O pensamento analítico é fundamental para você analisar a situação competitiva e formular estratégias para ganhar a competição, tomar decisões, lidar com questões complicadas e analisar informações que você reuniu e organizou previamente
- Busca detectar padrões em conjuntos de dados, gerar informações, identificar relações, fazer previsões e “bolar” soluções criativas.
- Pensamento Analítico busca explicar as coisas e situações, classificar, categorizar ou organizar, decompor em partes mais simples, mais facilmente explicadas e solucionadas.
- É a capacidade de lidar com questões complicadas e analisar informações reunidas e organizadas previamente.
- Busca detectar padrões em conjuntos de dados, gerar informações, identificar relações, fazer previsões e “bolar” soluções criativas.
- É fundamental para analisar a situação competitiva e formular estratégias para ganhar a competição.
- Permite tomar decisões com base nos dados coletados e frente aos objetivos formulados.
Habilidades Analíticas são muito importantes, demandadas e valorizadas no mercado e estão na base do pensamento crítico, pensamento estratégico e inteligência competitiva.
10 Conceitos Chave para o Pensamento Analítico
- Planejamento – imaginar um objetivo e fazer um plano para alcança-lo, identificar possíveis problemas e desafios.
- Resolução de Problemas – dividir o problema em problemas menores, mais fáceis de serem resolvidos e gerenciados.
- Organização e Integração – estruturar e apresentar as informações para facilitar a análise de informações.
- Análise da Informação – compreender as origens dos problemas, motivos, relações, percepções, alternativas de solução.
- Questionamento – usar perguntas para direcionar a atenção e obter respostas logicamente possíveis.
- Causa Raiz – chegar à origem do um problema que influi outros problemas subjacentes e encontrar a solução lógica.
- Previsão – avaliar o alcance de objetivos e identificar problemas antes que eles aconteçam.
- Gerenciamento – direcionar e controlar a energia e esforço individual e empresarial da maneira mais produtiva.
- Tomada de Decisão – saber parar de analisar e agir, escolher uma alternativa e melhorar o processo de aprendizagem e de negócios.
- Transferir Conhecimento – incorporar aprendizados anteriores para resolver problemas atuais e futuros.
Saiba mais. Pensamento Focado e Difuso.
Pensamento Analitico
O pensamento analítico é um pensamento racional voltado para tomar decisões e resolver problemas decisões
- O pensamento analítico pode ser resumido em 5 etapas:
- identificar os problemas.
- definir os problemas com clareza.
- buscar soluções possíveis.
- avaliar / comparar funções das soluções.
- integrar seu entendimento com o conhecimento disponível.
Saiba mais. Investigação em Vendas
Pensamento Crítico Analiticamente falando …
O pensamento crítico é um pensamento racional e reflexivo com foco em crenças e decisões ... e cada pessoa precisa de motivação para pensar criticamente. O pensamento crítico simplificadamente falando inclui cinco etapas: 1) identificar os problemas. 2) definir os problemas com clareza. 3) buscar soluções possíveis. 4) avaliar / comparar funções das soluções. 5) integrar seu entendimento com o conhecimento disponível.
Saiba mais. Investigação em Vendas
Pensamento Crítico e Pensamento Analítico
Pensamento analítico termina quando uma conclusão é alcançada e o Pensamento crítico aplica interpretações as conclusões do pensamento analítico.
- Pensamento analítico é o pensamento focado, passo a passo …. coleta fatos, examina informações, analisa em várias perspectivas, verifica a consistência lógica de causas e efeitos e chega a uma conclusão … quando você tem um problema complexo ou solução para encontrar, você deve usar as suas habilidades analíticas.
- Pensamento crítico é o modo de pensamento holístico (do todo, do sistema) … com clareza e racionalidade obtém conhecimento externo, usa vários tipos de fontes, avalia cuidadosamente informações para determinar como interpretar e fazer um julgamento, incluindo o próprio conhecimento.
Saiba mais. Análise, Análise de Dados, Análise de Tradeoff, Análise de SWOT, Análise de Desempenho.
Ferramentas Analíticas … como desenvolver o pensamento analítico.
As pessoas que trabalham com planejamento e análise de negócios, convivem com várias situações e tipos de análise … e muitas vezes não usam boas práticas e ferramentas de análise … a melhor forma de criar hábitos e especialização em análise de negócios é usar ferramentas de análise …
- Análise de Problema – identificar as variáveis e relações de compromisso que resolvem um problema ou tomada de decisão.
- Análise de Mercado – pesquisar e identificar os segmentos mais lucrativos para a sua empresa.
- Análise de Clientes – identificar os clientes ideais dos seguimentos mais lucrativos para focar as atividades de marketing e vendas.
- Análise de Produto – definir a melhor mistura 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção. Pessoas, Processos e Evidências Físicas.
- Análise de Negócio – analisar a estratégia e viabilidade econômica e financeira do negócio.
- Análise Estratégica – analisar o sucesso e a sustentabilidade da empresa ou negócio no longo prazo.
- Análise de Dados – transformar dados em informação para suportar a tomada de decisão e fazer previsões.
- Análise de Tradeoff – identificar padrões de relações entre variáveis ou fatores de um sistema ou processo e fazer previsões.
- Análise de SWOT – avaliar competitividade, forças, fraquezas, ameaças, oportunidades e propor estratégias viáveis.
- Análise de Valor – racionalizar o valor de alguma coisa ou solução em termos de Benefícios, Custos e Riscos.
- Análise do ROI – analisar o valor de uma solução em termos do Retorno do Investimento = Lucro / Investimento.
- Análise de Risco – calcular a probabilidade de um evento acontecer, seus efeitos e propor estratégias de mitigação.
- Análise de Desempenho – avaliar os fatores de desempenho de um processo, tradeoffs, previsões e balanceamento.
- Análise SPIS – investigar e criar uma Imagem de Solução para uma Situação, Problema e suas Implicações
- Análise Estatística – representar um grupo de dados via um conjunto de métricas estatísticas – media, desvio, distribuição.
- …
Saiba mais. Ferramentas empresariais