Aprender a aprender envolve Metacognição.
Focar a atenção para captar informações.
Formular, estabelecer e planificar estratégias para lidar com o estado mental associado a uma tarefa.
Monitorar desempenho cognitivo: atenção, percepção, memória. pensamento, linguagem e aprendizagem.
examinar as informações disponíveis e aplicar procedimentos para resolver problemas e sua adequabilidade.
A autoregulação prevê e estimula a construção da aprendizagem, desenvolve a capacidade para direcionar estratégias, fortalecer o enfrentamento das tarefas mais difíceis e ultrapassar os obstáculos.
Metacognição … Gestão da Aprendizagem
A metacognição visa proporcionar ao “sujeito que aprende” ir além da assimilação do conhecimento e habilidade, foca em gerenciá-los, construir ou ajustar ferramentas para a aquisição, adequação e integração do conhecimento.
Isso envolve gestão consciente e tática dos recursos cognitivos que envolvem o conjunto: sujeito, objeto, recursos, ferramentas e ambiente.
A metacognição é um “processo de gestão da aprendizagem” para conhecer e construir os seus próprios “produtos cognitivos”.
Metacognição tratar dos seguintes problemas cognitivos
tomada de consciência dos processos e competências necessárias para a realização de uma tarefa.
Exige e desenvolve o autoconhecimento, e muitas outras habilidades cognitivas, emocionais, técnicas importantes.
É um processo de nível superior cognitivo.
A metacognição é um conjunto de esquemas ou modelos cognitivos à partir das 6 funções cognitivas primárias citadas. plano tático que modela a cognição, auto regula (planeja) e auto monitora.
O estado mental da cognição é “difuso” – atenção e pensamento relaxado, resolver novos problemas, está em contraposição ao estado cognitivo focado, quando estamos executando uma tarefa com metas a serem cumpridas
O estágio imediatamente superior a metacognição é o estado de reflexão, autoconsciência plena, onde as ferramentas metacognivas são incorporadas
Para alcançar o estado mental metacognitivo, é necessário essencialmente duas coisas:
- O sujeito saber o que deve ser feito na tarefa para atingir seus objetivos (sensibilidade).
- O sujeito confiar no seu potencial cognitivo e resultados que consegue alcançar..
É fácil ver que a interação entre esses processos é complexa, compreende vários saber conjuntos de elementos: 1) metacognição, 2) tarefas de aprendizagem, 3) variáveis, 4) pessoas, 5) estratégias, 6) interações, 7) unificação e 8) significação ou ancoragem do conhecimento.
A busca da metacognição exige do sujeito a autoconsciência da sua capacidade intra individual, ou seja uma habilidade alavanca outra.
Ferramentas e práticas para tratar com: 1) atenção, 2) percepção, 3) memória, 4) pensamento, 5) linguagem e 6) aprendizagem … onde todas essas funções cognitivas trabalham em conjunto.
Focar em Tarefas: 1) mapear as tarefas, 2) padronizar e simplificar processos. 3) descrever modelos, 4) métodos, 5) ferramentas, 6) técnicas e 7) práticas.
Sistematizar Gestão (do conhecimento) : 1) incluir planos, comunicados, informação, relatórios, avaliação de desempenho, controles e ajustes; 2) investigar e compreender estilo e perfis cognitivos desejados e gaps, 3) criar ortalecer áreas já desenvolvidas e estruturadas, 4) assim como alicerçar, motivar e sustentar as áreas que apresentam necessidade de atenção.
O estado mental da metacognição exige fazer perguntas e formular problemas filosóficos, que não têm uma única solução;
Guia o pensamento para fazer perguntas segundo um modelo, para você poder comparar as experiências ou repetições espaçadas.
O fundamento da aprendizagem está na repetição e a única forma de garantir a repetição é construindo modelos.
pensar e fazer perguntas … que resolvem classes de problemas ou seja são e funcionam como modelagem e modelo … um conjunto de perguntas definem um modelo.
As perguntas investigam, criam caminhos, grafos e redes, modelam problemas e as suas soluções
Muitas vezes nos perguntamos e não temos resposta. … isso acontece porque não constructions um “modelo mental” para tratar.
Na realidade, precisamos saber perguntar para construir modelos conceituais de forma interativa e criar uma rede de conceitos interligados.
para através delas criarmos problemas filosóficos ou modelos modelos, estruturas e algoritmos para gerar dados, informação, conhecimento e inteligência artificial.
Veja o caminho na espiral da situação, atividades e metacognição)
Quando o sujeito possui conhecimento de suas especialidades, eficácias e limitações consegue ter mais clara a estratégia adequada para a realização de determinada tarefa e, por consequência, domina as ações que serão necessárias para serem colocadas em prática.
O controle e a regulação dos processos de cognição tornam o sujeito ativo no desenvolvimento das atividades, independente das experiências, recursos e estratégias utilizadas para aprender. O conhecimento metacognitivo coordena e controla de forma efetiva e eficaz as tentativas de aprendizagem, levando à resolução dos problemas.
Quando isto não ocorre, o mesmo sujeito experimenta sentimentos de ansiedade diante da tarefa não realizada. A existência de feedback interno proporciona um movimento de mudança, permitindo ao sujeito agir sobre as sensações para modificar o seu comportamento.
Os processos cognitivos possibilitam a compreensão e a conscientização do sujeito por meio dos processos mentais que compreende ter a consciência, quer das atividades cognitivas, quer de seus produtos, ou do autoajustamento que o sujeito toma quanto ao julgamento e suas decisões. Para Fialho8, “o fato real é um só, o significado dado pelo observador muda este fato, o qual para ser a síntese do objeto em si com o olho da mente do observador”.
O sujeito que se encontra em sintonia com suas habilidades e potencialidades de autorregulação e metacognição tem condições de desenvolver habilidades múltiplas, dando sentido para seu fazer e, principalmente, adquire força intrapsíquica para sustentar as pressões, gerando confiança na própria capacidade para ultrapassar qualquer obstáculo.