
O planejamento gera confiança porque gera estimativas, informações, transparência e entregas precisas … que aumentam a confiança nos relacionamentos.
O que é confiança?
Estado de lucidez ou confiança de que uma hipótese ou previsão está correta.
O que é autoconfiança?
É ter confiança em si mesmo e acreditar … envolve ter crenças positivas quanto a capacidade de atingir um objetivo.
Como aumentar a autoconfiança?
Completar tarefas satisfatoriamente
O que é confiança imerecida?
É ter arrogância?
O que é excesso de confiança?
É Presunção.
Qual a diferença entre autoconfiança e autoestima?
Autoestima é ter uma boa avaliação do próprio valor.
Qual a diferença entre autoconfiança e auto eficácia?
Auto eficácia é uma “autoconfiança específica” em ter sucesso em relação a realização de uma tarefa.
Benefícios da Autoconfiança
Vejam alguns resultados de pesquisas sobre autoconfiança …
Quanto mais autoconfiante um indivíduo é, menor a probabilidade de se conformar aos julgamentos dos outros.
Pessoas com alta autoconfiança podem facilmente impressionar os outros, como mais conhecedoras e mais propensas a fazer julgamentos corretos
Quando as pessoas estão incertas sobre algo, elas são mais propensas a seguir o conselho daqueles que parecem autoconfiantes.
As pessoas preferem líderes com maior autoconfiança do que aqueles com menos autoconfiança.
Os vendedores com alta autoconfiança tendem a estabelecer metas mais altas para si mesmos, o que os torna mais propensos a permanecer empregados, geram receitas mais altas e geram maior satisfação no atendimento ao cliente.
Líderes autoconfiantes tendem a influenciar os outros por meio da persuasão, em vez de recorrer a meios coercitivos.
A autoconfiança tem um efeito sobre o interesse e/ou entusiasmo e autorregulação.
Evidências dizem que a autoconfiança é a base do esforço para atingir metas e melhorar o desempenho.
A baixa confiança torna menos provável que uma pessoa inicie uma ação e se desengaje porque duvida que possa lidar com o que precisa ser feito.
Mesmo com habilidade e motivação, sem confiança, as metas dificilmente serão alcançadas.
Quanto maior a confiança, maiores os objetivos.
Pessoas com autoconfiança são mais persistentes para atingir seus objetivos.
Indivíduos mais autoconfiantes mudam seus objetivos para atendê-los, já os menos autoconfiantes “ficarão desencorajados e abandonarão completamente seu objetivo”
Os sintomas de ansiedade estão relacionados à autoconfiança do indivíduo para gerenciá-los.
Por que o Planejamento gera confiança?
Razões …
Planejamento é um processo … que avalia informações, objetivos, situação, meta, estratégia, plano, execução, controle e ajustes, reduz a incerteza, mitiga o risco e gera confiança para a tomada de decisão.
Quando planejamos, projetamos o futuro.
Atendimento aos prazos … o costume de entregar serviços tal como prometido desenvolve a confiança.
Estimativas confiáveis … o planejamento gera entregas confiáveis e relacionamentos confiáveis.
Permite trabalhar num ritmo sustentável.
Gera economia de tempo pelo fato do não tratamento de situações não previstas.
Alternativas de soluções … muitas decisões dos clientes interferem diretamente nos resultados da empresa, são difíceis de serem tomadas, principalmente, na contratação ou no início de projetos, a menos que apresentemos um plano bem estruturado e convincente.
Histórico de relacionamento – nossas opiniões, só serão levadas em conta se provadas confiáveis ao longo do histórico do relacionamento.
Quais as atitudes de confiança desenvolvidas pelo planejamento?

- Força interior – firmeza, segurança, determinação, certeza, assertividade, convicção, esforço,
- Esperança – otimismo, persuasão, naturalidade, simplicidade, descontração, fluência.
- Familiaridade – proximidade, contato, prática, experiência, intimidade.
- Crédito – boa fama, boa reputação, confiabilidade, credibilidade.

Saiba mais.
Assertividade.
Gestão do Conhecimento.
Valores ou Atributos de Valor
Previsões.
Gestão de Relacionamento.
Fórmula de Valor.
Fórmula do Risco.
Fórmula da Incerteza.
Fórmula do ROI.
Fórmula do Fechamento da Venda.
Declaração de Missão, Valores e Visão.