Análise de Contexto
A análise de contexto trabalha no nível da gestão estratégica da empresa, independente do porte.
O contexto enumera os elementos que caracterizam o ambiente, como circunstâncias, condições, situações, localização e movimentos.
É um conjunto de ideias e informações que delimitam o horizonte o propósito da empresa e seus principais tradeoffs, tais como:
- Modelo de Negócio … proposta de valor, ofertas, recursos, parceiros, segmentos, canais e clientes.
- Matriz de Valor … atributos, singularidade, curvas e mensagens de valor.
- Mapa de Valor … categoria de valores, necessidades e problemas chave do mercado, produtos e consumidores.
- Análise de Tradeoff …
- Equação de Valor
- Equações de Desempenho Chave
- Análise de SWOT
Foca
Isso provê referência para corretismo e consistência na tomada de decisões estratégicas e táticas.
Identificar fatores futuros para prover visão clara do cenário atual, tomar decisão mais fundamentadas, que sejam as mais fáceis de serem implementadas com precisão.
estacar o que é mais relevante para continuar operando a empresa de maneira sustentável.
Análisar cenários” para projetar o futuro, planos de ação, minimizar os riscos e maximizar as oportunidades de sucesso da empresa.
Análise de Circunstâncias e Risco
Análise de Circunstâncias analisa variância do contexto ou o risco, definido como a probabilidade de acontecer um ecento vezes o seu impacto.
É dependente, está inclusa ou é um desdobramento da a análise de contexto.
Avalia a aleatoriedade do ambiente e tudo que não podemos controlar no contexto, que crca e influi nos processos de negócios, seja de forma positiva ou negativa.
Avalia as probabilidades de ocorrência de eventos, impactos decorrentes nos ativos da emprsa e o nível de incerteza das previsões.
São exemplos, de análise de risco podem envolver ambiente de trabalho, clima, pessoas, cultura, picos de demanda, competição de mercado, inflação, política econômica, regulamentação, ocorrências naturais, epidemia.
A análise de circunstâncias monitora e faz previsões sobre indicadores de ocorrência dos fatos.
Detalha e define as características de um acontecimento
O que, Quem, Porque, Quando, Onde, Como, Quanto, são “sete dimensões aristotélicas”, mutuamente exclusivas e conjuntamente exaustivas, muito usadas para fazer análise de circunstâncias, e orientar a coleta, análise de dados, solução e descrição de fatos, problemas, ferramentas, métodos, fluxos de informações na empresa.
Foca em compreender o “modus operandi”, o processo, empregado na prática de uma atividade ou tarefa chave para gerar “resultados esperados”, nos elementos que não compõem a atividade ou tarefa, mas que influenciam em sua eficácia e eficiência.
São exemplos de análises circunstanciais são:
- Animo do sujeito e equipe
- Ambiente propicio.
- Local da ação.
- Tempo de sua duração.
- Condições e o modo de agir do sujeito.
- Ferramenta utilizada.
- Atitude assumida pelo sujeito no decorrer da realização do fato
- O relacionamento interpessoal entre as partes.
Compreender a condição em que algo acontece e servir de argumento ou justificativa para a previsão ou identificação da ocorrência de um fato.
Analisar o risco e prever as circunstâncias contributivas e prejudiciais do seu negócio e a probabilidade de sofrer um sinistro – a ocorrência de um evento que está coberto em uma apólice de seguro; identificar os ativos da empresa, tangíveis ou intangíveis.
Analise Situacional
Situação é o conjunto de coisas que você pode controlar ou evitar e se existe ou não alternativas de escolha.
Avalia, de uma forma geral, através de comparação com padrões de referência, a posição e alternativas de ação frente às circunstâncias do contexto, tal como a competição, a oportunidade de ganhar vantagem competitiva, por exemplo.
Analisa a combinação ou concorrência de acontecimentos ou circunstâncias em dado momento ou período de tempo.
Analisa as condições como algo, sistema ou problema estão num dado período, tal como posicionamento, localização, disposição das coisas, no espaço e tempo em relação a vários pontos de referência.
Análise da Situação é uma atividade sistemática.
É uma atividade de cunho mais tático e articulada com análises de contexto, risco (circiunstancial)
Ajuda a identificar oportunidades e desafios, internos e externos, para sua empresa, serviço ou produto, que estão ao seu alcance; que dependem de você, da empresa e da superação de desafios.
Está num escopo menor do que a análise de contexto, ou seja, é mais tático (médio prazo) e operacional (curto prazo).É uma forma de desdobrar e analisar o contexto de uma situação específica da empresa.
Na gestão PDCA da empresas é uma “atividade chave” para estar “consciente da situação” de forma proativa do objetivo, metas, indicadores, desvios, padrões, previsões, para balancear atividades.
É usada também para definir o escopo de uma “classe de problemas” , categorizar classes de problema, padronizar atividades de forma alinhado a com o modelo de negócio da empresa.
Condição é a característica, aspecto ou essência que determina algo ou alguém, num certo momento (parte) em relação ao todo.
- O que determina, ou não, a realização de alguma coisa.
- Maneira de viver que resulta na situação e circunstâncias em que cada pessoa se encontra.
- Condição necessária.
- condição = função (circunstância, situação)
Tipos de Análise
Existem diferentes métodos e variantes para analisar situações de negócios e empresas, que se combinam, tais como:
- Analise de Negócio …
- Análise de SWOT … analisar a situação competitiva corrente; organizar a coleta e análise de dado; identificar forças e fraquezas (ambiente interno) e situações de risco de oportunidades e ameaças (ambiente externo) ; comparar as duas visões, revelar o panorama geral, avaliar a situação, se vale a pena o risco e quais os possíveis caminhos ou alternativas de solução ou estratégias; uma característica da análise de SWOT de situação é obter “percepções das pessoa de diferentes perspectivas e funções na empresa; é propositadamente subjetiva e racional.
- Análise de Tradeoffs … identificar as principais variáveis de modelagem e atributos de valor de um sistema e relações de causa e efeito, tanto positivas, quanto negativas; prever situações futuras e gargalos; como períodos de ociosidade, sobrecarga, comparar sistemas, produtos, serviços graficamente, via curvas e histogramas.
- Análise de Meios e Fins … Avaliar o objetivo e a situação baseado no contexto como fator núcleo; tal como num grafo; identificar os “principais meios disponíveis” (mais próximos e o entorno), para solucionar o problema, de forma heurística, em camadas; acionar conhecimentos; propósito prático, cujo resultado gere um plano ou algoritmo de solução do problema, que possa ser replicado e aperfeiçoado.
- Análise de Gaps … ou análise de lacunas; visa comparar desempenho real com o desempenho potencial ou desejado; definir as fronteiras de produção; revelar áreas que podem ser melhoradas; determinar, documentar e melhorar a diferença entre os requisitos de negócios e os recursos atuais; está nas bases do “benchmarking” e nos demais tipos de análise listadas; compara expectativas do ambiente externo, com o atual nível de desempenho da empresa. Essa comparação se torna a análise de lacunas, que pode ser realizada no nível estratégico ou operacional.
Cada uma desses métodos e ferramentas têm suas vantagens e desvantagens
Conjuntura é o conjunto de acontecimentos, circunstâncias ou situações num dado momento.
- Confluência de acontecimentos que ocorrem num determinado momento; circunstância.
- Associação dos elementos que são capazes de determinar alguma coisa, num determinado momento.
Escopo
Ponto que se deseja alcançar, alvo, mira, desígnio, fim, intuito, propósito, objetivo, finalidade, meta, destino, intenção, intento
Reunião de tudo que se pode referir a um projeto
Descrição detalhada do projeto.
Descrever o domínio de uma ciência ou teoria.
Paradigma
- Modelo que serve de padrão; normas: paradigmas políticos, sociais.
Sinônimo: paradigma, padrão, exemplo, normas, modelos
A diferença principal entre os conceitos de situação e circunstância, diz respeito a poder ou não influenciar o entorno ou contexto.
Conclusão: devemos usar a nossa energia para prever as situações, à luz das circunstâncias mais prováveis para focar nas alternativas de solução ou caminhos para atingir os objetivos.