
Marketing e Tecnologia da Informação
Tendência do Marketing como Ciência
Atividades do Marketing como Arte
O Propósito do Marketing é influenciar o comportamento de compra das pessoas, suas reações a estímulos, aproximá-las da marca, empresa, produtos, serviços via campanhas de marketing eficazes.
- Para cumprir o seu propósito, o marketing mistura ciência e arte.
- O “marketing como ciência” explora o conhecimento de várias outras ciências, como economia, educação, psicologia, sociologia, antropologia, neurociência e tecnologia da informação … é racional, com hipóteses que são provadas na teoria e prática.
- O Marketing como arte explora a habilidades artísticas e emocionais, a sensibilidade humana para criar “coisas”, conceitos, estética, emoções e expressar o conhecimento, imaginação, habilidade técnica, beleza ou “inteligência emocional” para atrair as pessoas …precisa gerar emoções.
O marketing como ciência explora o método e como arte a emoção.

Saiba mais.
Conhecimento , Método Científico, Conceitos e Ferramentas de Marketing, Gatilhos para Influenciar a Compra, Modelo de Ganchos, Inteligência Emocional, Pensamento Criativo, Imagens, Método AIDA
Mapa Conceitual de Marketing

- Marketing como Arte – explorar a imaginação, consciência, criatividade, conceituação, emoção, forma, funcionalidade, cores, beleza.
- Marketing como Ciência – aplicar métodos científicos e ferramentas para aumentar a informação, conhecimento e inteligências.
- Marketing como Processo – criar, comunicar, entregar, comercializar, conscientizar necessidades, prover alternativas de solução, justificar e agregar valor para clientes e interessados.
- Plano de Marketing – descrever tudo … objetivos, estratégia geral, estratégias específicas do mix de marketing, ofertas, produtos, serviços ou soluções.

Saiba mais. Mapa Mental de Marketing, Mapa Conceitual de Marketing, Mapa Mental, Mapa Conceitual, Mapa Conceitual x Mapa Mental.
Marketing como Ciência

Na hierarquia das ciências, o marketing é uma ciência aplicada à gestão de negócios e requer uma compreensão de métodos científico aplicados à várias outras ciências para responder vários tipos de perguntas.
Alguns exemplos de perguntas do marketing que envolvem outras ciências …
- EDUCAÇÃO. Como facilitar a aprendizagem, aquisição de conhecimento, habilidades e hábitos para o consumidor comprar produtos e serviços?
- PSICOLOGIA. Como o consumidor se comporta para comprar e como influenciá-lo nas decisões de compra?
- NEUROCIÊNCIA. Como ativar estímulos sensoriais, atenção, memória, percepção e consciência dos consumidores para tomar decisões de compra?
- SOCIOLOGIA. Como influenciar padrões, relacionamentos e hábitos de mercado para diferenciar marcas e ofertas de produtos e serviços?
- ECONOMIA. Como gerenciar a produção, distribuição e consumo de produtos e serviços com alta percepção de valor para clientes e acionistas?
- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Como os dados, informação, conhecimento, tecnologias, serviços que serão utilizados e gerenciados? Qual o retorno do investimento?
Método Científico e Marketing

O infográfico descreve como aplicar as etapas do método científico às suas campanhas de marketing.
- Aplicar o método científico aos seus esforços de marketing ajuda a fornecer resultados objetivos e orientados por dados.
- Contribui para fazer previsões mais precisas sobre o que pode funcionar e aprender por que seus esforços funcionam.
- A chave para o sucesso do marketing é pegar o que você aprendeu com a análise de suas métricas numa campanha e implementá-las outras subsequentes.
- Os detalhes para realizar os testes das hipóteses de marketing são tão importantes quanto as próprias etapas.
- Seu experimento deve ser controlado e você deve ter variáveis mensuráveis.
Marketing e Tecnologia da Informação
O Marketing como Ciência explora a tecnologia da Informação para a tomada de decisão … antes os profissionais de marketing dependiam do instinto, agora contam com os insights obtidos a partir de análises de dados, para garantir qualidade, interpretar, padronizar, modelar, testar hipóteses e prever mudanças.
Exemplos de uso de tecnologia de informação no marketing …
- Qualidade dos Dados. Avaliar se existe falta de dados, fonte, contexto da coleta e interpretações alternativas que os dados suportam.
- Interpretação das Informações. Usar ferramentas para minimizar viéses para fazer bons julgamentos com informações imperfeitas em um mundo incerto.
- Padrões de Comportamento. Identificar padrões de comportamentos via análise de dados, conversas com possíveis clientes, colegas e terceiros.
- Modelos e Hipóteses. Desdobrar padrões em modelos e hipóteses que possam ser testadas.
- Precisão nas Respostas. Descobrir maneiras de operacionalizar boas respostas a esses padrões com precisão.
- Limitações e mudanças. Identificar limitações dos padrões / modelos e fazer mudanças ao longo do tempo.

Saiba mais. Análise de Dados, Dados, Informação, Conhecimento.
Tendências do Marketing como Ciência
O marketing digital é a grande tendência atual, que continuará a expandir as fronteiras da ciência e da arte.
- Mobilidade, Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial terão impacto muito mais fortes em nossas vidas como cidadãos e profissionais.
- Cada vez mais altos níveis de sofisticação técnica e habilidades avançadas de ciência da computação, serão exigidos.
- Muitos produtos de software de análise no mercado, fáceis de operar, estarão disponíveis.

Saiba mais. Marketing Digital
Marketing como Arte
O objetivo do marketing é criar demanda ou seja atrair as pessoas e para atrair as pessoas é necessário estabelecer uma conexão emocional com elas.
- A arte pode formar conexões profundas com clientes e criar campanhas que engatilham desejos, medos, frustrações, emoções e sentimentos.
- Nenhuma campanha de marketing vem sem uma dose de criatividade, que é necessária para criação de campanhas únicas e excepcionais, que apelam para as emoções.
- Sem elementos artísticos, as campanhas perdem a essência da vida que faz as pessoas agirem.
Atividades do Marketing como Arte
Arte, criatividade e inovação usam métodos para serem expressadas …
- Conceber modelos de negócio, estratégias de mercado e produtos.
- Gerenciar a marca para estabelecer um padrão de conexão emocional prazerosa da empresa e suas ofertas com o mercado.
- Criar campanhas de marketing para promover e memorizar a marca, monetizar e fidelizar.
- Dosar o mix de marketing 7P numa mistura de estratégias e recursos que suporte de forma diferenciada as ofertas.
- Formular o posicionamento de valor da empresa e ofertas com foco, singularidade e mensagem de valor.
- Criar designs de produtos e serviços inovadores.
- Desenvolver conteúdos digitais e títulos de alto impacto para promover soluções aos problemas dos avatares.
- Desenvolver novas ofertas, produtos e serviços com novos conceitos e atributos de valor no mercado
- Desenvolver elementos artísticos, logo, identidade visual
- Criar campanhas únicas e excepcionais, que apelem para as emoções.
- Criar peças do marketing digital, website, páginas da web, vídeos, posts, título, slogans, gatilhos emocional, uma chamada para ação (call to action), e-books,
- Criar conceitos e ideias.
- Dosar o mix de marketing 7P – Produto, Preço, Promoção, Pessoas, Praça, Processo e Phisical.
Marketing e Criatividade
A criatividade é exigida do profissional de marketing para a criação de um site / página da web, vídeo, post, título, slogan, gatilho emocional, uma chamada para ação (call to action), um e-book.
- A criatividade é necessária para a criação de campanhas únicas e excepcionais, que apelam para as emoções.
- A criatividade vai muito além do contexto do design … é exigida no nascedouro da formulação do conceito ou ideia.
- O marketing tradicional demanda mais arte do que ciência; o marketing digital acrescenta muito mais ciência em termos de informação e equilibra os dois lados da balança ciência e arte.
O marketing tradicional demandava mais arte do que ciência; o marketing digital acrescenta muito mais ciência e equilibra os dois lados da balança ciência e arte.

Saiba mais. Dados, Informação e Conhecimento, Análise de Dados,
Sinergia Ciência e Arte no Marketing
A tabela a seguir explora diferenças e sinergias do marketing como ciência e arte!
Marketing como Ciência | Marketing como Arte |
Usar o lado esquerdo do cérebro – métricas, lógica, fatos e dados, análise e resolução de problemas, interpretação racional das coisas. | Usar o lado direito de cérebro – pensamento criativo, intuição artística, interpretação “emocional” das situações. |
Usar método científico. | Usar Inteligência Emocional |
Focar em Fatos e Dados … coletar, processar, organizar, analisar, provar cientificamente, segundo métodos e leis gerais. | Focar na qualidade … produção, expressão, princípios estéticos, no que é belo e atraente. |
Focar em funções de marketing … planos de marketing, mix de marketing, procedimentos, experiências de clientes, análise de dados, marketing digital, conteúdos, estratégias de SEO e gerência da marca. | Focar na experiência … produção de materiais de qualidade, conceitos, artefatos, cor, contorno, dimensão, espaço, textura, design visual, harmonia e proporção. |
Desenvolver campanhas … conhecer o processo, seus componentes, tipos e segmentações, tipos de conteúdos, e-mails personalizados, interações e mensagens específicas, direcionadas a interesses, desejos e necessidades específicas. | Criar campanhas … criar situações, captar corações e mentes … formar conexões com clientes que engatilhem desejos, emoções e sentimentos … |
Descrever detalhes … diferenciais, funcionamento de produto, preço, onde comprar, processos, serviços complementares, com foco no conteúdo e produto. | Atrair e envolver … transformar conteúdos técnicos e enfadonhos em conteúdos envolventes, manchetes, imagens, histórias, com foco na forma e experiência de uso. |
Usar mais a razão para a tomada de decisão … explorar as etapas de conscientização, informação, critérios de valor e justificativa de valor. | Usar mais a intuição para a tomada de decisão … conectar o inconsciente à mente consciente e trazer conhecimentos latentes. |
Desenvolver Capacidades Analíticas ... coletar e analisar dados, segmentar o público alvo, identificar as personas com traços e características dos clientes ideais, fazer previsões. | Desenvolver Inteligência Emocional … Criar situações e conexões emocionais, compreender o comportamento do público alvo, crenças, valores e motivações. |
Usar métricas quantitativas por meio de sistemas ou ferramentas de gerenciamento de relacionamento com clientes … leads gerados, custo por lead, taxa de cliques, taxa de conversão, receita gerada, ROI. | Usar métricas qualitativas por meio de pesquisas , como sentimento do público, liderança, reconhecimento da marca, por meio de pesquisas. |
64% dos executivos de marketing “concordam fortemente” que o marketing baseado em dados é crucial para o sucesso em uma economia global hipercompetitiva | 47% dos compradores B2B consomem de três a cinco peças de conteúdo antes de se envolver com um vendedor |

Saiba mais. Conceitos e Ferramentas do Marketing, Conceitos, Definições e Palavras Chave,

Palavras chaves – marketing, ciência, processo, educar, entender, compreender, aprender, comunicar, ensinar.

Teste seu Conhecimento sobre Processo Educacional

Conhecimento , Método Científico, Conceitos e Ferramentas de Marketing, Gatilhos para Influenciar a Compra, Modelo de Ganchos, Inteligência Emocional, Pensamento Criativo, Imagens, Método AIDA