Modelagem é o estudo e uso de modelos ou formas, representações físicas ou mentais, de sistemas, objetos, fenômenos e permite fazer simulações para gerar dados e informações e tomar decisão técnica ou gerencial.
O modelo de negócio é uma ferramenta para “trabalho em time e cooperação”, que “empodera o processo de tomada de decisão” em todos os níveis da empresa, com “controle de fronteiras”.
O modelo de negócio é um fio condutor entre estratrégico, tático e operacional … a sua função principal vai bem além de simplesmente descrever o negócio e sim gerar sincronismo e alinhamento empresarial.
É cada vez mais importante devido:
- Uso da computação.
- Produção de bens e serviços em larga escala.
- Uso de redes de tecnologias de informação e mídias sociais.
- Inteligência artificial.
- Previsão de comportamento do consumidor.
- Tomada de decisão.
Conceito de Modelo de Negócio.
O Modelo de Negócio é uma ferramenta de gestão, representa simplificadamente o sistema que a empresa usa para criar valor para o mercado.
O modelo CANVAS da figura é um exemplo de metaferramenta de gestão de modelos de negócio.
Apresenta de forma textual e gráfica as principais partes funcionais de um modelo de negócio … uma referência.
Explica, visualmente, como num mapa, os pontos essenciais do negócio da empresa e facilita o foco e monitoramento das relações de causas e efeitos dos componentes chave e gestão do modelo … se o realizado está como planejado.
Servir como uma ferramenta estratégica e tática para gerenciar escopo e alinhamento empresarial.
Visualizar os componentes chave da empresa, principais relacionamentos com os demais componentes do modelo, identificar as relações de compromisso entre os componentes, monitorar mudanças em componente, causas e efeitos no modelo e resultados.
A gestão do modelo de negócio cuida do arcabouço – estrutura e funcionamento geral da empresa.
Como Modelar Negócios.
De uma forma geral, um bom “modelo de negócio” deve:
- Prover um formato mnemônico para facilitar a explicação, memorização, abstrações, simulações, aprendizado, análise, compreensão, comunicação e especialização do modelo.
- Explicar a estrutura e componentes chave do negócio: 1) proposta de valor, 2) cliente ideal, 3) ofertas de marketing, 4) mercados e segmentos,5) parcerias, 6) atividades, 7) canais de relacionamento e vendas, 8) equações de desempenho de demanda e oferta e 9) equações financeiras.
- Simular o funcionamento do negócio para ajustar e otimizar desempenho, segurança e treinamento.
- Descrever as relações entre os componentes do modelo.
- Identificar “pontos de atenção” mais relevantes para o contexto e situação do negócios”.
- Inserir a análise e modelagem de negócio nos ciclos de PDCA – Planejamento, Desempenho, Controle e Ajustes.
- Equacionar o Desempenho de Negócio: Resultados = Velocidade de Receita vezes Tempo de Produção , que é igual a Carga de Trabalho vezes Valor vezes Taxa de Conversão.
- Comparar modelos de negócio e sinergias na cadeia de valor, para diferentes situações de competitividade.
A modelagem de negócio exercita várias perspectivas e relações de causa e efeito das “estratégias de negócios.
O objetivo é que gestores e equipes tenham um “mapa do negócio”, uma “referencia” para que possam mirar e trabalhar em sinergia.
Olhar “todo integrado e articulado”, flexível, síncrono e alinhado.
Representar, descrever e simular “vantagens competitivas”.
Expressar o que há de mais estratégico e essencial para a gestão da empresa..
O gestor usa o modelo de negócio para focar na questão estratégico tático e a equipe para focar no tático e operacional.
De tal foma que o modelo de negócio funcione também como uma ferramenta de “alinhamento estratégico”.
A habilidade de modelagem e o uso da ferramenta modelo de negócio fica cada vez mais importante com o crescimento da empresa.
É função do gestor fazer com que sua equipe compreenda os principais componentes e alavancas diferenciais do modelo de negócio da empresa, fazer com que as “pessoas se enxerguem no modelo” e se identifiquem com ele e o refinem na sua perspectiva.
Por outro lado, é função da equipe e indivíduo, aplicar o modelo, métodos e ferramentas atrelados, coletar informações das interações de negócios, executar tarefas, controlar e ajustar desvios para atingir metas e dar feedbacks para controle e ajustes do modelo.
E evolução do modelo de negócio será fruto do trabalho em equipe nas suas várias perspectivas.