
Estratégia é receber um objetivo, analisar a situação e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos e desafios.
Napoleão
- Todos os empresários e profissionais sabem que estratégia de negócios é fundamental para o sucesso da empresa.
- No entanto, muitos não desenvolvem suas estratégias de forma flexível e efetiva.
- Falta uma maneira sistemática de fazer isso.
- É necessário “estratégia para fazer estratégias”!
Objetivo do Sumário
Explicar o que é estratégia nas empresas.
Conscientizar que pensar estratégico e elaborar estratégias é para todos.
Destacar o “papel inteligente” da estratégia no planejamento para alcançar objetivos.
Ressaltar a importância do pensamento estratégico como integrador do pensamento tático e operacional na empresa.
Descrever princípios para elaborar boas estratégias.
Apresentar ferramentas e instruções para “familiarizá-las” no seu ambiente de negócio.
Ajudar você e empresa “aprender a aprender sobre estratégia”.
Check List – Como formular Estratégias de Negócios
Estratégia e Pensamento Estratégico
10 Fundamentos do Pensamento Estratégico
Estratégia empresarial e de negócios
Estratégia Empresarial
A estratégia empresarial é um componente chave de qualquer processo, atividade ou tarefa de negócio empresarial.
Estratégia … Explicação 5W2H
- O que é estratégia empresarial … é um conjuntos de ações e recursos para atingir objetivos empresariais.
- Porque formular estratégias ... para pensar antes de agir, projetar o “melhor caminho” para atingir o objetivo com os recursos disponíveis.
- Quem formula e participa da estratégia … líder e gerentes de negócios, eu, você, todos.
- Quando elaborar a estratégia ... no planejamento de negócios, APÓS avaliar objetivo, situação, competitividade, metas e ANTES do plano de ação.
- Onde aplicar a estratégia … nos níveis estratégico, tático, operacional da empresa.
- Como elaborar estratégia … via processo de planejamento após objetivo, situação, metas e estratégia e antes do plano de ação, execução, controle e ajustes.
- Quanto custa elaborar a estratégia … em termos de custo, dinheiro, tempo, estresse.

Saiba mais. 5W2H
O que é Estratégia? WHAT?
Estratégia empresarial é um conjunto de ações para atingir objetivos da empresa ou negócio ou contato de venda.
- Formular objetivos inteligentes … específicos, mensuráveis, acessíveis, relevantes e temporais.
- Definir estrutura de recursos … e limites claros para tomar decisões.
- Analisar risco … e esclarecer ameaças e oportunidades.
- Determinar métodos e ferramentas … para alavancar forças e mitigar fraquezas.
- É fruto do pensamento estratégico.
Por que a Estratégia? WHY?
Projetar o futuro e o melhor caminho para atingi-lo e também para prevê-lo.
- Aumentar a eficácia … apontar o curso de ações e usar os recursos para produzir os efeitos esperados.
- Ganhar vantagem competitiva … em mercados competitivos e de alto risco, empresas sem uma estratégia coerente são superada por seus rivais.
- Empresas com estratégias com foco, singularidade e mensagem consistente, comprovadamente têm vantagem competitiva.
- Formular um método para agregar valor … melhorar a relação valor = benefício / custos e riscos.
- Aplicar um método organizado para avaliar o propósito, objetivo, análise, justificativa, motivo, metas, necessidades, problemas, situação para gerar um plano.
Onde aplicar a estratégia? WHERE
A estratégia sempre é dependente do ambiente externo e interno.
- Toda estratégia é sensível à variações de ONDE é aplicada … depende do AMBIENTE.
- É na etapa
- Essa é a razão que a análise de situação é necessária na construção da estratégia.
- A localização do fenômeno afeta a estratégia.
- Da mesma forma, a estratégia deve ser criada e ajustada em função das áreas de negócio, departamento, atividade, cadeia de valor …
Quando aplicar a estratégia?
Quando será usada?
WHEN
A formulação da estratégia é um estágio do planejamento de negócios … depende de várias informações.
Nesta perspectiva, só teremos uma boa estratégia “quando” ou após coletar e analisar uma série de componentes relacionados aos objetivos de negócio.
1) Modelo de negócio – entender o “sistema e funcionamento que a empresa cria valor para o público alvo
2) Proposições de valor – definir a razão de ser e foco diferencial do modelo de negócio.
3) Objetivos – criar uma rede hierárquica de objetivos qualitativos do que se quer atingir.
4) Situação competitiva – avaliar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças
5) Metas SMART – desdobrar objetivos qualitativos em objetivos quantitativos ou metas SMART.
6) FORMULAR ESTRATÉGIAS
e ANTES …
7) Planos Empresariais – explicar objetivo, estratégia, cronograma, prazos, responsáveis, recursos, pessoas, ferramentas para implantar a estratégia, considerando os
8)
A estratégia sempre é dependente do ambiente externo e interno.
Estratégias são sensíveis à variações dos ambientes, outras não.
Essa é a razão que a análise de situação é necessária na construção da estratégia.
A localização do fenômeno afeta a estratégia.
Da mesma forma, a estratégia deve ser criada e ajustada em função das áreas de negócio, departamento, atividade, cadeia de valor …
Estratégia pode ser representada e implementada de várias formas, via …
- Plano de Projeto
- Plano empresarial
- Método de Solução de Problema,
- Processo de negócio.
- Modelo de Negócio.
- Check List
- Atividade de negócio.
- Procedimento.
- Ferramenta, máquina, aplicativo …

Saiba mais. 5W2H. … ferramenta para fazer descrições objetivas, completas, controladas e enxutas.
Estrategistas Empresariais

Formular estratégias não é só para generais e gerentes … é para todos.
Consultor
Profissional de Marketing Digital
Estratégias Empresariais e de Negócios

Uma empresa pode ter vários negócios e um negócio pode ter várias empresas.
Na gestão de negócios as estratégias da empresa e negócios precisam estar alinhadas.
Saiba mais. Empresas e Negócios
Planejamento
O planejamento empresarial é o método mais eficiente e eficaz para formular estratégias e orientar o pensamento estratégico, de forma cíclica e acumulativa … cada etapa depende da etapa anterior e a cada ciclo são gerados novas versões de planos e melhorias nos processos de negócios.
Formular e implantar estratégias depende de todas as etapas do planejamento:
- Para formular: Modelo de negócio > Proposta de Valor > Objetivos > Situação atual > Metas > Estratégias >
- Para implantar: Planos > Execução.
- Para avaliar desempenho > Check > Ajustes … todas as etapas são importantes … funciona como uma corrente com vários elos.
Saiba mais. Planejamento Empresarial, PDCA
Informação
Informação aumenta o conhecimento sobre o ambiente e inteligência para identificar padrões … isso gera maior capacidade de prever e reduzir incerteza e risco, aumentar a confiança e suportar a tomada de decisão … é o combustível do planejamento e estratégia … quanto maior o tamanho do negócio , maior é a percepção do risco, maior é o valor da informação e importância da estratégia.
As pesquisas empresariais reúnem métodos e ferramentas para coletar, analisar informações, fazer inferências, previsões e conclusões em todas as etapas da gestão empresarial .
Estratégia e planos Estratégico, Tático e Operacional

As estratégias são hierárquicas em relação ao horizonte de tempo …
Estratégias de longo prazo direcionam as estratégias de médio prazo que orientam as estratégias de curto prazo. Ppodem ser de longo, médio e curto prazo. São desenvolvidas em todos os níveis, de forma articulada, hierárquica e sincronizada para serem efetivas e direcionar a empresa, área de negócio, equipe e colaboradores a analisarem as situações, importância, prioridades, urgências, gerência de tempo e e se prepararem para as mudanças de forma planejada.
Pensamento Estratégico

O pensamento estratégico é a habilidade de olhar o agora e pensar no futuro, formular estratégias e antever os efeitos. É o pensamento aplicado para planejar, resolver problemas, formular objetivos, metas e estratégias. É a inteligência do planejamento empresarial … refinado ao longo de vários ciclos de PDCA e uso de métodos e ferramentas.
O papel do pensamento estratégico é gerar ideias de oportunidades de negócios e vantagens competitivas para a empresa e busca explorar todos os “futuros possíveis” e desafiar o pensamento convencional para estimular a tomada de decisão … é a inteligência do planejamento empresarial.

FOCO: concentrar nos atributos de valor preferidos do mercado ou cliente.
SINGULARIDADE: que tenha um atributo diferenciado frente os concorrentes.
MENSAGEM de VALOR: mensagem consistente, que valorize o foco e singularidade da estratégia ou solução, crie ou fortaleça uma imagem de solução memorável da sua oferta … aquilo que o cliente alvo quer ouvir … que estará no cerne da sua justificativa de valor da solução.

Existem vários planos empresariais que formam uma rede hierárquica e articulada, aprimorada ao longo dos ciclos de PDCA.
Com planos empresariais e formulações de estratégias, você e sua empresa tornam-se proativos à pressões externas … ou seja, mais eficazes para lidar com a mudanças.
Plano Estratégico

- PLANO ESTRATÉGICO …. objetivos de longo prazo e garantia da missão, valores e visão.
- PLANO de NEGÓCIO – objetivos de médio prazo e modelo de negócio, para atingir as metas financeiras.
- PLANO de MARKETING – objetivos de médio prazo, estratégia geral, mix de marketing 7P, campanhas e atividades chave.
- PLANO de VENDA … aumentar resultado de vendas em termos , velocidade ($/t), quantidade de contatos, taxa de conversão (%), tamanho da venda ($), ciclo da venda, ticket de venda ($)
- PLANO DE CONTATO de VENDA – para planejar o próximo contato – objetivo do contato, rapport (conexão emocional), perguntas de situação, problema, implicação e imagem de solução, alternativas de solução, fechar a venda (decisão de compra)
- PLANOS FINANCEIROS – previsões de receitas (previsões de venda), despesas (regulares, futuras e associadas), posição financeira (ativos x passivos), fluxo de caixa mensal, trimestral e anual, planos operações envolvido, retorno do investimento (ROI))
PLANOS OPERACIONAIS – quaisquer planos e estratégias de curto prazo atrelados ao plano estratégico ou outros planos operacionais.

Saiba mais. Planos Empresariais, Empresas e Negócios
Estratégia fornece visão do futuro para alcançar um objetivo … é baseada no propósito e valores da empresa ou do negócio … define uma estrutura e limites claros (recursos) para tomar as decisões … esclarece ameaças e oportunidades … determina métodos para alavancar forças e mitigar fraquezas.
Objetivos, Estratégias e Planos andam de “mãos dadas” … objetivo define o que alcançar, estratégia explica como o objetivo será alcançado e plano descreve as ações, recursos, prazos e responsáveis para executar a estratégia.
Formulação de Estratégia

Saiba mais. Planejamento empresarial, Tomada de Decisão.
A formulação da estratégia é um processo de negócio onde a empresa (e você) escolhe os cursos de ação mais eficientes e recursos mais apropriados para atingir seus objetivos …
Formulação de Estratégias x Planos Empresariais

- O processo de planejamento e formulação de estratégias (um sub processo ou etapa) é acumulativo … cada etapa depende da etapa anterior e a cada ciclo são inseridos ajustes e melhorias.
- A habilidade para formular estratégias (pensamento estratégico) facilita uma série de ações e resultados desejados que seriam difíceis de outra forma … aumenta a probabilidade de sucesso e eficiência para alçar os objetivos empresariais … significa pensar antes de agir.
- As formulações de estratégias devem ser desenvolvidas em todos os níveis, para todas as pessoas, de forma articulada, hierárquica e sincronizada para direcionar a empresa.
- Sem planos empresariais e formulações de estratégias, você e sua empresa tornam-se reativos, deixam de ser proativos à pressões externas e menos eficazes para lidar com a mudanças.
- Em mercados competitivos e de alto risco, empresas sem uma estratégia coerente são superada por seus rivais … e aquelas que tenham uma estratégia com foco, singularidade e mensagem consistente terão vantagem competitiva.

Saiba mais. PDCA, Modelo de Negócio, Proposta de Valor, Objetivos, Análise de SWOT , Metas SMART, Formular Estratégias, Elaborar Planos, Executar o Plano, Avaliar o Desempenho.
Estratégia e Pensamento Estratégico

O pensamento estratégico é a habilidade de olhar para o agora e pensar no futuro, formular estratégias e antever os efeitos das ações.
- O pensamento estratégico é o processo mental aplicado por um indivíduo ou empresa para planejar, “resolver problemas”, formular estratégias, objetivos e metas.
- É desenvolvido e refinado ao longo de experiência, ciclos de PDCA, uso de métodos e ferramentas.
- O papel do pensamento estratégico é gerar ideias de oportunidades de negócios e vantagens competitivas para a empresa.
- Busca explorar todos os “futuros possíveis” e desafiar o pensamento convencional para estimular a tomada de decisão.
- O pensamento estratégico é a inteligência do planejamento empresarial.
10 Fundamentos do Pensamento Estratégico
- Estratégia está relacionada a liderança … atingir objetivos e necessidades.
- Estratégia deve explorar o polo e contrapolo … constantemente transitar entre perspectivas diferentes e pontos de vistas conflitantes, dando lugar para que o talento e a experiência determinem a posição exata que conduz à melhor ação.
- A Incerteza presente em toda estratégia não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária … não é apenas uma incapacidade de prever fatos externos, mas é a consequência da indeterminação de eventos gerados pela oposição inteligente e cheia de recursos.
- A noção de estratégia sem incerteza é vazia … quanto maior a incerteza, maior é o valor da estratégia.
- Ter a fórmula da cura milagrosa é sem dúvida bem melhor do que não a ter … mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica.
- A estratégia aumenta a percepção do estrategista … não permite a teoria girar em uma órbita acanhada e restrita em torno de verdades aparentes.
- Os princípios estratégicos não apenas são maleáveis … mas se aproximam mais dos degraus de uma escada do que pilares de sustentação .. os melhores princípios são apenas os degraus mais promissores que levam a princípios mais elevados e melhores.
- Para a estratégia, as regras devem ser “honradas” ou “contornadas” … a estratégia dá atenção às regras estabelecidas com uma intenção diferente: como melhor contorná-las?
- A estratégia é como um jogo de xadrez ou uma história, tem uma fase inicial, outra intermediária e uma final … esta sucessão ordenada de fases com suas habilidades e artes específicas serve de orientação confiável.
- O pensamento estratégico ensina a pensar em termos de campanhas sem fim … perceber que esforços incondicionais para vencer em quaisquer momento e atividade põe em risco as chances na próxima rodada.
O pensamento estratégico é uma habilidade para todos …. desenvolve “pessoas estratégicas” que criam conexões entre ideias, planos e pessoas … é uma habilidade que deve ser desenvolvida com métodos e ferramentas.

Saiba Mais. Pensamento Crítico.
Estratégias e Planos Empresariais mais Frequentes

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Existem vários tipos de planos empresariais, cada qual com seus objetivos e estratégias. … objetivos, estratégias e planos sempre andam juntos … um plano descreve estratégias para atingir objetivos.
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- PLANO ESTRATÉGICO – estratégia anual com horizonte de 3 anos definindo missão, valores e visão.
- PLANO de NEGÓCIO – estratégia anual com horizonte de 1 ano, para orientar um negócio e atingir as metas financeiras – receitas, custos, lucros, ROI e giro.
- PLANO de MARKETING – tipo e canais de relacionamento, campanhas (aquisição, monetização, fidelização), mix de marketing, portifólio, lançamentos,
- PLANO de VENDA – metas, estratégias (clientes clientes atuais e potenciais compradores), campanhas (aquisição, monetização, fidelização), orçamento, comunicação interna e externa, processo de compra e venda, avaliação de desempenho, controles, KPIs, metas, habilidades, treinamento, conhecimento da oferta, produtos/serviços/soluções.
- PLANO DE CONTATO de VENDA – para planejar o próximo contato – objetivo do contato, rapport (conexão emocional), perguntas de situação, problema, implicação e imagem de solução, alternativas de solução, fechar a venda (decisão de compra)
- PLANOS FINANCEIROS – previsões de receitas (previsões de venda), despesas (regulares, futuras e associadas), posição financeira (ativos x passivos), fluxo de caixa mensal, trimestral e anual, planos operações envolvido, retorno do investimento (ROI))
- PLANOS OPERACIONAIS – quaisquer planos e estratégias de curto prazo atrelados ao plano estratégico ou outros planos operacionais.
Objetivos, estratégias e planos, têm uma hierarquia e precisam estar consistentes entre si … podem ser de curto, médio e longo prazos.

Saiba mais. Planos Empresariais

Kit de Ferramentas para Desenvolver Estratégias Empresariais
- Análise de SWOT – analisar a competitividade, sugerir estratégias via avaliação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
- Análise de Tradeoff – avaliar as relações entre fatores, variáveis ou indicadores e fazer previsões.
- Análise Financeira – analisar o desempenho financeiro de soluções e projetos para clientes, tendo como base o ROI.
- Cliente Ideal – analisar e parametrizar o perfil do cliente ou potencial comprador que é o alvo (ou razão) das estratégias e atividades de marketing e vendas.
- Equação de desempenho – avaliar o desempenho das soluções nos sistemas de produção e vendas.
- Equação de valor – racionalizar e justificar valor através da equação Valor = Benefícios / (Custos x Riscos).
- Formula do ROI – avaliar o retorno financeiro de uma empresa ou negócio e comparar com projetos de diferentes naturezas.
- Formular Estratégia – definir foco, singularidade e mensagens de valor.
- Metas SMART – desdobrar objetivos em Metas SMART – eSpecífica, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
- Objetivos Empresariais – projetar o futuro, motivar, hierarquizar, estabelecer limites, escopo, sinergia, sincronizar.
- Gestão da Marca – gerenciar os atributos chave e relacionamento da empresa (ofertas, produtos e serviços) com o mercado.
- Gestão de Riscos – refinar e validar estratégias, identificar ativos, vulnerabilidades e ameaças, estratégias para reduzir os riscos e incertezas
- Gestão PDCA – aplicar método padrão simples de gestão baseado em 4 passos … planejar, desempenhar, controlar e ajustar atividades chave.
- Mapa de Valor – categorizar os atributos de valor mais importantes para mercado alvo e ofertas.
- Matriz de Valor – comparar e formular estratégias de valor de “forma gráfica”.
- Modelo de negócio CANVAS – descrever, estruturadamente, resumidamente, os principais componentes de um negócio.
- Cliente Ideal – parametrizar o perfil do cliente alvo das estratégias e atividades de marketing e vendas.
- Plano de Negócio – sumarizar e comunicar porque vale investir no negócio.
- Plano Estratégico – sumarizar e comunicar o que deve ser priorizado para atingir os objetivos de LONGO prazos.
- Plano Operacional – sumarizar e comunicar o que deve ser priorizado atingir os objetivos de CURTO prazos.
- Planos Empresariais – sumarizar e comunicar os planos empresariais e seus principais tradeoffs.
- Proposição de Valor – comunicar quais os atributos de valor que empresa / oferta aposta para se diferenciar, atrair e manter os clientes.

Saiba mais. Ferramentas Empresariais

Palavras chave. Planejamento empresarial, Tomada de Decisão, PDCA, Modelo de Negócio, Proposta de Valor, Objetivos, Análise de SWOT , Metas SMART, Formulação de Estratégias, Pensamento Estratégico, Elaboração de Planos, Execução de Planos, Avaliar o Desempenho, Gerência de risco, Mudança, Processos de Negócio.

–Resumo sobre Estratégias Empresariais
- “Estratégia é uma arte simples … é apenas uma questão de execução”(Napoleão) … é receber um objetivo, analisar a situação, identificar pontos fortes e fracos e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos existentes.
- A Formulação da estratégia é o processo de negócio pelo qual uma organização escolhe os cursos de ação mais apropriados para atingir seus objetivos … é uma das etapas do planejamento empresarial.
- Para formular boas estratégias … que alcance os objetivos com maior desempenho você deve rodar o processo de planejamento … modelagem > propósito > objetivo > situação > metas > “estratégias” > planos > execução > avaliação de desempenho.
- O aprendizado e a capacidade de formular estratégias mais efetivas, são obtidos com as repetições dos ciclos de planejamento, via método de gestão PDCA.
- Os objetivos, estratégias e planos empresariais, devem: 1) estar articulados nas perspectivas de curto, médio e longo prazos e 2) estar hierarquicamente consistentes entre si.
- Objetivos, Estratégias e Planos andam de “mãos dadas” … objetivo define o que alcançar, estratégia explica como o objetivo será alcançado e plano descreve as ações, recursos, prazos e responsáveis para executar a estratégia.
- O pensamento estratégico é a habilidade de olhar para o agora e pensar no futuro, formular estratégias e antever os efeitos das ações … é uma habilidade para todos …. desenvolve “pessoas estratégicas” que criam conexões entre ideias, planos e pessoas … é uma habilidade que deve ser desenvolvida pelo planejamento seus métodos e ferramentas.
- A palavra chave para formular estratégias é informação – a coleta de dados, qualidade de dados, métricas, histórico de dados, técnicas preditivas, têm alta significância para o pensamento estratégico e planejamento empresarial.

Conclusão
Para desenvolver estratégias devemos PROCURAR SABER MAIS SOBRE ESTRATÉGIAS … explorar os lados antagônicos entre concorrentes e ofertas e o ambiente de incertezas … saber que a incerteza não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária e quanto maior o risco, maior será o valor da estratégia … a fórmula da estratégia é um passo, mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica … a prática da formulação de estratégias, via planejamento, aumenta a percepção do estrategista e não permite a teoria girar em uma órbita acanhada e restrita em torno de verdades aparentes … estimula o pensamento crítico … ajuda a aprender a pensar em termos de campanhas de marketing e vendas sem fim. -–

Teste seu conhecimento sobre Formulação de Estratégias.
- O que é estratégia?
- Como formular estratégias?
- Qual a relação entre pensamento estratégico, planejamento empresarial e formulação de estratégia?
- Qual a importância do pensamento estratégico?
- Quais são as etapas do planejamento empresarial?
- Qual a relação entre estratégia, metas e planos?
- Como formular estratégias empresariais?
- Qual a importância da formulação de objetivos na formulação da estratégia?
- Qual a importância da informação para formular estratégias?
- Qual a agregação de valor da análise de SWOT para o planejamento e formulação da estratégia?
- Qual a razão da definição de metas vir imediatamente após o SWOT e antes da formulação de estratégias?
- Cite pelo menos 5 habilidades presentes numa pessoa com bom pensamento estratégico.
- Quais são os componentes e informações de um bom plano de ação?