Quais são os gargalos de rede mais frequentes e as boas práticas de monitoramento?
Gargalo é qualquer recurso que limita o desempenho. Todos os sistemas têm 1 gargalo. Quando eliminamos um gargalo, criamos outro. Os gargalos mais frequentes nas redes de computadores são:
- Hardware dos Servidores. Processador Memória, Disco e Interface de Rede.
- Configuração dos servidores. Todos os sistemas operacionais de rede tem opções de configuração. As opções mais frequentes são: memória virtual, protocolos de rede e espaço livre em disco rígido.
- Servidores sobrecarregados. A adição de novos servidores deve ser avaliada para que os recursos de rede e tráfego sejam balanceados entre servidores e dentro dos níveis de capacidade.
- Infraestrutura de rede. Cabeamento, switches, tamanho dos segmentos de rede, velocidade da rede local e roteadores
- Componentes com mal funcionamento. Que podem acontecer à vários componentes, como NIC, switch, roteadores, servidores, e assim por diante.
O monitoramento de desempenho habilita uma visão em tempo real do desempenho, mas a informação mais útil é obtida dos logs, que podem ser configurados em função da frequência, faixa horária e dia. Por exemplo, a cada 10 segundos no período de 10:00 as 10:30 , nas segundas feiras. Isso deve ser programado, mesmo quando não existem problemas de desempenho, para servir como uma linha de referência. O monitoramento deve ser feito com economia, para não reduzir o desempenho do servidor.
Outras abordagens devem ser incluídas: a observação de leds de switches podem indicar alta taxa de colisão de pacotes nas portas de switches e problemas e nos cartões de interface de rede. As rotinas de manutenção, backups, atualização de bancos de dados, devem ser programadas, preferencialmente, fora do expediente. Alguns problemas nas aplicações podem degradar o desempenho, tais como não liberação de memória, e assim por diante. Outra fonte frequente de retardo são spywares.
Até logo!