O papel do profissional de marketing é criar estratégias de marketing para tornar a empresa mais conhecida e tornar seus produtos ou serviços mais atraentes para os consumidores e facilitar o trabalho de vendas.
O que
- O que … o que é é essencial e necessário para um profissional de marketing?
- Porque … qual a razão da existência do profissional de marketing?
- Como … quais são as atividades, ferramentas, fluxos de informação – conversas, linguagens, signos (sinais e símbolos), conceitos, significados – canais de comunicação que usa no seu dia a dia?
- Qual o perfil da sua rede social e de relacionamento?
- O que desperta atenção e interesse?
- Quais são as atividades e comportamento?
- Onde … qual o tipo de segmento, indústria, empresa, grupo social
- Como … formulação de propósito, objetivos, metas, estratégias, táticas, planos, controles
- Quais os problemas?
- Quais são os seus desejos?
- Quais são as soluções que ele procura?
- Qual o seu perfil de valores que conduz as suas escolhas?
- Qual o perfil do profissional de marketing ideal?
- Quanto um profissional de marketing agrega valor em termos de percepção, economia, valor financeiro e humano?
- Como um profissional de marketing trabalha?
- Quais são as principais atividades e tarefas?
- Quais as práticas, roteiros, scripts, ferramentas que usa?
Check List.
Atividades essenciais do profissional de marketing
- Desenvolver Plano de Marketing
- Desenvolver estratégias transacionais e de relacionamento
- Gerenciar a marca
- Gerenciar Ofertas.
- Gerenciar Produtos.
- Gerenciar Serviços.
- Pesquisar marketing – mercado, consumidores e produtos.
- Segmentar mercados – escolher mercado
- Desenvolver clientes ideais
- Conteúdos de marketing
- Mix de marketing
- Técnicas, Estratégias para Proposição ou Propostas de valor da marca, ofertas, produtos, serviços ou soluções.
- Campanhas de marketing
- Aprender a Aprender conceitos, atividades, métodos e ferramentas de marketing.
A pergunta