Analisar a situação é uma das habilidades mais importantes da vida e em especial na ciência de negócios.
Veja alguns destaques de tipos de análise de situações empregadas nas empresas.
- Análise de Circunstância … analisar fatores (variáveis circunstanciais) que cercam um evento ou situação específica e pontual – o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto.
- Análise de Contexto … analisar o conjunto sujeito, objeto do conhecimento, recursos, ambiente físico e as relações envolvidas .
- Análise de Dados … é a análise estatística, processamento de grandes quantidades de dados, coleta de dados e medidas, garantir qualidade de dados, acurácia e precisão, selecionar e comparar amostras, representar tendências centrais (média, mediana e moda), variâncias e covariâncias de populações com grandes quantidades de dados; fazer previsões, considerar tendências, sazonalidades; formatar relatórios e gráficos, baseadas em métodos e ferramentas científicos, que gerem alta qualidade e velocidade de compreensão … gerenciar a qualidade de dados … relevância, precisão, validade, consistência, completude, acessibilidade, granularidade.
- Análise de Informação … otimizar a relação conhecimento / informação gerada; formatar conteúdos, de vários tipos: informativo, normativo, descritivo, transacional, persuasivo e taxonômico; aumentar o desempenho e autonomia para aplicar ferramentas, técnicas e práticas para atividades e tarefas de criação, padronização, interpretação e compreensão de formatos de blocos e fluxos de informação, empacotamento e desempacotamento da informação … controlar a qualidade, erros e perda de informação … gerenciar a qualidade da informação – relevância, atualização, precisão, necessidade, clareza, valor, confiabilidade.
- Analise do Conhecimento … enumerar o que deve ser conhecido … avaliar o saber, relações, habilidades desejáveis, tipos de conhecimento; saber descritivo ou proposicional sobre a a veracidade de uma proposição, saber se algo é falso e não deve ser relatado para outras pessoas.
- Análise de Demanda … calcular a taxa de chegada de serviços, tempo médio de serviço, carga de trabalho, quantidade de clientes, tendências de crescimento e sazonalidades
- Análise Estratégica … projetar a sustentabilidade do negócio no longo prazo.
- Análise Financeira … prever e comparar resultados e estratégias financeiras em termos de Rentabilidade, Lucratividade, Turnover, Alavancagem,
- Análise FOFA … analisar e avaliar a situação, competitividade da empresa ou empreendimento ou negócio em termos de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, identificar situação e condições correntes e futuras dos recursos, recomendar e formular metas SMART – eSpecíficas, Mensuráveis, Acessíveis, Relevante,Temporais e recomendações para a elaboração de estratégias viáveis para alcançar objetivos, com os recursos disponíveis.
- Análise de Gap ... analisar lacunas, comparar situações, desempenho real com o ideal ou planejado, fazer melhorias incrementais e benchmarking, previsões e realizações, competências, conformidade a normas, para otimizar processos, aumentar a eficiência e diagnosticar necessidade de treinamentos.
- Análise de Meios e Fins … analisar diferenças e lacunas entre estado corrente e futuro do contexto e situações, identificar caminhos, diferenças, obstáculos, condições e custos envolvidos.
- Análise de Negócio … analisar componentes e relacionamentos essenciais para representar e simular o funcionamento do negócio ou empresa … proposta de valor, ofertas, processos, recursos, parcerias, canais, segmentos, clientes ideais, estrutura de custos e receitas.
- Análise de Viabilidade de Negócio … projetar valor, receita, custo, risco, capacidade de produçãoe capacidade financeira (rentabilidade).
- Análise de Produção … analisar indicadores (métricas com contexto e propósito), desempenho do processo produtivo, otimizar uso de recurso, identificar gargalos e aumentar a eficiência,
- Análise de Tradeoff … analisar e identificar padrões de relações entre variáveis de um sistema ou processo e fazer previsões, ajudar a tomar decisões estratégicas, avaliar vantagens e desvantagens, prós e contras quando os recursos são escassos, ajudar a estruturar e coletar informações para a tomada de decisão, focar num conjunto específico de indicadores, priorizar objetivos e atividades, otimizar a alocação de recursos e aumentar a transparência, pela exposição de motivos ou fatores que contribuem para um resultado específico.
- Análise da Proposta de Valor … analisar o foco, singularidade e mensagens de valor de uma proposta ou oferta de marketing.
- Análise de Risco … identificar ativos, calcular probabilidade de ocorrência de riscos e seus impactos, propor estratégias ou de convivência, mitigação, eliminação ou transferência de risco
- Análise do ROI … calcular retorno do investimento, redução e evitação de custos, aumento de receita e custo total da solução em 12 meses.
- Análise de Valor … calcular o valor pela ponderação de benefício, custo e risco.
A análise de situação exige análise de dados, informação e conhecimento.
- Análise de Dados … é a análise estatística, processamento de grandes quantidades de dados, coleta de dados e medidas, garantir qualidade de dados, acurácia e precisão, selecionar e comparar amostras, representar tendências centrais (média, mediana e moda), variâncias e covariâncias de populações com grandes quantidades de dados; fazer previsões, considerar tendências, sazonalidades; formatar relatórios e gráficos, baseadas em métodos e ferramentas científicos, que gerem alta qualidade e velocidade de compreensão … gerenciar a qualidade de dados … relevância, precisão, validade, consistência, completude, acessibilidade, granularidade.
- Análise de Informação … otimizar a relação conhecimento / informação gerada; formatar conteúdos, de vários tipos: informativo, normativo, descritivo, transacional, persuasivo e taxonômico; aumentar o desempenho e autonomia para aplicar ferramentas, técnicas e práticas para atividades e tarefas de criação, padronização, interpretação e compreensão de formatos de blocos e fluxos de informação, empacotamento e desempacotamento da informação … controlar a qualidade, erros e perda de informação … gerenciar a qualidade da informação – relevância, atualização, precisão, necessidade, clareza, valor, confiabilidade.
- Analise do Conhecimento … enumerar o que deve ser conhecido … avaliar o saber, relações, habilidades desejáveis, tipos de conhecimento; saber descritivo ou proposicional sobre a a veracidade de uma proposição, saber se algo é falso e não deve ser relatado para outras pessoas.

Conclusão.
- A análise de situação é um componente da gestão de qualquer processo ou recurso.
- A gestão trata de propositar, objetivar, analisar a situação, definir metas , formular estratégia, planos, desempenhar, controlar e ajustar, continuamente.
- Após um objetivo, a situação é a segunda coisa a ser analisada.
- Só nos conscientizaremos de uma necessidade se percebermos uma situação.
- Analisar a situação significa entender o ambiente e o contexto, para entender os significados.
- Situação é a primeira coisa a ser investigada, apos identificar o sujeito ou o comprador potencial.
- Muda dinamicamente e modela o pensamento, percepção e comportamento das pessoas.
- As situações quando mudam, acentuam ou suavizam a percepção do valor dos problemas, necessidades, desejos.
- É como o movimento das marés, quando baixam conseguimos ver o fundo e quando ficam cheias conseguimos navegar ou ficar ilhados.
- De um contato para outro pode “chover e fazer sol”, mudar a maré, e alterar a percepção das pessoas significativamente e demandar mudanças de estratégias, em tempo real.
- É necessário analisar as situações estratégicas e mais frequentes previamente para engatilhar planos e ações em tempo real.
- Modelar situações, criar esquemas e mapas mentais, para visualizar e simular contextos, situações, necessidades, problemas e soluções ou seja … problematizar.
- As situações têm características essenciais que se observadas a definem com clareza.
- Quando analisamos as situações mais frequentes e importantes (princípio de Pareto), ou situações estratégicas, soluções que precisam ser analisadas em detalhes porque representam 80% dos resultados, ) e associar planos de referência você poderá comutar de uma estratégia para outra com fluência, e ser eficaz, eficiente , “aproveitar as oportunidades” (não deixar que passem).
- Quando você faz uma pergunta aberta de situação a resposta de uma forma geral conta situação presente, com fatos e dados do passado e pode revelar ou prever “futuros prováveis”, ditos pelo potencial comprador”
- Uma pergunta de situação (como todas as perguntas) é um gatilho que faz a pessoa avaliar as variáveis circunstanciais 5W2H (o que, quem, porque, quando, onde, como e quanto) do seu ambiente e se você for hábil, fará com que ele conte para você … para contar é necessário confiar e para comprar idem.
- A análise situacional está na raiz do planejamento, formulação de estratégias e métodos de resolução de problemas.
- Analisar a situação em conversas e discussões influencia significativamente a percepção das pessoas e suas percepções de valor.
- Quando avaliamos a situação, seja para comprar, vender produtos ou serviços, planejar e modelar negócios, tiramos o foco no produto e colocamos no ambiente que à nós, cliente, parceiros.
- Toda a situação está atrelada e influencia necessidades, problemas, insatisfações e desejos.
- A análise situacional é uma excelente fmétodo de de persuasão, já que permite prover uma visão neutra e convincente.