias de SEO … (Search Engine Communication) para melhorar o ranqueamento da marca nos resultados de pesquisas na Internet.
- Venda Pessoal … vender de forma planejada, padronizada, personalizada, com técnicas de venda, roteiros e scripts para fortalecer apresentações oral, presencial, por telefone ou videoconferência.
- Promoção de Vendas … para comunicar e aumentar a demanda dos produtos, por tempo limitado, via brindes, sorteios, concursos, amostras de produtos, liquidações.
- Publicidade … para dar visibilidade e conscientização pública de produtos, serviços ou empresas através de terceiros.
- Padronizar Atividades de Venda … scripts, roteiros, materiais de venda, apresentações, reuniões, treinamento, programas de incentivo para parceiros .
- Marketing Direto … informar e comunicar com clientes, via mensagens móveis, e-mail, catálogos.
- Marketing de Guerrilha … chamar a atenção de forma não convencional, causar emoções, lembranças de produtos, experiência com a marca.
- Marketing Digital … comercializar ofertas de produtos, serviços via tecnologias, redes digitais, internet, mobilidade, conteúdos digitais, canais digitais, publicidade gráfica e qualquer outro recurso digital.