Como criar Landing Pages com alta conversão
“Landing Page” é uma página de destino; uma página que canaliza tráfego de várias fontes, internas ou externas ; uma página onde o visitante entra no seu site e é influenciado a tomar uma ação específica; o seu site deve conter uma landing page para cada oferta que você faz para potencias clientes e clientes.
Landing page podem ser categorizadas em 2 grandes grupos:
- Página de captura de clientes potenciais. São as também chamadas “squeeze pages”, cujo objetivo é obter informações de contato dos visitantes do seu site, para que se tornem clientes potenciais.
- Página de vendas. Cujo objetivo é influenciar o visitante a comprar um produto ou serviços.
Existem várias formas de projetar layouts para uma boa landing page, mas todas têm uma coisa em comum: foco – fazer o visitante tomar uma ação específica que queremos que tome.
Já uma “home page” é uma página projetada para permitir que o visitante faça uma variedade de escolhas. A partir da home page um visitante pode “fazer um click” e acessar uma página de produtos, saber mais sobre a empresa ou visitar o blog da empresa. Por essa razão uma home page, por seu caráter de distribuição, é uma “landing page de baixa qualidade”, já que apresenta ao visitante uma variedade de opções.
Uma landing page deve reter os visitantes, remover ou minimizar links para outras ofertas, ser enxuta, minimizar distrações e aumentar a probabilidade de o visitante escolher uma opção, entrar com informações ou fazer uma compra.
–
Como avaliar uma landing paging?
Existem vários tipos de landing pages – página de produto, página de venda de produto, squeeze page, home page, são exemplos; são páginas de diferentes objetivos, formas, componentes e tamanhos. Considerando isso, como avaliar a efetividade dessas páginas? Quais são os critérios que devemos utilizar para fazer isso? O quão esses cuidados interferem no desempenho das landing pages? Veja a seguir critérios que podem ser utilizados para avaliar landing pages:
- Clareza. É um componente importantíssimo para despertar o interesse no visitante de explorar a página; devemos usar títulos, subtítulos, imagens, e outros componentes que permitam responder as seguintes perguntas: O que é isso? O que isso fará para mim?
- Consistência. A landing page deve atender exatamente a expectativa do potencial comprador desenvolvida na fonte da origem do tráfego que o levou à landing page, em termos de texto, cores, fontes, imagens, vídeos e demais componentes.
- Visualização. Gráficos., imagens, fotos tipicamente têm alta conversão; elimine componentes que dê a impressão de coisa barata, preferencialmente use fotos, gráficos para descrever a sua oferta;
- Formulários. Devem estar compatíveis com a complexidade e preço do produto; os primeiros devem ser mais extensos os do segundo tipo devem conter poucos campos; nunca peça informações desnecessárias; se a intenção é fazer a interação via e-mail, peça apenas nome e e-mail, nada mais;
- Botões de compra. Devem contrastar com os elementos ao redor; devem ser comandos específicos que incitem a ação, por exemplo, “Obtenha acesso instantâneo gratuito”;
- Design profissional. O design da sua landing page deve ser de qualidade profissional; feita por profissionais especializados e ou com ferramentas apropriadas;
- Ícones relevantes. Usar ícones conhecidos, marcas reconhecidas, testemunhos, aumentam a percepção de confiança e segurança para fornecer informações de contato e fazer uma compra.
- Políticas de Privacidade claras. Não apenas são exigidas para anúncios em alguns sites como o Google, mas são importantes para aumentar a taxa de conversão.
- Sinalizações. Devem ser utilizados para direcionar a atenção do leitor para onde nós desejamos, como botões de chamada para ações de compra, coleta de informações, descrição de produtos e assim por diante.