
Como criar soluções ?.

Provemos um ferramental cognitivo para APRENDER a APRENDER produtos, serviços e soluções TIC para vender ou compra, numa linguagem de alto nível, que todos entendam os principais conceitos, ganhem autonomia e construam a compreensão das melhores soluções para atender interesses da sua empresa e do seu clientes e … não menos importante saibam explicar e multiplicar o conhecimento na cadeia de valor da sua empresa.
Saber identificar os fatores e atributos de valor que serão mais importantes para as pessoas e projetos.
Saber qualificar e quantificar soluções.
Capacitar você e sua empresa a vender e comprar soluções de forma confiável, científica e empática.
Prover a visão estratégica, tática e operacional para entender os fundamentos do mundo IP, seus benefícios e aplicações.
Explicar semelhanças e diferenças das soluções de negócios envolvendo tecnologias de informação e comunicação
Usar métodos e ferramentas de “forma simples, científica, crítica, sistemática, prática, objetiva, analítica, de acordo com as situações.
Desenvolver AUTODIDATAS com foco no modelo de negócio da sua empresa.
Desenvolver a INTELIGÊNCIA COMPETITIVA … a capacidade de competir e ganhar com o melhor uso de TIC.
Instrumentalizar profissionais e empresas para aprender a aprender on the job.
Ajustar objetivos cognitivos e de aprendizagem.
Quem e Como Aprender TIC?
Cada profissional e função
- Vendedor … para saber fazer perguntar inteligentes, investigar necessidades, problemas, insatisfações, desejos, oportunidades de negócios, criar imagens de solução, ajudar a escolher a solução e fechar vendas, conectadas com produtos e serviços TIC … criar relacionamentos, desejos e converter a venda.
- Consultor … entender os objetivos de venda … estabelecer ou ajustar critérios para escolher, avaliar, projetar, expandir, aumentar o desempenho das soluções e elaborar propostas de alto impacto, justificar o valor as soluções, avaliar benefícios, custos e riscos das alternativas de soluções TIC … suportar e fortalecer desejos de compra.
- Gerente de serviço … posicionar o valor da oferta (s) na empresa e no mercado no “entorno do produto”, gerenciar o ciclo de vida das ofertas, gerenciar a marca, refinar linguagem, informação, comunicação, fontes e canais. , avaliar e / ou sintetizar um plano de marketing, formular o melhor mix de marketing … conhecer os formatos dos planos e objetivos empresariais mais frequentes … atrair o mercado e a empresa para o produto.
- Profissionais de Marketing … analisar e avaliar planos e campanhas de marketing para promover ofertas e serviços TIC conectadas com necessidades, problemas, desejos e imagens de solução que despertem desejo de compra e facilitem o trabalho de vendas.
- Pesquisamos e desenvolvemos ferramentas mentais ou cognitiva para a aprendizagem on the trabalho on the job, na qual são usadas ferramentas para fazer de forma correta e consistente e criativa … utilizamos também ferramentas descritivas para facilitar a conexão mental (pensamento) e física (fazer).
- Usamos uma abordagem construtivista para aprender a aprender, diferentemente de abordagens tradicionais com foco mera transferência de conhecimento.
Essa é uma parte do segredo da nossa fórmula …
Veja na sequência conceitos importantes que podem ser aprendidos sobre TIC de forma simples, acelerada e continuada.
WAN (Wide Area Network)

Quais são os fundamentos das redes de comunicação de longa distância (WAN)?
- Quais são os componentes para sustentar a comunicação fim a fim em rede?
- Quais as similaridades, diferenças entre os vários tipos de redes.
- Quais são as informações necessárias para dimensionar uma rede?
- Quais são os benefícios das redes em termos de Gestão, Economia, Atendimento, Desempenho e Segurança?
Telefonia Fixa Empresarial

Como funciona a telefonia empresarial?
Quais são as similaridades e diferenças com a Telefonia IP?
Como migrar da telefonia convencional para a telefonia IP?
Internet

- Como funciona a Internet?
- Como escolher provedores de serviços Internet?
- Qual a diferença de prover Internet para o mercado residencial e empresarial?
- Quais as limitações da Internet?
Comunicação Celular

Quais os principais fundamentos da tecnologia celular? Como funciona? Quais as evoluções das várias gerações celulares? Quais são as principais diferenças entre o 3G, 4G e 5G? Quais os benefícios para as empresas?
BYOD – Build Your Own Device

- O que BYOD? Qual o impacto na gerência de TI?
- Quais as várias formas de fazer BYOD?
- Quais as soluções mais frequentes e emergentes?
- Como preservar a gerência e segurança de aplicativos e dados empresariais?
Telefonia IP

- Como funciona?
- Quais as similaridades e diferenças coma telefonia tradicional?
- Quais os seus componentes?
- Como migrar para a telefonia IP?
Redes Corporativas IP VPN MPLS

- Quais os diferenciais de uma rede corporativa MPLS?
- Como implantar uma rede MPLS?
- Como dimensionar os acessos e definir QoS?
- Quais os indicadores de qualidade e SLAs a serem monitorados?
- Como expandir a rede?
- Quais os principais aspectos de gestão, economia, atendimento desempenho e segurança?
IP VPN com alta Disponibilidade

- Como aumentar a disponibilidade das redes corporativas MPLS?
- Quais os efeitos das redundâncias de CE (roteador do cliente), acesso e PE (roteador de borda do backbone)?
- Quantos noves podemos garantir com redundâncias de acesso e roteadores?
- Quais são as preocupações mais frequentes e pontos de atenção?
LAN Switching

- Qual o propósito dos serviços LAN Switching?
- Quais são os problemas mais frequentes resolvidos pelos serviços LAN Switching?
- Quais são as aplicações mais frequentes?
- Como funcionam?
- Como são projetada, implantadas e mantidas?
LAN (Local Area Network)

- Quais os componentes de uma rede local?
- Quais os benefícios de uma rede local?
- Qual a arquitetura de protocolos utilizada em Redes Locais?
- Para que servem as VLANs e como se comunicam?
- Quais são as tendências?
LAN Corporativa

- Como a rede é segmentada para garantir gestão, economia, escalabilidade, disponibilidade e desempenho?
- Quais os principais objetivos de uma rede local corporativa?
- Porque usar uma estrutura em camadas?
- Qual o objetivo da camada Internet, da camada core (núcleo), da camada de distribuição, da camada de acesso e da camada de datacenter?
- Qual a função dos Switches L2, L3 e L7?
WLAN (Wireless LAN)

- Rede local sem fio permite que um ou mais dispositivos usem um método de distribuição sem fio, e se conectem às WANs.
- Qual a arquitetura funcional das Wireless LAN?
- Quais os tipos de APs – “pontos de acesso” e principais funções desempenhadas?
- Qual a função do WLAN controller?
- Como são as soluções WLAN para pequenas e grandes?
Datacenter

- Como é a arquitetura de um datacenter de última geração?
- Como o datacenter está conectado no sistema de informação e comunicação de uma empresa?
- Quais são as aplicações típicas do datacenter?
- Quais são os servidores e serviços mais frequentes?
- Quais os projetos mais frequentes?
Cloud Computing Migração

- Como Cloud agrega valor aos negócios?
- Como é gerado valor no plano tático e estratégico de TI?
- Qual a diferença da gerência de cloud para a gerência tradicional de serviços de TI?
- Como são gerenciados os serviços SaaS, PaaS e IaaS?
- Como podemos descrever os estágios de evolução de cloud nas empresas?
- Como escolher o tipo de nuvem a ser utilizada?
Unified Communication

- O que é Unified Communication?
- Qual a relação entre Unified Communication e Telefonia IP?
- Quais são as aplicações em tempo real típicas da UC?
- Porque UC tem alta associação com cloud computing, mobilidade e BPM?
- Quais são as principais preocupações dos clientes e como devemos tratá-las?
Contact Center

- Como funciona um Contact Center IP?
- Qual a relação entre Telefonia IP, UC e Contact Center?
- Quais as vantagens frente aos antigos call centers?
- Como são implementados?
- Qual o papel dos servidores: contact center, portal de voz, presença, instant messaging, unified message e mobilidade?
- Quais as principais preocupações e exigências dos clientes?
Segurança

- O que é segurança da informação e seus fundamentos?
- Quais são os principais mecanismos de segurança que compõem um sistema de segurança integrada?
- Quais são os princípios da Autenticação, Autorização, Anti malware, Filtro de Conteúdo, Criptografia, Firewall, IDS, IPS, SSL, DDoS e VPN?
Transformação Digital

- O que significa transformação digital?
- Quais os impactos da transformação digital na forma de conceber, vender e prover serviços?
- Quais as mudanças exigidas para provedores de serviço e empresas clientes?
- Quais os projetos mais frequentes e emergentes?
- Quais são as soluções de conectividade, TI, mobilidade e segurança que suportam esses projetos?
BPM (Business Process Management)

- O que são processos de negócio?
- O que é BPM e a sua importância para a transformação digital?
- Como BPM melhora os processos de negócio e processos de TI? Qual a conexão entre BPM cloud computing, mobilidade e unified communication?
BI – Business Intelligence

O que é BI? Qual o perfil de empresas mais interessadas? Como BI aumenta a inteligência empresarial e ajuda na tomada de decisão? Quais são os principais desafios? Como afeta os sistamas de informação e comunicação das empresas? Quais são as oportunidades de venda de serviços TIC geradas pelos projetos de BI?
Cloud Computing

- Qual a proposta de mudança no modelo de gestão de TI?
- Quais os benefícios potenciais para as empresas?
- Quais as inovações de valor em termos de datacenters?
- Qual a importância da virtualização para cloud?
- Quais os ganhos de escala tanto na demanda quanto na oferta de serviços?
- Como educar o mercado e ajudar no processo de migração?
Virtualização de Datacenters
Quais os benefícios da versão virtual de hardware, desktops, sistemas operacionais, aplicações, armazenamento e recursos de rede?

Gerência de Risco

- Como monitorar eventos, possíveis impactos nos objetivos de negócio, determinar uma resposta estratégica e acompanhar os seus resultados?
- Qual a relação entre projetos de gerência de riscos e outros projetos de transformação digital?
- Quais são as oportunidades de venda de serviços de informação e comunicação criadas?
Redes Sociais

- Como identificar impactos dos produtos no mercado?
- Preferências e feedbacks para o marketing digital?
Governança de TI

- O que é Governança Corporativa?
- O que é Governança de TI?
- Quais são as principais decisões de TI e como são gerenciadas nas empresas?
Frameworks de TI

- Quais são os principais padrões e boas práticas para a governança e gerenciamento de serviços TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação?
ITIL

- Quais são os principais conceitos e terminologias das boas práticas ITIL?
- O que é um serviço?
- O que é gerenciamento de serviço?
- O que é uma boa prática?
- O que são processos e funções?
- Quais são os principais processos recomendados?
Computação e Computador

- Quais são os componentes do computador?
- Como são formadas as redes de computadores?
- Qual a função do computador cliente e do computador servidor?
- Quais os tipos de softwares que rodam nos computadores?
- Quais são os componentes do hardware do computador?
- Como os componentes do computador se relacionam num ciclo de processamento?
- Como funciona a CPU?
- Como avaliar o desempenho de uma CPU?
- Qual a função da placa mãe num computador pessoal e quais são os seus componentes?
- Como os computadores se comunicam em rede?
- Como são usados os vários tipos de memória?
Sistemas Operacionais

- Qual o objetivo de um sistema operacional?
- Quais os tipos de interfaces? Para que servem os softwares utilitários?
- Quais os sistemas operacionais mais usados para desktop e notebook?
- Quais os mais utilizados para servidores de rede?
- Quais são os sistemas operacionais utilizados para tablets e smartphones?
- Qual a função do driver de dispositivos? Qual a função do sistema de arquivo?
Redes de Computadores

Quais os principais aspectos a serem destacados em termos de topologias, componentes, arquitetura de protocolos, âmbito geográfico da rede, computadores clientes e servidores, aplicações e tipos de tráfegos, requisitos de qualidade, roteadores, switches e sistemas de armazenamento?
Planejamento Redes IP de pequeno porte

- Como é o ambiente, o planejamento e a administração de TI em pequenas empresas?
- Quais as questões típicas de projeto?
- Quais as topologias e arquitetura de rede utilizadas?
- Qual a solução típica de uma rede IP com até 5 computadores?
- Qual, a solução típica de uma rede com até 50 computadores?
- Quais são os servidores normalmente encontrados em redes IP de pequeno porte?
- Quais são as opções de sistemas operacionais de rede? Quais são as principais atividades de administração de redes?
- Quais os mecanismos de segurança normalmente demandados?
- Quais são os gargalos de rede mais frequentes e quais as boas práticas de monitoramento?
Protocolos de Comunicação
Quais são as regras para conectar computadores em rede? Para que serve o modelo OSI? Como funciona a comunicação em camadas? Quais são os principais organismos internacionais de padronização de protocolos?

TCP/IP

- Como funciona a arquitetura IP?
- Qual o papel da camada física?
- Qual o papel da camada Internet?
- Qual o papel da camada de transporte?
- Qual o papel da camada de aplicação?
Protocolo IP

- Como funciona a comutação por pacotes?
- Qual a função do protocolo IP?
- Como os protocolos de roteamento atualizam as tabelas de encaminhamento dos roteadores em toda a rede?
- Quais são os outros protocolos de nível 3 que complementam o protocolo IP?
- Como o principal protocolo da arquitetura TCP/IP encaminha e controla pacotes?
QoS (Qualidade de Serviço)

- O que é QoS?
- Quais suas características?
- Quais os cenários que o QoS é necessário?
- Onde se aplica o QoS?
- Quais são as limitações do QoS na Internet?
- Como é implementado o QoS no Protocolo IP?
Projeto IP

Quais as 4 etapas do projeto de rede IP? Quais as dimensões analisadas no projeto de rede IP? Qual a metodologia de projeto utilizada? Quais os requisitos “mais importantes” analisados na camada de aplicação no projeto de rede IP? Quais requisitos de dispositivos analisadas no projeto de rede IP? Quais as ameaças e soluções de segurança frequentemente analisadas?