
Comportamento significa a mudança, movimento ou reação de qualquer pessoa, entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.
- É a capacidade humana para responder a estímulos internos (pensamentos e sentimentos) e externos (ambiente).
- É impulsionado por pensamentos e sentimentos e revela atitudes e valores.
- É moldado por padrões psicológicos, ou seja, ações que sempre se repetem diante de situações semelhantes.
- Pode ser categorizado como comportamento comum / incomum, aceitável / inaceitável, etc.
- O comportamento humano é estudado por várias ciências como a psicologia, sociologia, economia, antropologia e marketing.
As ciências de negócio e em especial o marketing estuda o comportamento do consumidor para formular objetivos, desenvolver estratégias, produtos e serviços, gerenciar a marca e gerar proposições de valor das ofertas.

Saiba mais. Comportamento de Compra.
Fatores que influem o Comportamento na Empresa
Vários fatores influenciam o comportamento no ambiente de negócios …
- Ferramentas empresariais … uma persona bem instrumentada tem um comportamento especialmente diferente, já que o uso da ferramenta exige “o olhar para si mesma’ (autoconsciência), aprender a aprender, aprender on the job, saber comutar pensamentos e comportamentos, “olhar de helicóptero”, de acordo com situação e função que ocupa … ou seja, o uso da ferramenta mental vira um traço de personalidade …
- Normas e códigos de ética … é uma ferramenta empresarial fundamental para orientar comportamentos, direitos, obrigações, crenças, das empresas .. simplesmente falando, é uma lista de comportamentos esperados … é vital para a compreensão do funcionamento do todo e suas partes e também da individualidade e agregação de cada parte … “toda a empresa deve ter um código de ética, mesmo que seja composto de uma única frase” … a ética valoriza a persona e agrega valor no curto médio e longo prazos … atraí e dá sustentabilidade aos negócios.
- Funções empresariais … cada função empresarial molda padrões de comportamentos distintos, mas alinhados com as normas e códigos de ética da empresa … são partes qualitativamente diferentes entre si, mas semelhantes no todo.
- Gestão PDCA … hábitos comportamentais são ganhos com repetição, gerenciamento contínuo de práticas e métodos de negócios … ou seja, você sempre deve ter um PLANO, executado com DESEMPENHO, CONTROLADO por “poucos” indicadores eficientes e AJUSTADO a cada ciclo
- Objetivo, situação e desafio … estão intrinsecamente relacionados, impulsionam e moldam comportamentos.
- Atributos de valor … as crenças e coisas que as pessoas julgam importantes, direcionam as atitudes e comportamentos.
- Necessidades e problemas … a natureza e o estágio de conscientização geram comportamentos diferentes.
- Pensamento Criativo – gera ambientes de constantes mudanças, influencia valores, ideias e comportamentos.
- Atitudes – a pré disposição ou não para alguma coisa aproxima ou distancia pessoas e influi comportamentos.
- Informação – são dados tratados; está associada a conceitos; tem significado e suporta decisões; desenvolve atitudes e comportamentos.
- Tempo ou clima – fatores ambientais afetam tradições, movimentação, hábitos, humor e comportamentos.