
Como desenvolver o pensamento Crítico?
Quando você reflete repetidamente e se conscientiza que o pensamento é um processo e que você pode administrá-lo com racionalidade e emoção, abrem-se as “portas do pensamento crítico”, que identifica problemas e perguntas fundamentais que irão guiá-lo.
O pensamento crítico reúne uma série de habilidades cognitivas racionais e emocionais.
Tem estágios de maturidade que tem impactos significativos na aprendizagem empresarial.
Objetivo
- Fornecer um BLOCO de INFORMAÇÃO que sirva de “ORGANIZADOR PRÁTICO” ou “MODELO CONCEITUAL” do PENSAMENTO CRÍTICO.
- Explicar e discutir MODOS de PENSAR e seus estágios do PENSAMENTO CRÍTICO.
- Identificar caminhos para AUTOCORREÇÃO de PENSAMENTOS.
- MELHORAR PENSAMENTOS.
- Aumentar a capacidade de AVALIAR EXPLICITAMENTE PENSAMENTOS.
- FAZER DIAGNÓSTICOS do PENSAMENTO CRÍTICO.
- IDENTIFICAR PRIORIDADES para PENSAR CRÍTICO.
Estágios do Pensamento Critico
Estágio 1 – REFLEXÃO e CONSCIENTIZAÇÃO.
Reflexão > Autoconsciência > Construtivismo > Qualidade do Pensamento > Auto Correção > Automonitoramento.
Características definidoras:
PENSAR REFLEXIVO … avaliar o “papel do pensamento” na sua vida e quais os “problemas do pensamento”.
LÓGICA … ter consciência que pensar crítico envolve conceitos, suposições, inferências, implicações, pontos de vista, etc.
CONSTRUTIVISMO … organizar, praticar e desmontar o pensamento, avaliar om precisão, melhorar ativamente, atingir alto desempenho.
QUALIDADE do PENSAMENTO … desenvolver padrões apropriados para a avaliação do pensamento, tais como estes apresentados aqui.
AUTOCORREÇÃO … desenvolver a capacidade de avaliar explicitamente seu pensamento e melhorá-lo com isso.
AUTOMONITORAÇÃO … observar o pensamento de forma consciente e deliberada (e não inconsciente), para aumentar a qualidade do pensamento.

Observa-se uma grande quantidade de profissionais novatos e experientes carentes de habilidades reflexivas e críticas.
A consciência desse “problema social” e “problema empresarial “, abre oportunidades para desenvolver vantagens competitivas e obter sucesso nos negócios.
Use esse check list para auto diagnosticar a maturidade pessoal e empresarial.
Estágio 2. DESAFIO
Desafio > Compreensão > Objetivos > Metas > Padrões de Qualidade > Obstáculos > Risco
Características definidoras:
CONSCIENTIZAÇÃO do PODER do PENSAMENTO … tomar consciência do papel determinante do pensamento.
COMPREENSÃO das CAUSAS e EFEITOS … percepção dos problemas no pensamento e efeitos na vida … pessoal e empresarial.
FORMULAÇÃO de OBJETIVOS e METAS … pensadores quando “desafiados”, ou “impulsionados por objetivos e metas” desenvolver conceitos, hipóteses (suposições), inferências, implicações, pontos de vista, para alcançar o objetivo.
PADRÕES DE QUALIDADE de PENSAMENTO .. compreensão inicial de padrões para avaliar do pensamento: clareza, exatidão, precisão, relevância, lógica, e o que seria necessário para internalizá-los … compreensão do autoengano no pensamento.
CONSCIÊNCIA de HABILIDADES
CONSCIÊNCIA REFLEXIVA … entender como o pensamento funciona para o bem ou para o mal.
CONSCIÊNCIA de HABILIDADES … se conscientizar da variedade de habilidades de pensamento desenvolvidas.
CONSCIENTIZAÇÃO de PROBLEMAS … identificar as barreiras ao desenvolvimento, minimizar os erros mais comuns e pontos de atenção.
TRAÇO INTELECTIUAL RELEVANTE … É a humildade intelectual, para ver que os problemas são inerentes ao pensamento.
IMPLICAÇÕES para a INSTRUÇÃO
ATIVIDADES … projetar atividades que exijam explicitamente que os profissionais pensem sobre o que pensam, usem ferramentas e métodos, de tal forma que todos possam OBSERVAR, SUPERVISIONAR e ORIENTAR o trabalho individual, em time e criar uma “conexão forte” entre TEORIA e PRÁTICA.
MODELAR “EXPLICITAMENTE O PENSAMENTO … formular problemas e perguntas fundamentais, pensar em voz alta, conduzir DISCUSSÕES, usar mapas conceituais, fórmulas, imagens.
GERAR BLOCOS de INFORMAÇÃO … CRIAR BIBLIOTECA pelo “produto do uso” de métodos e ferramentas cognitivas para planejar, executar e informar as ATIVIDADES
DESAFIO … reconhecer a importância do desafio como uma FERRAMENTA ENCORAJADORA, que cria uma ponte entre SITUAÇÃO ATUAL e FUTURA.
FALHAS do PENSAMENTO … se CONSCIENTIZAR que é da natureza humana errar no pensar e perceber pelos 5 sentidos, “subjetivar” (não objetivar) e distorcer a realidade.
DISCUSSÕES … conduzir conversas sobre o pensamento para desenvolver a QUALIDADE do PENSAMENTO, CONSTRUIR ou TRANSFERIR CONHECIMENTO para resolver “PROBLEMAS FUNDAMENTAIS” para “CLASSES de PROBLEMAS”.
IMAGINAR … investigar e explorar métodos e ferramentas para relacionar formas (imagens) a conteúdos (significados) e vice versa.
Pensador iniciante > Controlar o Pensamento
Características definidoras do PENSADOR INICIANTE.
CONTROLE do PENSAMENTO … assumir os “problemas” e desafio de começar a comandar explicitamente o seu pensamento em vários domínios da vida.
RECONHECER OS PROBLEMAS … reconhecer os problemas e tentar assumir o controle e melhorá-los … começar a modificar partes do pensamento, mas ainda com visão limitada da profundidade dos problemas … plano sistemático e portanto seus esforços são imprevisíveis …
Desafio principal … ver a importância de ser um pensador e assumir um compromisso intelectual para esse fim.
Conhecimento do pensamento … identificar a importância dos conceitos, fazer suposições (formular hipóteses), inferências, avaliar implicações, aplicar diferentes perspectivas … usar padrões e internalizá-los e usá-los deliberadamente … tomar conhecimento do papel egocêntrico do ser humano.
Habilidades de pensamento … buscar feedback e aceitar críticas … monitorar os pensamentos mas ainda de forma esporádica … identificar tipos de pensamentos nas outras pessoas.
Traços individuais relevantes … humildade intelectual para identificar problemas no pensamento.
Implicação na instrução … ajudar a praticar regularmente o bom pensamento para nos tornarmos bons pensadores … usar analogias … ajudar a compreender os bons hábitos de pensar … como ler bem? ouvir bem? escrever bem? … fazer reconhecer os hábitos que estão desenvolvendo … entender o que significa desenvolver bons hábitos, principalmente do pensamento … ajudar a assumir compromissos,reconhecer o egocentrismo e quando ele opera no seu pensamento.
Pensador Praticante
Característica definidora: saber os hábitos ( e os pensamentos dominantes ) que precisam desenvolver para assumir o controle do pensamento … não só reconhecer que existem como a necessidade de tratá-los sistematicamente em vários domínios … ainda têm uma visão limitada pelo fato de estarem no “estágio inicial de aprimoramento”.
Desafio principal: desenvolver a consciência da necessidade de uma prática sistemática.
Conhecimento do pensamento … maior compreensão do pensamento sistemático …
Habilidade de pensamento … criticar seu próprio plano de prática sistemática … construir uma crítica realista do poder de seus pensamentos … têm habilidades suficiente de monitoramento e autocorreção … reconhecer forças e fraquezas do seu pensamento, com um “razoável” nível de sucesso.
Traços intelectuais relevantes … o traço intelectual fundamental necessário para chegar a esse estágio é a perseverança intelectual e desenvolver a disposição para o desenvolvimento de um plano realista.
Implicações para a instrução … destacar a características básicas do pensamento que devem ser comandados pelos profissionais … exigir o uso de métodos e ferramentas que permitam avaliar propósito, objetivo, pergunta, informação, inferências, suposições, conceitos, pontos de vista e implicações … ver conexões entre todos os assuntos ou problemas que estão tratando no ambiente de trabalho … entender que a maioria das vezes que têm problemas é porque de aprendizagem, planejamento e execução advém muitas vezes do fato de ver o mundo ou as situações de forma egocêntrica.
Pensador Avançado
Característica definidora: Os pensadores neste estágio já estabeleceram bons hábitos de pensamento que estão “compensando” … visão significativa dos problemas em níveis mais profundos de pensamento … domínio geral sobre sua natureza egocêntrica … esforço continuado para ser justo.
Desafio principal : Começar a desenvolver uma compreensão profunda não apenas da necessidade de uma prática sistemática de pensamento, mas também uma percepção dos níveis profundos de problemas de pensamento: reconhecimento consistente do pensamento egocêntrico em um pensamento, capacidade de identificar áreas de significativa ignorância e preconceito, e capacidade de realmente desenvolver novos hábitos fundamentais de pensamento baseados em valores profundos com os quais a pessoa se comprometeu.
Conhecimento de Pensamento: engajamento no monitorar sistematicamente o papel em seu pensamento de conceitos, suposições, inferências, implicações, pontos de vista, etc. e, portanto, têm excelente conhecimento dessa empresa. Os pensadores avançados também sabem o que é necessário para avaliar regularmente seu pensamento quanto à clareza, exatidão, precisão, relevância, lógica, etc. Os pensadores avançados valorizam a internalização profunda e sistemática do pensamento crítico em seus hábitos diários. Os pensadores avançados têm uma visão aguçada do papel do egocentrismo e do sociocentrismo no pensamento, bem como a relação entre pensamentos, sentimentos e desejos.
Habilidade de pensamento : Os pensadores avançados regularmente criticam seu próprio plano de prática sistemática e o melhoram assim … monitoram regularmente seus próprios pensamentos … avaliam os pontos fortes e fracos de seu pensamento … possuem um conhecimento notável das qualidades de seu pensamento … são capazes de identificar quando seu pensamento é impulsionado por seu egocentrismo nativo e usam estratégias para reduzir o poder dos pensamentos egocêntricos.
Traços intelectuais relevantes : O traço intelectual fundamental necessário neste estágio é um alto grau de humildade intelectual em reconhecer o pensamento egocêntrico e sociocêntrico em sua vida, bem como áreas de ignorância e preconceito significativos. Além disso, o pensador neste nível precisa: a) o discernimento intelectual e perseverança para realmente desenvolver novos hábitos fundamentais de pensamento baseados em valores profundos com os quais se comprometeu, b) a integridade intelectual para reconhecer áreas de inconsistência e contradição em sua vida , c)a empatia intelectual necessária para se colocar no lugar dos outros, a fim de compreendê-los genuinamente, d) a coragem intelectual para enfrentar e abordar com justiça ideias, crenças ou pontos de vista em relação aos quais se tem fortes emoções negativas, e) a imparcialidade necessária abordar todos os pontos de vista sem preconceitos, sem referência aos próprios sentimentos ou interesses adquiridos. No pensador avançado, esses traços estão emergindo, mas podem não se manifestar no nível mais alto ou nas dimensões mais profundas do pensamento.
Métodos e ferramentas para desenvolver o Pensamento Critico

Quando as empresas se tornam defensores do pensamento crítico via “aprendizagem on the job”, elas estabelecem uma jornada evolutiva continuada de práticas mentais que os profissionais são “regularmente obrigados a usar no seu dia a dia … para isso são usados métodos e ferramentas para aprender a trabalhar e trabalhar …
1) Definir objetivos e propósitos para todas as ações.
2) Esclarecer as perguntas que precisam ser respondidas e os problemas que precisam resolver.
3) Coletar e organizar informações e dados.
4) Avaliar explicitamente o significado e a importância das informações circunstanciais.
5) Demonstrar que entendem conceitos e modelos conceituais que ajudam a analisar, comunicar e tomar decisões.
6) Identificar suposições (hipóteses) ou padrões e modelos a serem reproduzidos, ou sirvam de medida ou parâmetro.
7) Fazer previsões, considerar implicações e consequências.
8) Examinar as “coisas do ambiente de negócio de mais de um ponto de vista,
9) Falar e descrever as coisas de forma clara e precisa.
10) Testar e verificar a precisão … acerto, certeza, correção, exatidão, justeza.
11) Se ater aos objetivos e perguntas, questões ou problemas conectados e não vagar em pensamentos,
12) lidar com complexidades em problemas e questões,
14) Considerar o ponto de vista dos outros … empatia.
15) Expressar seu pensamento logicamente … argumentação, leis de inferência, premissas e evidências.
16) Distinguir questões significativas de insignificantes … justificar valor.
E como resultado dessa instrução, os alunos (em geral):
1) aprender o conteúdo em um nível mais profundo e permanente
2) são mais capazes de explicar e aplicar o que aprendem,
3) são mais capazes de conectar o que estão aprendendo em uma aula com o que estão aprendendo em outras aulas,
4) faça mais e melhores perguntas em sala de aula,
5) compreender melhor o livro didático,
6) siga melhor as instruções,
7) entender mais sobre o que você apresenta em sala de aula,
8) escrever melhor,
9) aplicar mais do que estão aprendendo em sua vida cotidiana,
10) tornar-se alunos mais motivados em geral,
11) tornar-se progressivamente mais fácil de ensinar.