14 de dezembro de 2017

Mapa do Conhecimento

Apresentamos o mapa mental que contextualiza a área de atuação da Colaborae e os vários perfis profissionais, processos de negócios e competências. 
 
 

Ferramentas 

As ferramentas e boas práticas, propositadamente posicionadas no centro do mapa, são utilizadas pela Colaborae para ajudar a desenvolver o conhecimento (saber), habilidade (fazer) e comportamento (atitudes) de forma mais consciente, eficaz e eficiente. Com elas aumentamos as nossas capacidades  para acessar informações, aprender, refletir, planejar, elaborar estratégias, executar uma atividade, simular situações, fazer previsões, ensaiar contatos, fazer contatos, vender, projetar, implantar e operar soluções, e assim por diante. Diante disso, muito mais mais do que transferir e avaliar conhecimentos, a nossa preocupação maior é prover ferramentas para você desenvolver os seus conteúdos e aprender fazendo. Veja a lista de ferramentas e objetivos:
  • Matriz de Valor. Estratégia. Definir o foco, singularidade e mensagem de valor do serviço, solução, cliente.
  • Perguntas SPIS. Investigação. Conectar, Alinhar, Investigar, Obter Declarações da Situação, Problema, Implicação e Solução de uma empresa ou pessoa.
  • Plano de Contato. Planejamento. Definir objetivo, perguntas, mensagem de valor, obter compromisso e avaliar o sucesso.
  • Rapport. Inteligência Emocional. Estabelecer boas conexões emocionais com outra pessoa.
  • Imagem de Solução.  Persuasão. Aumentar o desejo de uma pessoa em resolver um problema. 
  • Cliente Referência.  Contar uma história de sucesso para identificar interesses e oportunidades de serviços.
  • Scripts. Comunicação. Despertar a atenção de uma pessoa em 20 segundos para uma situação-problema-solução.
  • Fluencia Situacional. Diagnose. Diagnosticar um problema e conectar com uma solução.
  • Prevenção e Tratamento de Objeções. Estratégia.  Evitar, distinguir e tratar objeções.
  • Demonstração de Capacidade. Estratégia.  Aumentar a percepção de capacidade de uma solução.
  • Equação e Justificativa de Valor. Racionalizar o valor de uma solução com o ROI.
  • Apresentação de Proposta. Apresentar a Situação, Problema, Causas e Efeitos, Imagem de Solução, Solução e Resultados Financeiros, concatenadamente.
  • Desenvolvimento de Patriocinadores. Educar uma pessoa a descrever e valorizar uma solução na nossa ausência. 
  • Acesso ao Poder. Escalar a estrutura de decisão para a tomada de decisão, com planejamento e controle.
  • Obtenção de Compromisso. Planejar objetivos específicos e relevantes, identificar o momento certo e obter avanços.
  • Negociação. Obter acordo. Negociar no momento certo, diante de impasses e com alternativas.
  • Site Survey. Implantação de Serviço. Avaliar ambiente, infraestrutra e informações para adequação de projeto e implantação de serviços.
  • Projeto TIC. Definir objetivos, situação atual, aplicações, componentes e informações
  • Inventariamento TIC. Projeto. Planejamento de Rede e Serviços
  • Monitoramento e Troubleshooting. Operação. Visibilidade de aplicações, fluxos e gargalos de rede, para recuperação rápída e garantia de SLAs.

Vendas B2B

Venda B2B.  Qual o benefício de tratar a venda como um processo? Qual a diferença entre vender produtos e serviços? O que significa separar o processo da venda do produto? Quais a diferença entre vender telecom e vender TI? Qual a diferença de uma venda de grande porte para uma venda de pequeno porte? Quais as ferramentas para aumentar o desempenho dos contatos e visitas de venda. O que é balancear vendas e quais os fundamentos e ferramentas?
  • Conhecer a Oferta.  Como focar no cliente ao invés do produto? Como mudar comportamentos de venda para conseguir fazer isso? Quais os problemas que a minha solução resolve? Quais são os problemas GEEDDS-Gerência, Economia, Escalabilidade, Disponibilidade, Desempenho e Segurança - que a minha solução resolve? Como usar a matriz de valor GEEDDS para entender a oferta na perspectiva do cliente e descrevê-la na forma que o cliente quer ouvir?
  • Desenvolver Necessidades. Como as empresas e pessoas se comportam para comprar? O que é necessidade e qual a sua importância  em vendas? Como as necessidades evoluem nas mentes das pessoas? Como podemos influenciar a evolução das necessidades? Como as pessoas se comportam ao longo da evolução das necessidades? Porque as necessidades em vendas só existem quando declaradas? Como conseguir declarações das pessoas? Quais os tipos de necessidades? O que é uma necessidade latente? Qual a importância das necessidades latentes em vendas? Como investigar necessidades latentes? Como evoluir para uma necessidade ativa? Como a necessidade ativa evolui para um desejo? Qual a diferença entre necessidade e desejo? Como criar imagens de solução para os desejos? Porque devemos oferecer as nossas soluções apenas após a criação de uma imagem de solução de um desejo? Qual o benefício de criar imagens de solução antes de propormos a solução? O que é provável acontecer se não fizermos isso?
  • Prospectar Oportunidades. O que significa prospectar necessidades latentes? Como desenvolver a fluência situacional – a capacidade de entender necessidades específicas e conectar a uma solução ou capacidade específica? Como usar um Cliente Referência para ajudar a demonstrar competência e fazer um potencial comprador declarar um problema? Como desenvolver scripts de venda ao telefone ou via e-mail para atrair clientes e potenciais clientes? Qual a importância do rapport para estabelecer uma conexão emocional favorável? Qual a relação entre Prospectar Oportunidades e Conhecer a Oferta? Qual a relação entre Prospectar Oportunidades e Desenvolver Necessidades?
  • Visitas e Contatos de Venda. Porque a falta de planejamento é a principal causa do insucesso em vendas? Quais são as 5 fases da visita de vendas? Quais são os componentes de um plano de visita ou de um contato? Como avaliar se uma visita ou contato foi um sucesso?  Como planejar avanços? Como abrir visitas e contatos de venda? Como investigar a situação, o problema, implicações e criar uma imagem de solução? Como demonstrar capacidade e apresentar a proposta de solução? Como obter o compromisso do cliente? Como avaliar o sucesso da vista?
  • Investigar Necessidades. Porque perguntar é a forma mais efetiva para persuadir outra pessoa? Quais os tipos de perguntas aplicadas numa investigação de necessidades? Qual o objetivo de cada tipo de pergunta? Quando, como aplicar perguntas de situação, problema, implicação e solução de forma concatenada? Quais são os cuidados a serem tomados para cada tipo de pergunta? Porque as perguntas de situação devem ser economizadas? Qual a diferença entre perguntas de problema e implicação? Porque as perguntas de implicação são mais difíceis de serem formuladas e aplicadas? Porque as perguntas de implicação são especialmente importantes para vendas de maior porte? Qual a diferença da pergunta de solução para as outras perguntas? Qual a razão das perguntas de solução serem boas ferramentas para criar imagens de solução e treinar patrocinadores?
  • Demonstrar Capacidade. Quando devemos apresentar a nossa solução para um potencial comprador? Quais as estratégias normalmente utilizadas? Qual o efeito no potencial comprador quando usamos uma das seguintes estratégias: 1) descrever as características da solução, 2) o descrever “como” as características da solução podem ajudar o cliente? e 3) como uma características atende uma necessidade ou desejo do cliente (declaração de benefício)? Porque a última estratégia é mais efetiva?
  • Prevenir e Tratar Objeções. O que leva as pessoas a terem objeções? Como prevenir? O que é uma objeção de valor? Como tratar uma objeção de valor? O que é uma objeção de capacidade? Como tratar uma objeção de capacidade?
  • Justificar Valor da Solução. Como racionalizar o valor? A equação de valor dessa solução para esse cliente? Quais são as estratégias de valor que devo aplicar?
  • Provar o ROI. Quais são os fundamentos da métrica ROI? Quais seus componentes e relações? Como o ROI racionaliza o valor? Como é aplicado?
  • Negociar em Vendas. Qual a diferença entre negociar e vender? Quando devemos negociar e quando não devemos negociar? Quais são as boas práticas de negociação em vendas?
  • Balancear Vendas e Pipeline. Quais as métricas da venda? Como interpretar os indicadores de desempenho de vendas e priorizar as atividades para evitar sazonalidades e atingir metas consistentemente? 

Guia Rápido de Soluções

Como descrever sumariamente as soluções mais frequentes e emergentes em 3 perspectivas: posicionamento no mercado, funcionamento e atributos GEEDDS – gerência, economia, escalabilidade, disponibilidade, desempenho e segurança. Exercitar responder a pergunta: Quais são os problemas que a minha solução resolve?

Soluções de Conectividade. Quais as principais soluções para conectar as pessoas e empresas?
  • Telefonia RI – Como é a topologia e arquitetura da rede inteligente de telefonia? Quais os serviços que a RI suporta? Qual o papel da sinalização número 7? Quais são as principais demandas? Quais são as principais preocupações?
  • IP VPN MPLS – O que significa MPLS? Quais as vantagens perante as tecnologias anteriores? Quais os tipos de redes de acesso que suporta? Como é feito o roteamento entre os sites dos clientes? Como são as IP VPNs MPLS com QoS?
  • IP VPN MPLS Redundantes – Como podemos aumentar a disponibilidade de IP VPNs MPLS? Quais os efeitos das redundâncias de CE (roteador do cliente), acesso e PE (roteador de borda do backbone)? Quantos noves podemos garantir com redundâncias de acesso e roteadores? Quais são as preocupações mais frequentes dos clientes?
  • LAN Switching – O que é LAN switching? Quais são as aplicações mais frequentes? Como prover conectividade entre datacenters com alta disponibilidade e desempenho? Como funcionam de uma forma geral? Como são implementadas via SDH, MetroEthernet e MPLS? Qual o objetivo de quem contrata LAN swiching?
  • Soluções de Acesso Wireless – Quais são as soluções mais frequentes? Como funcionam em geral (posicionamento) as soluções radio ponto a ponto, radio multiponto, Wimax, Wifi, Wimesh, 3G/4G e satélite?
  • LAN Corporativa – Como a rede é segmentada para garantir gestão, economia, escalabilidade, disponibilidade e desempenho?
  • Videoconferência – Como funciona as videoconferências e qual o papel da MCU (multipoint control unit)? Como um participante remoto entra numa videoconferência? Quais são os protocolos de sinalização de telefonia IP utilizados? Qual o papel dos CODECs. Porque contratar operadoras ao invés de soluções próprias?
  • Telepresença – quais as diferenças e similaridades entre um sistema de Videoconferência e Telepresença? Quais os diferenciais da Telepresença?
  • Internet – Como escolher provedores de serviços Internet? Qual a descrição geral da rede Internet global? Qual o principal benefício do protocolo BGP? Qual a hierarquia da Internet e como isso influencia o provimento de serviço e escolha de provedores? O que é disponibilidade do backbone e como pode ser aumentada? O que é latência e de que fatores depende? O que significa perda de pacotes?  
Soluções de TI. Quais são as soluções de TI que suportam as aplicações de negócios? 
  • Datacenter – Quais os componentes e arquitetura de um datacenter de última geração? Quais são os serviços mais frequentes? Qual o objetivo da camada internet? Qual o objetivo da camada core (núcleo)? Qual o objetivo da camada “server farm”. Qual o objetivo da camada de transporte? O que normalmente os clientes esperam com a contratação de serviços de datacenter? Como escolher a melhor solução? Como escolher o fornecedor? Qual a importância dos SLAs?
  • Cloud Computing – Qual o propósito de cloud computing? Quais são as soluções mais frequentes? Como cloud computing provê custos elásticos, implantação elástica e serviços suficientemente bons? Quais são as principais preocupações dos clientes para contratar os serviços?
  • Telefonia IP – Quais as similaridades e diferenças com a telefonia convencional. Qual o papel do “softswitch”? Qual o papel dos “media gateways”. Porque a telefonia IP utiliza a rede MPLS com QoS no núcleo de rede? Quais são os protocolos de sinalização utilizados na telefonia IP? Qual o protocolo de sinalização que roda em todos os servidores da telefonia IP? Quais os terminais utilizados? Como comparar a qualidade da telefonia IP com a telefonia convencional?
  • Unified Communication – O que é Unified Communication? Qual a relação entre Unified Communication e Telefonia IP? Quais são as aplicações em tempo real típicas da UC? Porque UC tem alta associação com cloud computing, mobilidade e projetos envolvendo BPM – gerência de processos de negócios? O que deve ser feito para reduzir as preocupações dos clientes em relação à: produtividade real alcançada com UC, riscos de custos imprevistos, pagar por funcionalidades que serão utilizadas?
  • Contact Center – Como funciona um Contact Center IP? Qual a relação entre Telefonia IP, UC e Contact Center? Qual a relação entre os antigos call centers? Como são implementados? Qual o papel dos servidores: contact center, portal de voz, presença, instant messaging, unified message e mobilidade? Quais as principais preocupações e exigências dos clientes?
  • Segurança – quais são os principais mecanismos de segurança que compõem um sistema de segurança integrada? Qual o objetivo dos principais mecanismos: Autenticação, Autorização, Anti malware, Filtro de Conteúdo, Criptografia, Firewall, IDS, IPS, SSL e VPN?
 Soluções de Mobilidade. Quais as principais aplicações e soluções de mobilidade mais frequentes e emergentes?
  • IoT – Internet Of Things - Qual a transformação esperada pelo uso de “coisas” com computação embarcada capaz de interoperar com a Internet?
  • MDM – Mobile Device Management - Como reduzir custos de suporte e riscos do negócio, melhorar o desempenho, segurança e reduzir o tempo de inatividade das soluções móveis corporativas?
  • BYOD - Build Your Own Device – Como preservar a gerência e segurança de aplicativos e dados empresariais?
  • Unified Communication - Quais os fatores que alavancam a tendência de Unified Communication Móvel?
  • Aplicações móveis - Quais são as aplicações mais frequentes e emergentes?

Transformação Digital

Quais os projetos mais frequentes e emergentes? Como estão relacionados? Quais são as soluções de conectividade, TI, mobilidade e segurança que suportam esses projetos?
  • BPM (Business Process Management) – O que são processos de negócio? O que é BPM? Como melhorar os processos de negócio e alinhar TI? Qual a conexão entre BPM cloud computing, mobilidade e unified communication?
  • BI (Business Inteligence) – Como reunir informações e percepções para a tomada de decisões?
  • Cloud Computing – Como obter acesso elástico a um pool de recursos de computação via Internet?
  • Mobilidade – Como obter benefícios do acesso em tempo real, disponibilidade always-on, baixo retardo e rápida execução de atividades?
  • Virtualização de Datacenters – Quais os benefícios da versão virtual de hardware, desktops, sistemas operacionais, aplicações, armazenamento e recursos de rede?
  • Outsourcing de datacenters – Quais são os principais projetos e serviços e como são oferecidos?
  • Gerência de Risco – Como monitorar eventos e possíveis impactos nos objetivos de negócio e determinar uma resposta estratégica e acompanhar os seus resultados?
  • Redes Sociais – Como identificar impactos dos produtos no mercado? Preferências e feedbacks para o marketing digital?
  • Portais de autoatendimento – Como acessar e tratar informações de forma integrada e conveniente via web?

Governança e Gerenciamento de TI

Governança e Gerenciamento de TI. Quais são as melhores práticas utilizadas para a governança e gerenciamento de TI para pequenas, médioas e grandes empresas?
  • Governança de TI – Qual é a estrutura de um modelo típico de Governança Corporativa? O que é Governança de TI? Qual a relação entre os dois tipos de governança? Quais são as principais decisões de TI e como são gerenciadas nas empresas?
  • Frameworks de TI – Quais são os principais padrões e boas práticas para a governança e gerenciamento de serviços TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação?
  • Gerenciamento de Serviços de TI – Quais são os principais conceitos e terminologias das boas práticas ITIL? O que é um serviço? O que é gerenciamento de serviço? O que é uma boa prática? O que são processos e funções? Quais são os principais processos recomendados?
  • Planejamento e Administração de redes IP de pequeno porte - Como é o ambiente, o planejamento e a administração de TI em pequenas empresas? Quais as questões típicas de projeto? Quais as topologias e arquitetura de rede utilizadas? Qual a solução típica de uma rede IP com até 5 computadores? Qual, a solução típica de uma rede com até 50 computadores? Quais são os servidores normalmente encontrados em redes IP de pequeno porte? Quais são as opções de sistemas operacionais de rede? Quais são as principais atividades de administração de redes? Quais os mecanismos de segurança normalmente demandados? Quais são os gargalos de rede mais frequentes e quais as boas práticas de monitoramento?

Computação e Computador

Computação e Computador. Qual a diferença entre computação e computador? Quais são os componentes do computador? Qual o papel e tipos de sistemas operacionais? Como são formadas as redes de computadores?
  • Computação e Computador. Quais os componentes dos sistemas de informação? Qual a função do computador cliente e do computador servidor? Quais os tipos de softwares que rodam nos computadores? Quais são os componentes do hardware do computador? Como os componentes do computador se relacionam num ciclo de processamento? Como funciona a CPU? Como avaliar o desempenho de uma CPU? Qual a função da placa mãe num computador pessoal e quais são os seus componentes? Como os computadores se comunicam em rede? Como são usados os vários tipos de memória?
  • Sistemas Operacionais. Qual o objetivo de um sistema operacional? Quais os tipos de interfaces? Para que servem os softwares utilitários? Quais os sistemas operacionais mais usados para desktop e notebook? Quais os mais utilizados para servidores de rede? Quais são os sistemas operacionais utilizados para tablets e smartphones? Qual a função do driver de dispositivos? Qual a função do sistema de arquivo?
  • Redes de Computadores. Quais os principais aspectos a serem destacados em termos de topologias, componentes, arquitetura de protocolos, âmbito geográfico da rede, computadores clientes e servidores, aplicações e tipos de tráfegos, requisitos de qualidade, roteadores, switches e sistemas de armazenamento?

Fundamentos da Tecnologia IP

Porque a tecnologia IP é a base da comunicação dos dias de hoje? Como ela permite a comunicação multimídia em larga escala e a convergência das tecnologias de comunicação? Como e porque os protocolos e as arquiteturas de protocolos são utilizados para prover a comunicação fim a fim, em camadas? Como funciona a arquitetura TCP/IP? Qual o papel do protocolo IP nesta arquitetura e como funciona o endereçamento, a comutação, o roteamento e QoS (qualidade de serviço) no protocolo IP?
  • Protocolos de Comunicação – Quais são as regras para conectar computadores em rede? Para que serve o modelo OSI? Como funciona a comunicação em camadas? Quais são os principais organismos internacionais de padronização de protocolos?
  • A arquitetura de protocolos TCP/IP – Como funciona a arquitetura em camadas – física, internet,  transporte e aplicação - da arquitetura TCP/IP que suporta a Internet?
  • Protocolo IP – Como funciona a comutação por pacotes? Qual a função do protocolo IP? Como os protocolos de roteamento atualizam as tabelas de encaminhamento dos roteadores em toda a rede? Qual a evolução da versão do protocolo IPv4 para o IPv6? Quais são os outros protocolos de nível 3 que complementam o protocolo IP? Como o principal protocolo da arquitetura TCP/IP encaminha e controla pacotes?
  • Roteamento IP – Como ocorre o encaminhamento de pacotes em redes IP? Como os roteadores realizam o roteamento IP? Quais os tipos de protocolos de roteamento? Qual a diferença entre roteamento estático e dinâmico? Como funcionam os protocolos do tipo distance vector e link state? Para que serve o Default Gateway? Como a rede IP determina o caminho que os pacotes irão tomar na rede IP? Como os roteadores trocam informações de controle nas várias redes?
  • Internetworking IP. Como conectar uma rede de computador com outras redes na tecnologia IP? O que é comutação de pacotes? Como os pacotes são encaminhados na rede? Como é o endereçamento IP? O que é sumarização e plano de endereços? Como o NAT economiza endereços e aumenta a segurança das redes IP? Como o DNS traduz nomes de URLs em endereços IP?
  • QoS - Qualidade de Serviço – O que é? Quando é necessário? Quais os cenários? Quais as limitações da Internet para prover QoS? Como é implementado o QoS no IP? 

Redes Corporativas IP VPN MPLS

Porque a tecnologia MPLS – multi protocol label switching – é utilizada como núcleo de redes convergentes multimídia (voz, dados, imagem, vídeo)? Como são formadas as redes virtuais privativas, para atender as empresas? Quais são os principais ganhos, nas dimensões de gerência, economia, escalabilidade, disponibilidade, desempenho e segurança, das IP VPNs MPLS?
  • Funcionamento do MPLS. Como é a topologia e arquitetura das redes MPLS? Qual a terminologia adotada? Como funciona a comutação por labels? Como funcionam os roteadores ELSR e LSR?
  • VPN MPLS com QoS. Como implantar QoS numa rede MPLS? Porque inventariar as aplicações? Como alocar classes de serviços para os vários tipos de aplicações? Quais são os valores normalmente empregados para dimensionar a banda por tipo de aplicação?
  • VPNs MPLS – Implantação. Quais são os requisitos em termos de topologia, endereçamento, QoS, dimensionamento de banda e escolha de CPEs?
  • VPNs MPLS - Integração Voz. Quais são as alternativas de solução de voz possíveis? Como é a solução de voz convencional sobre o MPLS? Como funciona a solução IP? Como considerar os CODECs? Quais são os ganhos GEEDDS?
  • VPN MPLS – Redundância. Como a capacidade de roteamento do MPLS se diferencia na obtenção de redes com alta disponibilidade e resiliência?  Como escolher o protocolo de roteamento, se estático ou dinâmico? Como calcular a disponibilidade das IP VPNs MPLS, considerando acesso, CE e PE?

Redes de Comunicação

Quais os conceitos e terminologias das principais redes de comunicação? Qual o funcionamento básico e principais componentes? Onde agregam valor? Como são utilizadas pelas empresas e pessoas? Quais os problemas que elas resolvem?
  • Redes WAN - Como funciona a Internet? Qual o modelo de serviços utilizado na telefonia convencional? Quais são os tipos de redes wireless? Como são as redes MPLS? Como funciona a rede celular? Como funciona a telefonia IP? Como são implementadas as redes privativas virtuais?·       Rede Local (LAN) – Quais os componentes da rede local? Quais seus benefícios? Qual a arquitetura de protocolos utilizadas? Qual a vantagem do uso de switches? O Qoe é domínio de broadcast e qual sua importância? Para quye servem as VLANs?
  • Rede de Telefonia – Quais as características da rede de telefonia? Como funciona a comutação por circuito? Qual a função do padrão E1 na telefonia? Qual a função do PABX e qual a sua importância? Como funciona o Centrex? Quais os componentes de um Contact Center?
  • Telefonia e Rede inteligente – Quais os tipos de sinalização utilizadas na telefonia? Qual a utilidade da tecnologia RDSI? Qual a função da sinalização N7? Quais os benefícios dos serviços de rede inteligente? O que são VPNs e tipos de chamadas? Quais as principais interfaces de telefonia?
  • Rede Wireless – Quais são os tipos de rede wireless? Quais as tecnologias de rede PAN mais utilizadas? Qual o objetivo, componentes, padrões das WLAns. Qual o propósito do padrão WiFi? Quais os padrões mais conhecidos das WMANs?Quais as características e aplicações das WWANs.
  • Rede Celular - Como funciona? Qual a evolução? Quais as características, benefícios e evoluções da geração 3G? E da 4G?
  • Rede Metropolitana – Como as redes metropolitanas se inserem nas redes de serviços de telecomunicações? Quais os principais tipos de redes metropolitanas? Qual a arquitetura das redes Metropolitanas SDH? Qual a arquitetura das redes MetroEthernet? Quais as características das redes de acesso com rádio P2P? Quais as características das redes de última milha com fibras passivas (PON)? Quais as características das redes de última milha com MetroEthernet?
  • Redes MetroEthernet – Qual a estrutura de serviços das redes MetroEthernet? Qual a arquitetura das redes MetroEthernet? Quais as características que definem um serviços de acesso MetroEthernet? Quais são os benefícios percebidos pela rede MetroEthernet? Como é o acesso MetroEthernet comparado aos acessos TDM/SDH? Como funcionam os serviços E-line? Como funcionam os serviços E-lan e E- tree?

Soluções TIC mais frequentes

Quais os conhecimentos básicos para vender, implantar e operar as soluções de conectividade, soluções de TI, soluções de mobilidade e soluções de segurança para pequenas, médias e grandes empresas?
  • IP VPNs MPLS – O que é MPLS? Quais são os benefícios GEEDDS (gerência, economia, escalabilidade, disponibilidade, desempenho e segurança) do MPLS? Qual a topologia mais utilizada? Qual a vantagem da topologia “full mesh”? Quando a topologia Hub and Spoke é utilizada? Como são formadas as IP VPNs L3? Qual a característica principal das IP VPNs L2?
  • Cloud Computing -  O que é cloud computing? Como operam as aplicações em cloud computing? Quais as características fundamentas de cloud computing? Quais os tipos de virtualização? Como funciona a virtualização de serviços e servidores? Como funciona a virtualização de armazenagem e de rede? Como cloud influencia no ROI – Retorno do Investimento? Como o NIST descreve os modelos de implantação, serviços e atributos de serviço de cloud? Quais as características dos serviços SaaS, PaaS e IaaS? Quais as similaridades e diferenças da nuvem pública, privada e híbrida?
  • Cloud Computing Migração – Como Cloud agrega valor aos negócios? Como é gerado valor no plano tático de TI? E no plano Estratégico? Qual a diferença da gerência de cloud para a gerência tradicional de serviços de TI? Como são gerenciados os serviços SaaS, PaaS e IaaS? Como podemos descrever os estágios de evolução de cloud nas empresas? Como escolher o tipo de nuvem a ser utilizada?
  • Datacenter – O que é um datacenter? O que é um datacenter de última geração? Qual o papel das certificações no mercado de datacenters? Como o datacenter está conectado no sistema de informação e comunicação de uma empresa? Quais são as aplicações típicas do datacenter? Quais são os servidores mais frequentes em datacenters? Quais os serviços de datacenters mais frequentes nos datacenters de última geração? Quais os projetos de datacenter mais frequentes?
  • VoIP – Quais as principais características das soluções de voz sobre IP? Quais são as principais vantagens? Qual a diferença da estrutura de custos das soluções VoIp x Telefonia convencional? Como é o VoIP via wireless? O que caracteriza um serviço de VoIP convergente? Quais são as etapas para a migração para VoIP? Quais as etapas para a migração para VoIP em grandes empresas? Quais as etapas para a migração para VoIp em pequenas empresas?
  • Telefonia IP – Qual a diferença entre telefonia convencional sobre MPLS e Telefonia IP? Quais os benefícios da Telefonia IP? Quais os principais protocolos utilizados? Como funciona o protocolo H323? Como funciona o protocolo SIP?
  • Unified Communication – O que é Unified Communication? Qual a arquitetura de UC? Quais as principais funcionalidades? Como funciona a mobilidade em UC e como é percebida pelo usuário? Como o serviço de mensagens é unificado em UC? Qual os benefícios dos serviços “instant message” e informação de presença? Como funciona os serviços de colaboração e videoconferência? Quais são os passos para implementar UC nas empresas?
  • LAN Corporativa – Quais os principais objetivos de uma rede local corporativa? Porque usar uma estrutura em 5 camadas? Qual o objetivo da camada Internet, da camada core (núcleo), da camada de distribuição, da camada de acesso e da camada de datacenter? Qual a função dos Switches L2, L3 e L7?
  • WLAN – Qual a arquitetura funcional das redes Wireless LAN? Quais os tipos de “pontos de acesso”? Quais as principais funções desempenhadas pelos APs? Como funciona e quais são as vantagens da tecnologia MIMO para a diversidade de antenas? Como funciona a criptografia Wireless? O que é autenticação segura? O que é e que para que serve o WLAN controller? Como são as soluções típicas WLAN para pequenas empresas? Como são as soluções típicas WLAN para grandes empresas?
  • Mecanismos de Segurança – Como funciona o Firewall statefull, IDS - Intrusion Detection System,  IPS – Intrusion Prevention System, Filtro de Conteúdo, Criptografia, VPN Site to Site, VPN Site to Client, Antivírus gateway, UTM – Unified Threat Management.