
O processo de planejamento é o método mais eficaz para formular estratégias e desenvolver o pensamento estratégico.
Permite orientar e disciplinar atividades / ações específicas.
De forma cíclica, acumulativa e sustentável.
Veja uma sequência de passos e perguntas que sintetizam o processo de planejamento empresarial para qualquer tipo de negócio.
Objetivo
Servir de guia rápido … check list … para sintetizar, ajudar a refletir, elaborar, discutir ou compartilhar planos empresariais.
Listar fatores chave do planejamento empresarial para colocar a estratégia de negócio da empresa em prática.
Ajudar a analisar as relações de causa e efeito das várias etapas e componentes do planejamento empresarial.
Ajudar a fazer auto diagnóstico da estrutura e inteligência de equipes e empresa nos ciclos de PDCA.
Criar um caminho ou trilha de aprendizagem e discussão sobre planejamento empresarial.

Modelo de negócio é o “sistema” que uma empresa cria valor para o público alvo, de forma estruturada, unificada e procedural.
Essa visão estruturada permite discutido e aprimoramento do modelo de negócio do no seu todo e nas suas partes, ao longo dos ciclos de planejamento.
O objetivo é que gestores e equipes tenham uma referência clara para trabalhar em sinergia para cumprir e aprimorar o modelo de negócio.
O gestor com foco no tático e estratégico e a equipe no tático e operacional … dois lados da mesma moeda.
- É função do gestor fazer com que sua equipe entenda as principais alavancas do modelo de negócio da sua empresa para aplicar no dia a dia, com autonomia e controle.
- E por outro lado, é função da equipe aplicar o modelo, coletar informações, controlar e ajustar desvios ciclicamente e dar feedbacks.
Em termos de modelagem de negócio, podemos sintetizar um modelo de negócios por duas equações:
(1) … Valor = Receita / (Custo x Risco) … quanto eu gero de valor, benefício e risco?
(2)… Receita = Velocidade x Tempo = Carga de Trabalho x Preço x Eficácia.
É função primária de cada um da equipe colocar

A proposição de valor é o componente do modelo de negócios que analisa e declara a razão de existir do negócio.
É a “estratégia maior” para atrair, se diferenciar.
Uma proposta de valor deve ter foco em poucos atributos, um ou dois atributos especialmente diferenciados e uma mensagem que explica e atraia as pessoas que ela tem como objetivo atrair.

O que quero alcançar está claro?
Está alinhado com a proposição de valor?
Tem visibilidade?
É desafiador?
É motivante?
Inspirador?
Qual o posicionamento na hierarquia de objetivos?

- É possível alcançar o objetivo?
- Quais as capacidades são mais importantes para alcançar o objetivo?
- Qual a situação competitiva?
- Quem são os competidores?
- Quais são as estratégias concorrentes?
- Qual o histórico de fatos e dados?
- Quais são as forças e fraquezas (ambiente interno)?
- Quais são as oportunidades e ameaças (ambiente externo)? Quais são as alternativas estratégicas?
- Qual o diferencial da equação de desempenho do meu modelo de negócio?

- Como quantificar os objetivos em metas para facilitar estratégias, planos, execução e avaliação?
- A metas são SMART – eSpecífica, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal?
- Quais são os indicadores de desempenho (KPI)?
- Quais são as equações de desempenho do processo de negócio?
- Qual o histórico de indicadores de desempenho?
- Qual o nível de precisão das previsões = realizado / planejado?
- Quais são os padrões e tradeoffs?

Quais são as alternativas estratégicas viáveis e preferenciais? Quais estratégias já foram testadas? Como aproveitar forças para converter oportunidades? Como aproveitar forças para reduzir ameaças? Como reduzir fraquezas para reduzir ameaças? Como reduzir fraquezas para aproveitar oportunidades? Qual o foco, singularidade e mensagem de valor da estratégia escolhida?

Quais são os objetivos e metas? Quais as ações? Como as ações e atividades deverão serem feitas? Qual o cronograma? Quais os comportamentos recomendados? Como os recursos serão utilizados? Quem são os responsáveis? Como os resultados serão avaliados?
Executar o Plano

Como executar o plano e suas etapas? Quais habilidade técnica e emocional? Quais os métodos e ferramentas para desenvolver habilidades e executar a tarefa? Qual o treinamento da equipe? presencial, à distância ou híbrido? Como supervisionar a execução? Como coletar fatos e dados durante a execução? Como comunicar a execução? Como dar e receber feedback? Como propor ajustes no plano?
Checar a execução

Qual a frequência de monitoramento? Os objetivos e metas são atingidos? Qual a precisão (realizado / planejado)? Quais são os desvios? Qual a seriedade gravidade e urgência dos desvios? Quais os ajustes para atingir metas? Como comunicar os ajustes na execução? Quais são os planos de recorrência a serem utilizados?